É possível engravidar na menopausa?

Todas as mulheres um dia entrarão na menopausa, algumas precocemente. Mas, será que é possível engravidar durante esse período?

Gravidez e menopausa 1

Caracterizada por ondas de calor e menstruações irregulares, o climatério é o período de aproximadamente 2 anos que antecede o fim da fase reprodutiva da mulher, conhecida como menopausa. Não existe idade para se entrar no climatério, porém mulheres que entram antes dos 40 anos são consideradas precoces. Durante o climatério existe a possibilidade de uma gravidez natural, porém quando a mulher entra na menopausa não é mais possível engravidar naturalmente. Existe a possibilidade de uma gravidez pós-climatério com tratamentos adequados.

Quando uma mulher entra na menopausa, ela não menstrua e nem ovula, porém o útero ainda pode receber uma gestação. Em uma gravidez assistida é utilizado os óvulos de uma doadora. É possível também o congelamento do embrião ou dos óvulos para uma futura gravidez.

Os riscos de uma gravidez na menopausa

Há vários riscos em uma gravidez durante a menopausa. É aconselhável um tratamento hormonal para a preparação do útero. Durante a gestação podem ocorrer variações cardíacas, assim uma avaliação é recomendada. Mulheres hipertensas e diabéticas precisam avaliar cuidadosamente a possibilidade, pois problemas de saúde já presentes podem acarretar em problemas na gravidez ou um parto prematuro.

Com os pais em uma idade avançada, existe também a possibilidade dessa criança ficar órfã muito cedo. Esse é um risco que deve ser pensando pelo bem da criança. As chances de uma criança nascer com síndrome de down, são maiores em mulheres com mais de 40 anos.

Os cuidados com a gravidez na menopausa

É preciso estar alerta à saúde da futura mamãe, pois podem ocorrer o aumento da pressão arterial e variações cardíacas. Como em uma gravidez com uma mulher no período fértil, também é preciso ter um acompanhamento médico. O pré-natal é importante para saber da saúde do bebê.

É importante salientar que os vícios fazem mal para a mamãe e para o bebê. Com cuidados como uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos e repouso adequados, a gravidez acontece sem problemas e os pais podem curtir esse momento especial sem preocupações durante essa fase.

Comendo salada

Mais sobre É possível engravidar na menopausa?

A menopausa precoce impossibilita a gravidez?

 

A menopausa precoce pode ocorrer em mulheres vítimas de câncer que se submeteram a tratamentos como a quimioterapia ou a radioterapia. Quando acontece sem uma causa aparente, é conhecido como Falência Ovariana Prematura (FOP), que pode ter causas genéticas ou de doenças autoimunes. Mulheres fumantes podem ter os ovários prejudicados precocemente.

A menopausa precoce diminui as chances de uma gravidez natural para 10%, nesses casos o método mais utilizado é a fertilização in vitro.

Cerca de 1% a 3% das mulheres tem chance de terem uma menopausa precoce, porém as chances de uma gravidez natural ou através de tratamentos são as mesmas das mulheres que entraram em uma menopausa tardia.

Saiba mais sobre menopausa




Ananda
09/10/13

Mais informações por email.

Comentar sobre É possível engravidar na menopausa?

Destaque

Saiba como combinar a lua de mel com a personalidade do casal

Saiba como combinar a lua de mel com a personalidade do casal