É comum ter dor durante a gravidez?

Durante a gravidez é normal sentir algumas dores e desconfortos, saiba o que é comum e quando a dor pode ser algo mais grave.

A gravidez sempre é um momento especial que traz grandes transformações tanto físicas quanto psicológicas na vida da mulher. Também é um momento que costuma gerar muitas dúvidas e inquietações, comuns principalmente nas mamães de primeira viagem. Para que você não se surpreenda com tantas transformações que virão, hoje trataremos de algumas dores que podem ser sentidas durante a gravidez, quando elas são consideradas normais e quando a dor pode ser indício de algo mais sério.

A dor na gravidez pode variar de mulher para mulher, sendo assim, não são todas as mamães que podem sentir algum tipo de dor na gravidez, porém é comum da gestação alguns desconfortos, dos mais leves aos mais chatinhos, vejamos.

                       

Sentir dor durante a gravidez é normal?

Alguns incômodos decorrentes da gravidez são comuns e não há como evitá-los, visto que o corpo da mulher está abrigando um ser que está no início de seu desenvolvimento. Portanto, é comum o desconforto sentido pelo aumento de peso e todo o preparo do corpo para acomodar o bebê.

A dor pélvica é bastante comum e poderá ser sentida durante quase toda a gravidez e isso ocorre devido ao enrijecimento do útero, sua intensidade e localização podem variar de acordo com a evolução da gravidez, porém é mais sentida no último mês de gestação quando o bebê inicia a descida para parte inferior da bacia.

A campeã de reclamação comum entre as gestantes é a dor lombar, proveniente do peso da barriga, dor na virilha também é normal e surge na 26ª semana devido ao peso do feto, mais o líquido amniótico e da placenta, que juntos comprimem músculos, vasos e nervos, fazendo uma sobrecarga na região da pelve. As cólicas, embora normais da gravidez devem sempre ser relatadas ao médico, principalmente no final da gravidez. Muitas mulheres relatam sentir dor nas articulações, muito comum, devido ao acúmulo de líquidos nas articulações.

Sentir dor nas pernas também é normal e bastante comum devido à sobrecarga que o corpo está vivenciando com a gravidez. Essa sobrecarga atinge principalmente o sistema cardiovascular, que responde em forma de dor e inchaço, pois a circulação sanguínea fica mais lenta. Outra dor comum da gravidez é a dor de estômago, pois a cada dia que o bebê cresce mais espaço ele consome dentro de você, portanto é comum a sensação de estômago apertado, também é comum às mamães sentirem mais azia e refluxo, pois devido à gravidez o sistema digestivo fica mais lento.

Dores nos primeiros meses de gravidez é normal?

Como alguns órgãos que vão se comprimindo ao longo da gestação, é normal e bastante comum sentir dor abdominal e  cólicas leves no início da gravidez, visto que o embrião está se prendendo à parede do útero, já no segundo trimestre podem ser percebidas dor na barriga ou algumas “pontadas” em um dos lados, também comum da gestação que está evoluindo.

gravidez15 copy

Algumas outras dores podem ser observadas, como a dor nos seios, que é comum surgir nas primeiras semanas da gravidez, pois as mamas estão aumentando de tamanho, ainda nos seios pode ser observado o escurecimento do mamilo e das auréolas. No terceiro trimestre, é comum que apareçam alguma contrações, algumas mulheres nem sentem, outras sentem como um aperto nos músculos do útero.

Nas últimas semanas alguns incômodos e dores costumam se intensificar pelo avanço da gravidez, como a cólica que é comum nessa fase, um dos principais indícios que o trabalho de parto se aproxima.

Dores que não são normais na gravidez

Caso note um inchaço anormal, localizado principalmente no rosto e nas mãos, o médico deverá ser comunicado, assim como um súbito inchaço nas pernas com área quente ao toque. Embora algumas dores sejam consideradas normais, uma dor severa e intensa em qualquer parte do corpo não é comum, sendo sinal de alerta, sobretudo se for uma dor aguda e forte no abdômen ou no ombro esquerdo.

gravidez16

Dor de cabeça muito intensa também deve ser relata ao médico e a qualquer sinal de sangramento o médico deverá ser comunicado imediatamente, assim como visão turva, desmaios, prurido intenso, principalmente acompanhado de fezes claras e urina escura, alto indício de hepatite, já a coceira intensa na sola dos pés ou palma das mãos que se tornam insuportáveis à noite, podem indicar problemas no fígado. Toda queda ou pancada na barriga também deve ser relatada ao médico.

Embora algumas dores possam causar preocupação, vale ressaltar que a maioria das gestações ocorre sem problemas, porém caso note algo errado ou algum tipo de dor constante e intensa, vale a pena falar com seu médico para uma maior tranquilidade, sua e do bebê.

Mais informações sobre gravidez

16 votos


Josi
07/10/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Minha mestruacao esta atrasada a 1mese8 dias e estou sentindo muito colica

    maria natalia
    22/01/14 às 1:47 pm