Estômago dilatado você tem esse problema?

Está sofrendo do problema de estômago dilatado? Então confira quais são as causas, sintomas e o melhor tratamento a fazer.

O estômago dilatado não é só um problema de quem esta acima do peso, as pessoas magras também podem ter a barriga mais avantajada dando a falsa impressão de estar um pouco acima do peso. O estomago dilatado é um indicio de má digestão, acúmulo de gases e de fezes que acontece por causa de hábitos alimentares inadequados e a falta da prática de atividades físicas. Se você se identificou com este problema, confira as dicas do Mundo Mulheres para acabar de vez com o estômago dilatado.

Estômago dilatado causas

O estômago dilatado acontece porque a sobrecarga de uma alimentação inadequada leva a progressiva falência do sistema digestivo, ou seja, o organismo perde a capacidade de fazer a digestão enzimática (pâncreas) e deixa que todo o alimento ingerido passe para o intestino para sofrer a digestão fermentativa bacteriana. O problema é que a digestão bacteriana é lenta e produz uma grande quantidade de gases que acabam por dilatando o estômago e o mesmo não sendo mais capaz de voltar ao tamanho normal.

                       

As maiores causas para o estômago dilatado é a grande quantidade ingerida bebidas como chope, cerveja, refrigerante e outras bebidas que contém gás. Outro grande causador do estômago dilatado é a ingestão de líquidos nas refeições, pois está combinação faz com que o estômago aumente de tamanho, além dos líquidos diluírem as enzimas responsáveis pela quebra dos alimentos, prejudicando assim a digestão.

Mulher bebendo refrigerante

Estômago dilatado sintomas

As pessoas que sofrem com este problema têm o abdômen mais avantajado e a sensação de estômago cheio e pesado, podendo sentir dores fortes. A pessoa com o estômago dilatado também pode sofrer vômitos, sendo a maior parte expulsão de líquidos e ter os lábios e a boca seca o que faz a pessoa ser mais sedenta. Outros sintomas muito comuns de quem sofre com o estômago dilatado é a prisão de ventre, ansiedade, falta de saciedade entre outros sintomas que pode diferenciar-se de pessoa para pessoa.

Dor no estômago

Estômago dilatado tratamento

O tratamento do estômago dilatado consiste em mudanças de hábitos no seu dia a dia, em casos mais sérios o tratamento com um médico é indispensável. Confira algumas dicas de como eliminar o estômago dilatado.

Mulher com fruta na mão

Evitar bebidas com gás como chope, cerveja, refrigerantes, água com gás entre outras principalmente nas refeições.

Caso tenha o hábito de comer e beber ao mesmo tempo, comece diminuir progressivamente a quantidade de bebida que coloca no copo, até perder o hábito definitivamente.

Diminua a quantidade ingerida de pimentão, repolho, feijão, pepino, couve- flor, batata-doce e ovo, pois esses alimentados provocam uma grande quantidade de gases intestinais. O importante é também observar quais são os alimentos ingeridos que provocam mais gases em você, e tente diminui-los.

Para um bom funcionamento do intestino de preferência a alimentos ricos em fibras e beba pelo menos 1,5 L de água ao dia, fora dos horários das refeições.

Associe atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana com uma alimentação balanceada.

É importante ressaltar que para desenvolver o estômago dilatado existem outras causas, como a má postura, doenças mais sérias entre outros fatores que não estão relacionados diretamente a alimentação, portanto, procurar um especialista sempre nos auxilia na identificação das causas e podem nos orientar quanto a um tratamento mais saudável e específico ao problema.

Saiba mais sobre problemas no estômago

7 votos





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Olá! Tenho não so o etômago dilatado,mas o abdômem bem grande.Nos últimos dois anos tem piorado.Mesmo emagrecendo,ele continua dilatado.Sofro de Glomerulonefrite crônica.Seráque tem algo haver?

    Rosana o
    25/02/14 às 12:14 am