Escova progressiva faz mal a saúde?

Escova progressiva faz mal a saúde?

A verdade é que a maioria das mulheres nunca estão satisfeitas com seus cabelos e juntando a correria do dia a dia, com tantos compromissos, muitas vem aderindo a praticidade dos cabelos lisos adquiridos muitas vezes através das escovas progressivas, conhecidas também como definitivas. São tantas opções que muitas vezes não sabemos por qual optar, é escova de chocolate, marroquina, indiana, de açúcar, madame liss, perfect liss, entre outras que prometem alisar definitivamente as madeixas , revoltadas ou não.
A maioria delas conseguem realmente o efeito esperado, mantendo o cabelo liso por alguns meses, sendo necessário refazer o procedimento de períodos em períodos e, o perigo mora justamente aí, pois muitas desconhecem os perigos e complicações causadas pelas substâncias fortíssimas utilizadas nesse procedimento, algumas substâncias utilizadas de forma ilegal que são misturadas as composições originais a fim de atingir um resultado mais eficaz.
A maioria dessas escovas são compostas pelo formol, um líquido muito usado como preservativo, desinfetante e anti-séptico, muito conhecido por embalsamar cadáveres, que chegou a ser proibido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e, apesar dessa proibição muitos salões ainda a utilizam, mesmo de forma ilegal.
Outro produto, também muito perigoso, que é utilizado na composição das escovas progressivas é o GLUTARAL, trata-se de uma substância 10 vezes mais forte que o formol, uma substância fortíssima e perigosa que pode causar queimaduras no couro cabeludo, ardência nos olhos, coceira, queimaduras no pulmão devido a inalação, que pode levar a óbito, segundo alguns dermatologistas as escovas quando fora dos procedimentos normais, feita por profissionais incapacitados, podem causar queda de cabelo, alteração na estrutura dos fios e queimaduras no couro cabeludo que podem ser irreversíveis levando a queda total dos fios.
Segundo alguns especialistas as escovas definitiva quando feitas dentro dos procedimentos legais, utilizando dos produtos químicos dentro da quantidade permitida pela ANVISA, com a finalidade de se obter apenas a conservação dos fios, não acarreta danos a saúde.
Em todos os casos a informação é o mais importante, estar consciente dos perigos e riscos que esse procedimento envolve é fundamental e, se mesmo assim desejar alisar as madeixas segue aqui alguns cuidados que você poderá observar antes da aplicação do produto a fim de se prevenir.
Procure sempre por um profissional capacitado e habilitado, nunca sirva de “cobaia” aqueles que nunca realizaram esse procedimento antes.
Confira a embalagem do produto, veja se consta no rótulo o registro da ANVISA e peça ao cabeleireiro para que o prepare em sua frente.
Faça antes o teste da mexa, pois mesmo o produto sendo autorizado, pode não se adaptar ao fio do seu cabelo e suspenda a aplicação do produto imediatamente caso observe alguns destes sinais, como coceira, ardor, irritação nos olhos, falta de ar, tosse, rouquidão, retire o produto e procure um médico.
Seguindo esses cuidados, respeitando a textura dos fios com o auxílio de um profissional capacitado é possível ter cabelos super lisos, iguais aos que vemos nos comerciais de shampoo.

         
0 voto



Josi
11/06/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. É legalzinho.

    nina
    14/02/14 às 9:21 am
  2. gostaria de saber se progressiva faz mal por que eu fiz em uma colega minha e quando foi no outro dia eu amanheci tonta com um pouco de dor de cabeça.

    juliana
    20/06/11 às 2:37 pm