Dor pélvica o que pode ser?

A dor pélvica é comum entre as mulheres e suas causas podem ter relação com doenças ginecológicas ou não, vejamos o que pode ser.


Mulher deitada com mão na barrigaMotivo de grande preocupação por parte das mulheres, a dor pélvica pode corresponder a um terço das queixas nos consultórios médicos e desvendar suas causas é um grande desafio para os profissionais, pois requer uma investigação profunda e detalhada do problema.

A dor pélvica normalmente é sentida no baixo ventre e como se manifesta normalmente no “pé da barriga”, muitas mulheres associam essa dor a problemas envolvendo os órgãos genitais internos, porém a dor pélvica pode ser também sintoma de problemas no aparelho urinário, intestino e em alguns casos pode envolver ainda articulações, nervos, músculos e até ossos, que se encontram na parte inferior do tronco.

         

Dor pélvica: causas

Faz parte da pelve, o endométrio, as tubas uterinas, os ovários, o útero, o colo uterino, a vagina e a vulva, ou seja, órgãos localizados abaixo do abdômen entre os quadris, portanto as causas que geram a dor pélvica podem ser muitas.

Órgãos localizados na pélvis feminina

Por isso para um diagnóstico mais rápido e preciso, informações como sobre a dor se manifesta será solicitado pelo médico, quanto mais detalhes a paciente oferecer melhor, pois a maneira como a dor se instala, sua intensidade e como é sentida, se em forma de fisgada, queimação, cólica, fornecem meios preciosos de se localizar o órgão afetado.

Algumas associações com a dor pélvica também podem ser valiosas para o diagnóstico, como a relação da dor com o período menstrual, se há incomodo durante a relação sexual e a presença de outros sintomas como corrimento vaginal, febre, ardência ao urinar, entre outros.

Dores agudas que surgem repentinamente na região pélvica e são progressivas necessitam de um atendimento médico emergencial, pois pode se tratar de problemas mais sérios como apendicite, ruptura de uma gravidez tubária e requer intervenção cirúrgica, outras doenças mais sérias têm entre seus sintomas dores pélvicas, como a vulvodínia, endometriose e fibrose uterina, por isso sempre que sentir algo diferente em seu corpo, procure logo a ajuda de um médico.

Dor pélvica crônica

Mãos na pélvis

A dor pélvica é considerada crônica quando persiste por no mínimo seis meses, é dolorosa e interfere nas atividades diárias, sendo considerada nessa fase uma síndrome. A dor pélvica crônica pode ser de origem ginecológica e não ginecológica, sendo a endometriose a primeira causa ginecológica de dor pélvica crônica, outras doenças ginecológicas que podem ocasionar a dor pélvica crônica são as aderências e varizes pélvicas, também adenomiose e leiomioma.

Entre as doenças não ginecológicas que podem gerar dor pélvica crônica destacamos os problemas gastrointestinais como a síndrome do cólon irritável, a cistite intersticial, problemas nas articulações lombares e até mesmo hérnias na parede abdominal. As dores acarretam problemas como perda de qualidade de vida, repercussões físicas e psíquicas por isso nunca deixe de consultar um ginecologista a qualquer sinal de anormalidade.

Dor pélvica na gravidez

Mulher grávida com mãos na barriga

As dores na região pélvica no período da gravidez são bastante comuns e pode ocorrer por dois motivos, o primeiro é devido à produção de um hormônio chamado relaxina, responsável em tornar os ligamentos e articulações da pelve mais elástica, facilitando a passagem do bebê na hora do parto.

Outro fator que gera a dor pélvica em gestantes está na própria condição física da mulher, além da postura física que se modifica, com o avanço da gravidez órgãos e músculos acabam sendo pressionados, ocasionando a dor.

Como vimos à dor pélvica é bastante comum entre as mulheres e pode ter inúmeras causas, normalmente é de fácil diagnóstico podendo ser esclarecido clinicamente, porém é comum a solicitação de exames complementares como de sangue, urina e até mesmo de ultrassonografia para uma melhor visualização da cavidade abdominal.

Para mais informações sobre dor pélvica o que pode ser,  não deixe de conferir o vídeo do Portal Mundo Mulheres no Youtube.

DOR PÉLVICA O QUE PODE SER?

Leia mais sobre outros tipos de dores

1 voto



Josi
10/01/11
Tags: ,



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Oi! Há 5 anos á trás tomeiu um anticossepcional, depois da minha primeira relação sexual. nesse dia me deu uma enorme dor pélvica no abdômem do lado esquerdo,e até hoje sinto essa dor que passa,mas sempre volta! Oque pode ser?quando sinto cede doi e quando estou com o estomago cheio também doi…obgd!:-)

    Maria de lourdes dos santos
    18/01/14 às 8:03 am
  2. Eu tive dois quistos nos ovarios neste ano em setembro. Fiz tratamento. Agora este mes estou preocupada porque tenho andando com dores na zona da bexiga e tenho sangue.so tenho dor nessa zona. Nao tenho apetite para comer, vou muitas vezes a casa de banho urinar.o que tenho e normal?obrigada

    Cristina Sofia Moreno Salvador
    13/12/13 às 3:45 pm
  3. Há um ano fiz uma curetagem,pois minha gravidez não formou o embrião, desde então sinto pontadas de leve na região da pélvis. São pontadas leves,que logo passam indiferente do q eu faça,derrepente,”no meio do nada” elas vem .O que pode ser?

    aline cristina souza
    18/11/13 às 8:07 am
  4. como descobrir se estou gravida

    luana
    13/10/13 às 2:26 pm
  5. A mais de um mês estou sentindo dores em baixo ventre.
    Fiz usg ontem e deu sugestivo micrpolicistose.
    Isso é grave?
    Tenho cólicas leves,as vezes mais bruscas.
    Só tenho consulta semana que vem.
    Não sei oque fazer.

    Anna
    24/09/13 às 9:34 pm
  6. È muito bom agente pesquisar e encontra as resposta pra algumas coisa na nossa atualidade , que a internete . obrigada

    cristina araujo coutinho
    23/09/13 às 11:39 am
  7. tenho dores abaixo do seio esquerdo e no quadril que doi na bexiga o que pode ser?

    cecilia roberta silveira
    17/09/13 às 10:18 am
  8. ola meu nome é Amanda tenho 18 aos tomei anabolizante aos 13 , pode ter acontecido algo com meu ultero????

    Amanda Amorim
    16/08/13 às 1:56 pm
  9. Descobri que tenho aderencias pelvicas, a minha barriga esta torta, quando mesntruo sinto fortes dores na região, e qdo passo a mão sinto um caroço enorme e queimação no local.

    Bia
    02/07/12 às 8:52 pm
  10. caroços que parece tumor na pelvica. Elas aparecem, ficam maduras e murcham. anos depois aparecem no mesmo lugar. o medico recomendou dormir sem calcinha. curioso é que aparecem nas axilas e ficam aqueles pontimhos pretos que quando aperta é uma massa branca. Diferente na pelvica, que parecem uma massa branca mas, quando espreme tem um odor diferente.Quero saber se é considerado DST ou talvez cancer

    Gal
    30/03/11 às 9:24 am

X
Curta a página