Dúvidas sobre anticoncepcionais orais

Os anticoncepcionais orais também conhecidos como pílula é o método de evitar gravidez mais usado nos últimos anos.

Pílulas anticoncepcionais

O anticoncepcional oral é um dos métodos mais populares do mundo e também o de maior eficácia na prevenção de uma gravidez indesejada. Os anticoncepcionais orais são uma combinação de hormônios sintéticos similares aos produzidos pelo organismo da mulher que é o estrogênio e progesterona. A pílula age no organismo da mulher tentando confundir o ovário, ou seja, como a fabricação de hormônios diminui a mulher não ovula. Apesar de seu muito usado, os anticoncepcionais ainda causam muitas dúvidas.

                       

Como tomar a pílula anticoncepcional?

Para iniciar uma cartela de anticoncepcional é importante que verifique se irá utilizar a pílula de 21 dias ou de 28 dias, apesar do efeito ser igual ainda sim existem algumas diferenças. Por exemplo, a cartela de 21 dias é utilizada com uma pausa entre cada cartela, para que a menstruação possa vir. Já a cartela de 28 dias é tomada sem pausa entre as cartelas.

Para toma-lo pela primeira vez, é importante ingerir o primeiro comprimido da cartela no 1° dia da sua menstruação e continuar tomar uma pílula ao dia até o fim da cartela. Se você escolher o anticoncepcional de 21 comprimidos, após o término deve fazer uma pausa de 7 dias e exatamente no 8° dia voltar a tomar o anticoncepcional.

Lembrando que é importante ler as recomendações de cada anticoncepcional, já que algumas marcas, por exemplo, o intervalo é de apenas 4 dias. E outra recomendação é que antes de passar a tomar a pílula anticoncepcional é importante a consulta com um ginecologista, pois somente ele saberá indicar a melhor pílula para o seu organismo.

Segurando cartela

A pílula anticoncepcional pode alterar a fertilidade da mulher?

A pílula anticoncepcional é um método reversível, ou seja, a pílula não possui um efeito cumulativo e após o uso ser suspenso, a mulher pode engravidar normalmente. Mas vale lembrar que o tempo para que ocorra uma gravidez após interromper o uso do anticoncepcional possa demorar um pouco, em geral, o período de um mês para mais.

A pílula anticoncepcional engorda?

A pílula anticoncepcional não engorda. O que pode acontecer com algumas mulheres é a retenção de líquidos nos primeiros meses de uso, dando assim a falsa impressão de ganho de peso. Segundo alguns médicos, a pílulas podem aumentar o apetite, por isso é importante controlar a alimentação durante o uso para que não ganhe os quilinhos a mais.

Mulher segurando anticoncepcional

A pílula anticoncepcional alivia os sintomas da TPM?

A TPM ou tensão pré-menstrual é um conjunto de sintomas muito desconfortáveis que atingem mais da metade das mulheres de todo o mundo. A causa para esses sintomas é a influência hormonal durante o fluxo menstrual que acaba interferindo no sistema nervoso central. Os sintomas emocionais mais comuns são a depressão, vontade de chorar, irritabilidade, ansiedade, insônia, fome em excesso ou falta de apetite, sonolência, dificuldade de concentração, cansaço entre outros.

Já os sintomas físicos são a dor de cabeça, acne, inchaço, retenção de líquido, inchaço nas mamas, distensão gasosa, dores no corpo entre tantos outros. A pílula é indicada para o controle da TPM, pois controla os hormônios que são os responsáveis pelos sintomas da tensão pré-menstrual. Além dos sintomas da TPM, a pílula anticoncepcional também ajuda a aliviar as dores das cólicas menstruais e endometriose.

Quais outros benefícios da pílula anticoncepcional?

Um estudo realizado pela Gothenburg University, Suécia, mostrou outros tantos benefícios dos anticoncepcionais orais como o controle da acne e queda de cabelo;  proteção contra o câncer de ovário, útero e intestino; ameniza os sintomas da menopausa; protegem os ovários de cistos; reduz o risco de uma gravidez ectópica; auxilia no tratamento contra a depressão; diminui as chances de doenças cardíacas; auxilia no tratamento de miomas; aumenta a produção de colágeno na pele entre tantos outros benefícios.

Anticoncepcionais orais

Essas são algumas dúvidas bem comuns, mas vale ressaltar que somente um médico poderá lhe indicar um tipo de pílula anticoncepcional, além de poder tirar outras tantas dúvidas.

Saiba mais sobre anticoncepcionais

1 voto





Mais informações por email.