É comum ter dor durante a gravidez?

Durante a gravidez é normal sentir algumas dores e desconfortos, saiba o que é comum e quando a dor pode ser algo mais grave.

Mulher grávida deiatada segurando barrigaA gravidez sempre é um momento especial que traz grandes transformações tanto físicas quanto psicológicas na vida da mulher. Também é um momento que costuma gerar muitas dúvidas e inquietações, comuns principalmente nas mamães de primeira viagem. Para que você não se surpreenda com tantas transformações que virão, hoje trataremos de algumas dores que podem ser sentidas durante a gravidez, quando elas são consideradas normais e quando a dor pode ser indício de algo mais sério.

A dor na gravidez pode variar de mulher para mulher, sendo assim, não são todas as mamães que podem sentir algum tipo de dor na gravidez, porém é comum da gestação alguns desconfortos, dos mais leves aos mais chatinhos, vejamos.

         

Sentir dor durante a gravidez é normal?

Alguns incômodos decorrentes da gravidez são comuns e não há como evitá-los, visto que o corpo da mulher está abrigando um ser que está no início de seu desenvolvimento. Portanto, é comum o desconforto sentido pelo aumento de peso e todo o preparo do corpo para acomodar o bebê.

A dor pélvica é bastante comum e poderá ser sentida durante quase toda a gravidez e isso ocorre devido ao enrijecimento do útero, sua intensidade e localização podem variar de acordo com a evolução da gravidez, porém é mais sentida no último mês de gestação quando o bebê inicia a descida para parte inferior da bacia.

Gestante

A campeã de reclamação comum entre as gestantes é a dor lombar, proveniente do peso da barriga, dor na virilha também é normal e surge na 26ª semana devido ao peso do feto, mais o líquido amniótico e da placenta, que juntos comprimem músculos, vasos e nervos, fazendo uma sobrecarga na região da pelve. As cólicas, embora normais da gravidez devem sempre ser relatadas ao médico, principalmente no final da gravidez. Muitas mulheres relatam sentir dor nas articulações, muito comum, devido ao acúmulo de líquidos nas articulações.

Sentir dor nas pernas também é normal e bastante comum devido à sobrecarga que o corpo está vivenciando com a gravidez. Essa sobrecarga atinge principalmente o sistema cardiovascular, que responde em forma de dor e inchaço, pois a circulação sanguínea fica mais lenta. Outra dor comum da gravidez é a dor de estômago, pois a cada dia que o bebê cresce mais espaço ele consome dentro de você, portanto é comum a sensação de estômago apertado, também é comum às mamães sentirem mais azia e refluxo, pois devido à gravidez o sistema digestivo fica mais lento.

Dores nos primeiros meses de gravidez é normal?

Como alguns órgãos que vão se comprimindo ao longo da gestação, é normal e bastante comum sentir dor abdominal e  cólicas leves no início da gravidez, visto que o embrião está se prendendo à parede do útero, já no segundo trimestre podem ser percebidas dor na barriga ou algumas “pontadas” em um dos lados, também comum da gestação que está evoluindo.

Mulher grávida com dor nas costas

Algumas outras dores podem ser observadas, como a dor nos seios, que é comum surgir nas primeiras semanas da gravidez, pois as mamas estão aumentando de tamanho, ainda nos seios pode ser observado o escurecimento do mamilo e das auréolas. No terceiro trimestre, é comum que apareçam alguma contrações, algumas mulheres nem sentem, outras sentem como um aperto nos músculos do útero.

Nas últimas semanas alguns incômodos e dores costumam se intensificar pelo avanço da gravidez, como a cólica que é comum nessa fase, um dos principais indícios que o trabalho de parto se aproxima.

Dores que não são normais na gravidez

Caso note um inchaço anormal, localizado principalmente no rosto e nas mãos, o médico deverá ser comunicado, assim como um súbito inchaço nas pernas com área quente ao toque. Embora algumas dores sejam consideradas normais, uma dor severa e intensa em qualquer parte do corpo não é comum, sendo sinal de alerta, sobretudo se for uma dor aguda e forte no abdômen ou no ombro esquerdo.

Gestante fazendo ultrassom

Dor de cabeça muito intensa também deve ser relata ao médico e a qualquer sinal de sangramento o médico deverá ser comunicado imediatamente, assim como visão turva, desmaios, prurido intenso, principalmente acompanhado de fezes claras e urina escura, alto indício de hepatite, já a coceira intensa na sola dos pés ou palma das mãos que se tornam insuportáveis à noite, podem indicar problemas no fígado. Toda queda ou pancada na barriga também deve ser relatada ao médico.

Embora algumas dores possam causar preocupação, vale ressaltar que a maioria das gestações ocorre sem problemas, porém caso note algo errado ou algum tipo de dor constante e intensa, vale a pena falar com seu médico para uma maior tranquilidade, sua e do bebê.

Não deixe de conferir o vídeo do canal Mundo Mulheres no Youtube para saber ainda mais se é comum ter durante a gravidez.

É COMUM TER DOR DURANTE A GRAVIDEZ?

Mais informações sobre gravidez

1 voto



Josi
07/10/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Minha mestruacao esta atrasada a 1mese8 dias e estou sentindo muito colica

    maria natalia
    22/01/14 às 1:47 pm
  2. Estou sentindo fortes dores no ombro esquerdo que não consigo nem amarrar o meu próprio cabelo oq pode ser?

    Eva vieira
    02/12/13 às 10:36 am
  3. olá estou gravida de 26 semanas e gostaria de saber se é normal sentir uma forte dor continua por baixo e na virilha a ponto de andar arrastando pois só de levantar a perna sinto a forte dor só de um lado desde já agradeço Obrigada

    Camila
    08/11/13 às 11:19 am
  4. ola meu nome e thais estou gravida de cincomeses e tenho sentido dors fort do lado direito da barriga as vezes e dificil ate andar oque devo fazer ….ja fui ao medico passam uns remedios so que depois a dor volta

    thais
    10/10/13 às 3:59 pm
  5. OLA Meu nome e juliana estou gravida de 5 meses e sinto muita dor na coluna e nas perna, e normal

    juliana
    02/10/13 às 9:24 am
  6. estou gravida de 12 semanas e sinto dores leves de vez em quando, e normal???

    anny
    23/08/13 às 5:02 pm
  7. Olá Raionice,

    Os vômitos e as dores de cabeça são sintomas bem comuns no início da gravidez, mas em alguns casos os sintomas podem ficar durante toda a gestação. Recomendamos que você converse com seu médico, para que o mesmo tire suas dúvidas.

    Mundo Mulheres
    07/08/13 às 10:42 am
  8. Olá Dielle,

    O mais importante neste momento é que você converse com o seu médico e exponha todas as suas dúvidas, pois somente ele saberá avaliar o seu caso.

    Mundo Mulheres
    07/08/13 às 10:34 am
  9. ola
    meu nome é raionice ; estou com sete meses,pra ser mais clara,dia primeiro de agosto,faço oito meses,mas estou preocupada,pois tenho sentido muita dor de cabeça e ansia de vomito,áliais,tenho vomitdao bastante…me ajudem,me falem se isso é norma,l por favor!!!!!

    raionice
    25/07/13 às 4:13 pm
  10. bom dia gente eu estou gravida de 6 meses e 2 semanas e ando sentindo umas dores que so se sente no final do parto estou morrendo de medo do bebe nascer antes do tempo pois alguns meses atraz me assustei ja estando gravida e minha presao estava muito elevada ai o infermeiro que me adendeu disso que por conta disso eu poderia ter um parto prematuro isso pode ser verdade vcs podem me ajudar a tirar essa duvida

    dielle
    24/07/13 às 8:51 am
  11. Olá Juliana,

    Com o avanço da gravidez a relação sexual pode tornar-se desagradável por diversos fatores, o crescimento da barriga, a fadiga que retorna no terceiro trimestre, secura vaginal, entre outros.
    A dor não é normal, por isso é imprescindível que relate o caso ao seu ginecologista, para que este possa orientá-la melhor quanto ao caso. Relações sexuais dolorosas com coceira ou ardor ao urinar podem ser um sinal de infecção.

    Mundo Mulheres
    22/07/13 às 8:40 am
  12. estou gravida de 8mes e tenho mta dor quando tenho relaçao nao doi na hora mais sim depois é uma dor insuportavel pareçe que o nene vai nasce de parto normal issu é comum ou devo procurar meu ginecologista?
    poorafvor me respondem tenho mto medo

    juliana
    19/07/13 às 10:57 am
  13. Olá Manuella,

    Algumas dores são consideradas comuns durante a gestação, como a dor pélvica que ocorre devido ao enrijecimento do útero e algumas contrações, que podem surgir no terceiro trimestre devido ao aperto nos músculos do útero, mas é importante você relatar ao seu médico qualquer dor observada durante a gravidez, somente ele poderá avaliar e afirmar com certeza se é uma dor comum ou não.

    Mundo Mulheres
    25/06/13 às 10:57 am
  14. Boa noite,
    Estou gravida de sete meses, gostaria de
    Saber se e normal sentir uma pintada bem
    Fina no pe da barriga , e tambem a barriga
    Toda dolorida.

    Manuella Gusmão
    24/06/13 às 8:50 pm
  15. oi eu me chamo Bruna estou no comeco da gravida e estou com medo porquê estou sentido varias dores na barriga e ja falei com o meu medico e ele me receito o medicamento buscopam mais quando eu tommo mesmo assim não passa a dor gostaria de saber o q eu devo fazer vcs poderia me dizer

    Bruna
    24/03/13 às 11:44 am
  16. quando eu pra cama por que mi da muita moleza no corpo, ai começa a dor de coluna essa noite dormi muito mal. Agora é normal tudo bem tenho que acostumar..

    flavia
    26/02/13 às 1:37 pm
  17. Sinto muitas dores nas costas e na barriga, minha barriga cresceu alguns centimetros, mas eu ainda não tive coragem de fazer o exame para saber se estou gravida. Estou tendo sangramentos’ como posso saber se estou gravida sem fazer o exame de sangue?

    Cris
    10/10/12 às 1:17 pm
  18. Oi estou gravida de 14 semanas e estou sentindo muita dor de um lado só da barriga e umas pontadas no pé da barriga que começa de vagar e vai aumentando esta dor ocorre mais durante a noite e logo que acordo! isso e normal?o porque ocorre estas dores?estou no aguardo de uma ajuda…

    mayara
    05/09/12 às 7:49 pm
  19. sim é mto normal eu tb tinha mtas dores nas costas no inicio da mha gestaçao

    rosana
    15/08/12 às 6:33 pm
  20. pelo q sei o cheiro forte nao é normal mas a dor na barriga acho q sim pois tb tenho estou com 27 semanas e de gemeos.bjssss

    rosana
    15/08/12 às 6:32 pm
  21. querida fazer fachina gravida nao jamaisss lavar roupa pior pesa pra seu marido pagar a alguem pra fazer pq seu bebe nao merece trabalha tanto descanse nada de fachina nem roupas isso agora e carta fora do baralho pra vc
    olha eu estou de 10 semanas e deis do começo da gravides nao faço nada em casa so passo o pano e com ajuda do meu marido nada a ver vc ta fazendo fachina que isso.

    bruna
    04/08/12 às 8:15 am
  22. Olá, estou gravida de 9 semanas, e estou sentindo muita dor nas costas, isso é normal.

    Patricia
    01/08/12 às 4:23 pm
  23. estou gravida de 5 meses e sinto muita dor e tenho corrimento com cheiro forte e normal sinto dor na barrica embaixo frequentimente

    daiane
    24/07/12 às 9:57 pm
  24. estou com 6meses de gravideis etou sentido maitas dores na mao e e no meu dedos fui para emegecia o medico mirdice que normal e da gravideiz

    vani
    03/07/12 às 4:37 pm
  25. Estou com 24 semanas de gestação,o meu bebe mexe mais na parte de baixo do umbigo,gostaria de saber se é normal…jucimara…bjus

    jucimara
    13/06/12 às 10:27 pm
  26. estou com 17 semanas e 3 dias de gestação venho sentindo umas dores terrivel no abdomem e embaixo das costela chega me dar ate vomito e muito gases vou no medico eles não me passa remedio para gases mas não me servem para nada,as vezes tenho ate febre ,com o nenem esta tudo bem então me manda para casa sem nem uma resposta. qd faço algun esforço fisico tipo lavar roupa fazer fachina fico ainda pior.sera q vou ter q ficar de repolso ate o final da gestação.o devo fazer me ajudem por favor.desde ja obrigado

    elizangela
    21/03/12 às 11:27 am
  27. oi, gostaria de saber se é normal as dores no início da gestação, pois eu estou sentindo uma dorzinha que me incomoda um pouco as vezes na barriga as vezes perto do utero…
    É normal???

    mile
    31/10/11 às 5:39 pm
  28. Ola estou com quase 6 meses de gravidez e quase toda noite tenho sentido uma dor que alguns chamam de dor de viado ou dor desviada, e nao sei porque isso esta ocorrendo…alguem pode me dar informacoes, quero saber se isso e normal e porque isso ocorre.

    Rosi
    19/09/11 às 7:29 pm
  29. oi estou gravida de 20 semanas estou sentindo dor pelvica ou seja dor por de baixo isso e normal ou e presciso procurar um medico aguardo uma resposta…

    Daiane
    22/08/11 às 3:34 pm
  30. oi estou com quatro mese de gravides e cinto muiuta
    dor pelvica chega prende minhas pernas eu falei cm minha medica e ela me falou que ocorre devido ao crecimento do feto
    é normal???

    rose
    26/04/11 às 3:11 pm
  31. ESTOU GRAVIDA DE 8 MESES E NAO AGUENTO MAS SENTIR DOR QUANDO VOU DORMIR
    E UMA DOR HORRIVEL E DESCONFORTAVEL SERA QUE DEVO IR LOGO PARA O MEDICO.

    stephany
    02/04/11 às 4:36 pm
  32. Oi, Gostaria de saber se e normal sentir dores pelvicas na 18 semana de gestacao… sinto como se a minha vagina estivesse “dilatando”… e nao estou vazendo nenhum tipo de esforco fisico e nem trabalhando…
    O problema para mim ainda e um pouco maior pois estou morando na Nova Zelandia e aqui o acesso a medicos e muito restrito, por falta de profissionais…
    Ate agora nao comecei a fezer o meu pre-natal pois aqui exigem que se faca esse tipo de consulta com “parteiras” e nao com obstetras…
    Estou aterrorizada com isso tambem, pois todos os partos de mulheres brasileiras aqui sempre dao algum tipo de problema, pois a nao ser que voce esteja praticamente “morrendo”, voce e atendida por uma “parteira” e nao por um medico “obstetra”…
    :(

    barbara
    02/08/10 às 7:53 am

X
Curta a página