Dúvidas frequentes sobre menstruação

Por mais que o assunto seja falado e as pessoas tenham acesso facilitado a ele, a menstruação ainda gera dúvidas em muitas mulheres.

A menstruação é um fenômeno natural do organismo feminino e caracteriza-se pela perda de sangue através da vagina em um período de 3 a 8 dias, todos os meses durante toda a sua vida fértil, com exceção dos 9 meses de gravidez ou períodos de amamentação, doenças, distúrbios, problemas hormonais, entre outros fatores.

Apesar da menstruação ser um tema muito tratado nos últimos anos e muitas pessoas terem o acesso facilitado a essa informação, este ainda é um assunto que gera muitas dúvidas em adolescentes e mulheres maduras em todo o mundo. Confira a seguir quais são as dúvidas mais frequentes sobre a menstruação e outros problemas relacionados à mesma.

                       

Menstruação na adolescência

É na adolescência que o corpo começa a passar por inúmeras transformações, e os responsáveis pelas transformações são os hormônios que determinam onde e quando o corpo vai crescer. Dentre essas transformações a que mais causa dúvidas em meninas adolescentes é a menstruação.

Menina com a mão na boca

O que é menstruação?

Como dito acima, a menstruação é uma fase do ciclo menstrual que caracteriza-se pelo sangramento através da vagina. A menstruação ocorre por causa da descamação do endométrio – membrana que reveste a parede interna do útero – que ao mesmo tempo rompe alguns vasos sanguíneos que ali se encontram.

O endométrio se forma todo mês na parede do útero com a função de nutrir o embrião caso tenha uma fecundação do óvulo com o espermatozoide. Quando não há fecundação, todo o endométrio é expelido do útero, dando início à menstruação.

Qual idade certa para menstruar?

Geralmente as meninas ficam menstruadas pela primeira vez entre os 11 e 13 anos de idade, mas isso não quer dizer que possa acontecer com você. Cada organismo trabalha de uma forma diferente e umas podem menstruar mais cedo e outras mais tarde, por isso não se preocupe caso sua menstruação venha com os nove anos de idade ou depois. Mas sempre procure um ginecologista para uma melhor avaliação.

Quantos dias a menstruação pode durar?

A menstruação dura em geral de 3 a 8 dias consecutivos, mas pode durar até 10 dias, principalmente no primeiros 2 anos quando o ciclo menstrual ainda está desregulado e há grandes alterações hormonais. O fluxo de menstruação das meninas que fazem uso da pílula anticoncepcional pode variar de 3 a 5 dias, no máximo.

É normal a menstruação atrasar na adolescência?

Sim, isto é normal principalmente nos 2 primeiros anos, pois o corpo da menina está sendo modificado para a maturidade. Irregularidades neste períodos são justificadas. Depois, vale a pena consultar um médico.

Menstruação e gravidez

Outra dúvida muito frequente é a relação da menstruação com a gravidez, principalmente quando a menstruação atrasa, pois este é o primeiro indício de uma gestação. Veja quais são as dúvidas mais frequentes em relação à menstruação e gravidez.

Teste de gravidez

Atraso na menstruação pode ser gravidez?

A menstruação atrasada pode ocorrer por diversos fatores, principalmente pela gravidez. Mas é importante consultar um ginecologista para uma melhor avaliação, pois doenças e distúrbios também podem atrasá-la.

É possível engravidar menstruada?

É possível sim engravidar menstruada, embora seja raro. Há mulheres que têm o seu ciclo menstrual irregular, com a ovulação podendo ocorrer poucos dias após a menstruação. Caso a mesma tenha tido relações íntimas neste período, o espermatozoide permanecerá no sistema reprodutor de 3 a 7 dias, e é possível que fecunde o óvulo quando este surgir. É por isso que os ginecologistas recomendam o uso de camisinha até quando a mulher estiver menstruada.

Menstruação na gravidez é possível?

Quando o óvulo é fecundado por um espermatozoide,  o organismo feminino começa a produzir um hormônio chamado Gonadotropina Coriônica Humana (HCG), que é o hormônio na gravidez. Esse hormônio também faz com que o ciclo menstrual pare e assim a menstruação para de vir, mas o que ocorre é que muitas mulheres confundem um pequeno sangramento no começo da gestação com a menstruação. Esse sangramento pode ser o “sangramento de escape” ou ou “nidação”, que ocorre quando o óvulo se fixa na parede do útero. Se a gravidez for confirmada e mesma assim estiver tendo sangramento, procure seu médico o mais rápido para uma melhor avaliação.

Menstruação e doenças

A menstruação pode apresentar irregularidades em algum momento da vida da mulher, mas nem sempre essas irregularidades são normais, podendo doenças e distúrbios estarem por trás.

Mulher roendo as unhas

Quais doenças podem estar por trás da menstruação irregular?

A menstruação irregular ou o grande fluxo da mesma podem estar relacionados com algumas doenças como a endometriose, fibrose uterina, insuficiência ovariana prematura e, doenças sexualmente transmissíveis.

Quais distúrbios podem desregular a menstruação?

Distúrbios menstruais também costumam ser a grande causa da menstruação irregular. Os mais comuns são dismenorreia, oligomenorreia, amenorreia e transtornos alimentares como anorexia e bulimia.

Quais outros fatores podem comprometer a menstruação?

Existem outros fatores que contribuem para a menstruação irregular, como excesso de exercícios físicos, estresse emocional, medicamento, aleitamento materno, obesidade, menopausa, problemas hormonais, entre outros.

Esperamos que este artigo sobre menstruação tenha tirado suas dúvidas sobre o tema, mas não se esqueça, em caso de mais dúvidas, de procurar a orientação de um ginecologista.

 

Saiba mais sobre a menstruação

2 votos





Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. ola eu tenho 10 anos e menstruei a um mês atras fiquei preocupada por que mestrui muito nova pelo menos eu acho fiz varios isames medicos e depois descobri que eu so mestruei por que tenho muito ormonio

    brena
    19/02/14 às 12:52 pm
  2. Olá tenho 13 anos nao mestuei ainda, mais acho que isso é normal mais estou com muita dor nos ovarios, as vezes nao consigo por a mão no local, o que pode ser… Obrigada!!! :(

    rebeca lopes
    10/01/14 às 5:34 pm