Dúvidas sobre o anticoncepcional

É comum ainda nos dias de hoje muitas mulheres terem dúvidas em relação às pílulas anticoncepcionais. Tire já as suas dúvidas.

Mulher com dúvida 4

O anticoncepcional é o método contraceptivo mais utilizado pelas mulheres, pois sua eficácia chega a 99% quando utilizado de forma correta. Apesar da “pílula”, como é popularmente conhecida ser bastante antiga, ainda gera muitas dúvidas, principalmente em adolescentes que estão começando a fazer seu uso, é importante ressaltar que não devemos iniciar o uso do anticoncepcional com recomendações de terceiros, pois o que faz bem para sua amiga pode não ser bom para você, por isso o ideal é consultar um ginecologista , pois somente ele poderá indicar o melhor método contraceptivo para cada caso.

                       

Como informação nunca é demais, neste artigo trataremos de algumas dúvidas específicas sobre o anticoncepcional, para eventuais dúvidas não sanadas.

Como a pílula anticoncepcional age no organismo

A pílula anticoncepcional é um comprimido que tem em sua base uma combinação de hormônios sintéticos como o estrogênio e a progesterona que tem por finalidade inibir a ovulação. É um remédio que deve ser tomado todos os dias, e ao final da cartela tem uma pausa de 7 dias para então recomeçar uma nova cartela.

A pílula anticoncepcional age de diferentes formas no organismo da mulher entre eles impedindo a ovulação, impedindo a dilatação do colo do útero e evitando que o útero tenha as devidas condições de abrigar e desenvolver um óvulo.

Como funciona a pausa da pílula anticoncepcional

Existem duas formas de ação da pílula anticoncepcional no organismo. A primeira é o uso continuo da pílula, ou seja, é administrada uma ao dia de preferência no mesmo horário todos os dias, sem pausa entre as cartelas. Já a segunda forma é a pílula normal, ou seja, a pílula deve ser administrada todos os dias no mesmo horário até o final da cartela. depois fazer uma pausa de 7 dias para etão poder iniciar outra cartela.

Além da ação de proteger contra uma gravidez indesejada, a pílula também é capaz de diminuir os ricos do câncer do colo do útero, diminui as cólicas, além de diminuir os riscos de anemia que pode ser provocada devida a perda de muito sangue durante a menstruação.

Descartada a gravidez, o atraso menstrual pode ser causado por fatores emocionais ou biológicos.

De modo geral, se você faz uso do anticoncepcional e o toma da maneira correta respeitando os dias e os mesmos horários, sem esquecimento e alternância, saiba que você estará protegida da gravidez durante todo o mês, inclusive nas pausas. Lembre-se sempre que a regularidade da pílula é a chave da proteção para a gravidez, porém a pílula não a livra de possíveis doenças, por isso a importância de se usar sempre outros métodos de prevenção.

Saiba mais sobre anticoncepcional

1 voto






Vídeos Relacionados

Mais informações por email.