Engravidar com segurança após a idade

Para as mulheres que querem engravidar mais tarde é importante fazer todo o acompanhamento redobrado, pois os riscos são maiores.

gestante

O maior sonho de uma mulher é engravidar e constituir uma família, mas o problema é que atualmente as mulheres estão adiando cada vez mais o sonho de ser mãe e quando decidem engravidar às vezes já passaram da hora e os seus ovários não conseguem mais ovular e o seu útero não consegue segurar uma gravidez. O adiamento da gestação está se tornando cada vez mais comum entre as mulheres atuais, além de terem diminuídos o número de filhos, cerca de dois para cada casal, as mulheres estão tentando engravidar quando chegam aos 30 até os 40 anos de idade. São vários fatores que fazem com que as novas mulheres tomem essa decisão de terem filhos mais velhas, dentre eles estão a estabilidade financeira, incerteza de que se realmente estão prontas para serem mães, a vida profissional a cima de tudo entre outros.

                       

Porém, a partir dos 30 anos de idade a capacidade reprodutiva é modificada e com isso poderá ocorrer várias conseqüências e uma delas é até mesmo não conseguir ter o tão sonhado filho. A queda da fertilidade começa desde a primeira menstruação e a chance de engravidar quando chegamos a uma idade avançada é de apenas 20% e 5% das acima de 40 anos. O útero feminino não consegue segurar a gravidez e com isso pode ocorrer a perda do bebê ou mesmo nem conseguir engravidar.

Há diversos problemas que fazem com que as mulheres não consigam engravidar como mudanças na função ovariana, alterações na liberação dos óvulos, condições médicas e outras. Mulheres com mais idade também pode apresentar problemas ginecológicos como endometriose e infecções pélvicas que diminuem ainda mais a fertilidade feminina. Do mesmo jeito que nós vamos envelhecendo os nossos órgãos também vão e com ele os nossos óvulos também vão envelhecendo e se tornam incapazes de serem fertilizados.

E depois de certa idade a mulher corre o risco de ter uma criança com Síndrome de Down. Se a mulher está disposta a engravidar é necessário iniciar uma suplementação com ácido fólico seis meses antes de engravidar para evitar a malformação do feto, pois assim garantirá uma boa formação da medula espinhal e do tubo neural do bebê. Após, os 35 anos os cuidados em uma gravidez devem ser redobrados, então é necessário um pré-natal com um acompanhamento médico adequado.

A mulher necessita estar o mais saudável possível, pois assim os nove meses poderão ser tranqüilos. O primeiro passo é colocar a carteira de vacinação em dia três vezes antes de engravidar, proteger-se contra a rubéola, catapora, hepatite A e B, caxumba e sarampo, fazer os testes de hepatite B e C e também do vírus HIV. Mulheres que possuem hipotireoidismo, pressão alta e diabetes precisam de uma atenção especial e um médico para acompanhar a gravidez. Quando a gravidez acontece quando a mulher é mais madura ela possui um equilibro emocional maior para criar o filho e também aceitar a gravidez e com isso o estresse e a depressão diminui.

1 voto



Fran
24/07/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook