É possível engravidar durante a menstruação?

Embora tecnicamente seja raro engravidar durante a menstruação, em mulheres de ciclo menstrual irregular isso pode ser possível. Veja como.

Mulher com exame de gravidezPor mais que se estude o universo feminino e que se quebrem muitos mitos, não é possível sanar todas as dúvidas que rondam a mente das mulheres. A menstruação, por exemplo, é fato natural e corriqueiro em nossa vida, mas até hoje desperta dúvidas, principalmente quando ligada a questões sexuais e as possibilidades de engravidar. Uma das dúvidas que atormentam a muitas mulheres diz respeito a engravidar durante a menstruação, se é possível ou não. E  para essa dúvida, vamos logo respondendo: embora algumas acreditem que sim, que seja possível engravidar, os médicos afirmam que não.

Tecnicamente falando, é impossível engravidar durante a menstruação, mas existem relatos de mulheres que afirmam categoricamente que engravidaram justamente nesse período, portanto para sanar de vez com as dúvidas, o Mundo Mulheres foi pesquisar mais a respeito do assunto.

                       

Posso engravidar durante menstruação?

dúvida copy

Em mulheres de ciclo menstrual irregular, com imprevisão para cálculo de período fértil, é possível engravidar não durante a menstruação propriamente dita, mas pouquíssimos dias após o fim dela. Quando o ciclo menstrual é muito curto ou muito longo, a ovulação ocorre poucos dias após o fim da menstruação, e como o espermatozoide pode viver de 3 a 7 dias no aparelho reprodutor feminino, é possível o espermatozoide fecundar o óvulo quando este surgir.

E neste momento que muitas mulheres acreditam que tenham engravidado durante a menstruação, quando na verdade não foi durante a menstruação. As chances de engravidar em poucos dias após a menstruação são maiores em adolescentes, pois a ovulação em mulheres muito novas não acontece de forma regular.

É possível engravidar na menstruação tomando anticoncepcional?

Algumas mulheres optam por tomar a pílula anticoncepcional de forma contínua, sem pausa, outras já fazem uma interrupção. Mas a menstruação de quem toma pílula é na verdade resultado de uma privação hormonal, diferente da menstruação normal. Quem faz uso de anticoncepcionais tem um fluxo menos intenso e menstrua por poucos dias, assim como sente menos cólica.

A pílula anticoncepcional inibe o período fértil, portanto, quem faz uso corretamente da pílula não corre o risco de uma possível gravidez, mesmo durante a pausa da menstruação. Como a mulher não ovula, não há fecundação e, dessa forma, não é possível engravidar. Porém é preciso tomar a pílula corretamente, diariamente e sempre no mesmo horário para garantir eficácia.

Ao fazer uso de outros medicamentos, sempre comunique o seu médico, uma vez que algumas substâncias podem anular o efeito do contraceptivo, tornando possíveis as chance de engravidar, mesmo tomando anticoncepcional.

Saiba mais sobre gravidez e menstruação

10 votos


Josi
08/10/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook