Dores mamárias o medo do câncer de mama

Muitas mulheres se assustam com as dores mamárias, embora existam várias causas para isso, o medo é sempre o câncer de mama.

Segurando flor

Dor mamária ou mastalgia (nome clínico), é uma das queixas mais frequentes nas visitas aos ginecologistas, pois o aparecimento dessas dores incomoda e causa medo em muitas mulheres. Dados apontam que a cada 10 mulheres, 07 apresentam dores que podem ser muito fortes, parecidas com a sensação de queimação, que podem ser intensas em ambas as mamas ou apenas em uma. A maior preocupação das mulheres em relação às dores mamárias é o medo do câncer, mais frequente em mulheres acima de 50 anos.

                       

Mas não é só o câncer de mama que deve ser lembrado, porque existem muitos outros problemas que atingem as mamas. Embora as dores mamárias causem medo em muitas mulheres, é importante ressaltar que raramente essas dores estão associadas ao câncer de mama, em sua maioria as dores mamárias estão ligadas ao estresse, tensões e problemas hormonais.

Dores mamárias causas

Ao sentir dores nos seios, a primeira coisa que passa pela cabeça de muitas mulheres é o câncer de mama, porém a dor não é um sinal comum de câncer de mama. Algumas dores podem ser consideradas normais, pois são reflexos de alterações hormonais que ocorrem na puberdade, menstruação, menopausa e gravidez. Segundo os especialistas, as dores mamárias são classificadas em cíclica e não cíclica. A cíclica está relacionada ao ciclo menstrual, é aquela dor mais intensa antes e no início do ciclo menstrual, essa é uma dor normal e não tem ligações com doenças.

Já a mastalgia não cíclica é rara e não tem nada a ver com o ciclo menstrual da mulher, essa dor é contínua em lugar específico e entre suas causas estão as pancadas e os traumas no seio. Alguns medicamentos também podem causar dores mamárias, assim como a artrite que pode dar dor no seio ou no pescoço. Embora as dores não tenham relação com o câncer de mama, a qualquer sinal de que algo não está bem o médico deverá ser consultado.

Dor nas mamas

Dores mamárias na gravidez

É comum muitas mulheres sentirem dores mamárias durante a gravidez, embora cause medo é bastante comum, principalmente no primeiro trimestre da gravidez devido a alterações fibrocísticas da mama, pois o tecido fibrocístico contém alguns nódulos que durante esse período tendem a inchar e ficar bastante sensíveis.  As várias alterações hormonais também podem desequilibrar os níveis de estrogênio, resultando em dores mamárias.

No segundo trimestre da gravidez muitas mulheres podem perceber uma secreção nas mamas, trata-se do colostro que nessa fase começa a ser produzido e que também pode gerar dor. Outro fator que causa dores mamárias durante a gravidez é o leite produzido, que pode inchar os seios, sendo um processo bastante doloroso.

Grávida segurando coração

Câncer de mama dói?

Como vimos, várias podem ser as causas para as dores mamárias e a grande maioria é de fácil tratamento. O câncer de mama raramente dói, somente em casos específicos em que o tumor se encontra em estágio muito avançado, ou num tipo raro de tumor inflamatório e mesmo em caso de câncer a dor não se restringe somente as mamas, podendo a mulher sentir dor nos braços e axilas ao serem palpadas.

Mesmo a dor mamária não sendo indício de câncer de mama, ao sentir dor nas mamas a recomendação é fazer o autoexame a fim de verificar a possibilidade de algum nódulo e mesmo não encontrando nada o ideal é marcar uma consulta com ginecologista para uma melhor avaliação. E em muitos casos a mamografia é solicitada a fim de um diagnóstico mais preciso para sanar de vez o medo de câncer de mama.

Símbolo da prevenção ao câncer de mama

O tratamento para as dores mamárias irá depender da intensidade das dores e das causas, em algumas situações as dores nas mamas tendem a desaparecer sem a necessidade de tratamento. Já em outros casos o médico poderá prescrever desde analgésicos a medicamentos de bloqueio a ação hormonal e vale ressaltar mais uma vez que mesmo as dores mamárias não sendo indícios de câncer de mama, não exclua totalmente essa hipótese, não tenha medo e procure um médico.

Saiba mais sobre câncer de mama

7 votes



Josi
05/05/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook