Entenda a fertilidade feminina

A fertilidade feminina nada mais é que a capacidade da mulher de gerar outro ser dentro do útero em determinada fase da vida.

Fertilidade Feminina entenda

A fertilidade feminina nada mais é do que a capacidade da mulher de gerar outra vida em seu útero. O problema é que essa fertilidade pode ser afetada por diversos fatores como a idade, problemas físicos e psicológicos, hereditariedade, alimentação, obesidade, sedentarismo, doenças entre outros problemas que impedem que a mulher possa um dia engravidar.

Mesmo a fertilidade sendo um problema muito presente em grande parte do público feminino de todo o mundo e sendo muito discutido nos últimos tempos, é normal que ainda muitas não saibam ou mesmo não entendam sobre este problema. Entenda mais sobre o que é a fertilidade feminina, quais as causas, consequência que pode trazer para a saúde da mulher e como evita-la.

Fertilidade feminina X idade

A fertilidade feminina tem início por volta dos 12 anos de idade, com o passar do tempo vai diminuindo até cessar completamente dando início a menopausa que acontece por volta dos 50 anos, ou antes, se caracterizando por menopausa precoce. Conforme a mulher vai envelhecendo fatores ligados à fertilidade como a reserva ovariana que são os números de folículos (óvulos) diminui, dificultando a gravidez.

O endométrio que é o revestimento interno do útero vai ficando mais fino e menos apropriado para a implantação do óvulo fecundado. A secreção vaginal que é o muco encontrado no colo do útero pode ficar menos líquido e inapropriado a passagem dos espermatozoides.

Os ciclos menstruais vão ficando mais irregulares e curtos, desfavorecendo a fecundação do espermatozoide em um óvulo. Todos esses fatores citados tendem a diminuir com o tempo, dificultando uma gravidez natural, por isso especialistas de todo o mundo recomendam que a idade certa para uma gravidez saudável e natural é entre os 20 e 30 anos.

Mulher com exame de gravidez

Como aumentar a fertilidade feminina

Para começar a aumentar a fertilidade feminina alguns hábitos saudáveis devem ser adotados como fazer uma alimentação balanceada e rica em vitamina B6, E, Zinco, Bioflavonoides, Ferro, ácido fólico e proteína vegetal. Praticar exercícios físicos, pois é capaz de atrasar o envelhecimento precoce e aumentar as chances de uma gravidez.

Mais sobre Entenda a fertilidade feminina

Mas, mesmo com uma vida saudável e ainda com dificuldades para engravidar recomendamos a que a mulher procure a orientação de um médico, pois o mesmo poderá lhe indicar a inseminação artificial que é um procedimento simples e indolor, mas pode custar de 700 a 4.000 mil reais.

A fertilização in vitro que é quando o médico induz a ovulação com injeções de medicamentos. Essa é uma técnica complexa com o valor podendo chagar a 14.000 mil, mas as chances da mulher engravidar são bem maiores que os demais procedimentos..

Casal no médico

A mulher que tenta engravidar por mais de um ano sem sucesso, deve marcar consulta com um ginecologista. A tentativa para engravidar deve ser sem que a mulher use anticoncepcional ou qualquer outra forma de prevenção. Vale lembrar o que homem também deve acompanhar a mulher no médico e também realizar todos os exames pedidos pelo médico, pois os homens também tem sua fertilidade comprometida com o passar do tempo.

Saiba mais sobre a fertilidade feminina



Mais informações por email.

Comentar sobre Entenda a fertilidade feminina

Destaque

Saiba como combinar a lua de mel com a personalidade do casal

Saiba como combinar a lua de mel com a personalidade do casal