Dor pélvica o que pode ser?

A dor pélvica é comum entre as mulheres e suas causas podem ter relação com doenças ginecológicas ou não, vejamos o que pode ser.

Mulher com dor 1

Motivo de grande preocupação por parte das mulheres, a dor pélvica pode corresponder a um terço das queixas nos consultórios médicos e desvendar suas causas é um grande desafio para os profissionais, pois requer uma investigação profunda e detalhada do problema. A dor pélvica normalmente é sentida no baixo ventre e como se manifesta normalmente no “pé da barriga”, muitas mulheres associam essa dor a problemas envolvendo os órgãos íntimos internos, porém a dor pélvica pode ser também sintoma de problemas no aparelho urinário, intestino e em alguns casos pode envolver ainda articulações, nervos, músculos e até ossos, que se encontram na parte inferior do tronco.

Dor pélvica: causas

Faz parte da pelve, o endométrio, as tubas uterinas, os ovários, o útero, o colo uterino, a vagina e a vulva, ou seja, órgãos localizados abaixo do abdômen entre os quadris, portanto as causas que geram a dor pélvica podem ser muitas.  Por isso para um diagnóstico mais rápido e preciso, informações como sobre a dor se manifesta será solicitado pelo médico, quanto mais detalhes a paciente oferecer melhor, pois a maneira como a dor se instala, sua intensidade e como é sentida, se em forma de fisgada, queimação, cólica, fornecem meios preciosos de se localizar o órgão afetado.

Algumas associações com a dor pélvica também podem ser valiosas para o diagnóstico, como a relação da dor com o período menstrual, se há incomodo durante a relação íntima e a presença de outros sintomas como corrimento, febre, ardência ao urinar, entre outros. Dores agudas que surgem repentinamente na região pélvica e são progressivas necessitam de um atendimento médico emergencial, pois pode se tratar de problemas mais sérios como apendicite, ruptura de uma gravidez tubária e requer intervenção cirúrgica, outras doenças mais sérias têm entre seus sintomas dores pélvicas, como a vulvodínia, endometriose e fibrose uterina, por isso sempre que sentir algo diferente em seu corpo, procure ajuda de um médico.

Órgãos localizados na pélvis feminina

Dor pélvica crônica

A dor pélvica é considerada crônica quando persiste por no mínimo seis meses, é dolorosa e interfere nas atividades diárias, sendo considerada nessa fase uma síndrome. A dor pélvica crônica pode ser de origem ginecológica e não ginecológica, sendo a endometriose a primeira causa ginecológica de dor pélvica crônica, outras doenças ginecológicas que podem ocasionar a dor pélvica crônica são as aderências e varizes pélvicas, também adenomiose e leiomioma.

Entre as doenças não ginecológicas que podem gerar dor pélvica crônica destacamos os problemas gastrointestinais como a síndrome do cólon irritável, a cistite intersticial, problemas nas articulações lombares e até mesmo hérnias na parede abdominal. As dores acarretam problemas como perda de qualidade de vida, repercussões físicas e psíquicas por isso nunca deixe de consultar um ginecologista a qualquer sinal de anormalidade.

dor pelvica

Dor pélvica na gravidez

As dores na região pélvica no período da gravidez são bastante comuns e podem ocorrer por dois motivos, o primeiro é devido à produção de um hormônio chamado relaxina, responsável em tornar os ligamentos e articulações da pelve mais elástica, facilitando a passagem do bebê na hora do parto. Outro fator que gera a dor pélvica em gestantes está na própria condição física da mulher, além da postura física que se modifica, com o avanço da gravidez órgãos e músculos acabam sendo pressionados, ocasionando a dor.

dor pelvica na gravidez

Como vimos à dor pélvica é bastante comum entre as mulheres e pode ter inúmeras causas, normalmente é de fácil diagnóstico podendo ser esclarecido clinicamente, porém é comum a solicitação de exames complementares como de sangue, urina e até mesmo de ultrassonografia para uma melhor visualização da cavidade abdominal.

Saiba mais sobre esse assunto clicando no vídeo Dor pélvica o que pode ser? do canal Mundo Mulheres do Youtube:

Leia mais sobre outros tipos de dores




Josi
10/01/11

Mais informações por email.

Comentar sobre Dor pélvica o que pode ser?

  1. Bom dia fiz enterectomia a 2 anos tenho tido muito dor em região pélvica esquerda, ardência , tem alguma relação. Ja fiz eco , colonoscopia e entre outros exames, foram descartadas todas as possibilidades de hernia e enterocolites.percebi que período de ovulação a intensidade aumenta.

    LAZARA MARIA
  2. Sinto uma dor do lado esquerdo abaixo da costela o que pode ser será que grave.

    Kelem cristiane
  3. tenho 36 anos ultimamente tenho sentido mts dores lombar,pelvica e dor no pe da barriga.estou mt preocupada pois a mais de ano nao faco exames ginecologicos.as dores lombar e com queimacao uma irritante dor no pe da barriga.estou mt preocupada.

    Maria Aparecida
  4. Minha menstruação veio no dia29/01/15ela ficou sete dias e depois de uma semana pra ca eu estou senti dorea no pe da barriga e nas costa e sentindo minha barriga um pouco enchada abaixo da barriga o que pode ser

    carine
  5. Tenho 49 anos e há quase 2 anos fiz histerectomia total mas de alguns dias para cá tenho sentido dores como cólicas e doi muito…o que pode ser?

    Alice Santos
  6. A um bom tempo sinto uma ardência ao lado esquerdo da barriga dessendo para virilha ardem muito não alquento mais não posso vestir uma roupa apertada queima bastante oque pode ser?

    Maria luzia
  7. Olá tenho 25 anos meu ciclo menstrual sempre foi irregular, e a alguns dias venho sentindo muita cólica na região pélvica, e ao lado esquerdo da barriga, sinto dor pélvica ao deitar de barriga para baixo, minha menstruação está atrasada e nunca atrasou, estou com os seios bem doloridos acompanhado de inchaço e por isso gostaria de saber se essas dores estão relacionadas ao atraso menstrual ou pode ser algum problema grave.

    Re
  8. SINTO MUITA DOR PÉLVICA, NA REGIAO LOMBAR, DORES FORTES NAS PERNAS,VONTADE DE URINAR VARIAS VEZES AO DIA A VÁRIOS ANOS O Q PODE SER

    MERECIRLEI SOARES ROSA
  9. Estoy com dor ña pelves com fisgadas o que pide ser?

    marilei padilha
  10. Bom dia tenho 56 anos, venho sentindo muita dor qndo ando ,por baixo,n sinto nada qndo toco ,so qndo me levanto q dói, como se eu tivesse caído d pernas aberta,incomoda muito, fui ao medico pq ele está desconfiado q estou diabética,passou exames emograma completo, urina ,etc… Será q vai acusar alguma coisa sobre essa dor? Qndo fui ainda n estava doendo,

    maria Lucia da silva
  11. tenho 56 anos sinto dores na região pélvica fico preocupada não tenho útero o que sera

    maria aparecida
  12. Queria saber porque sempre que faço esforço físico fico com dores pélvica incomodando até no meu andar?

    Jacira souza da silva rebouças
  13. olá Boa noite meu nome e Carla sinto dores acima da virilha esquerda.fiz exames de sangue e urina, mas não constou nada.me falaram que pode ser dores musculares por causa de atividades físicas.o que pode ser??

    Carla vilanea
  14. Mim chamo angela Maria ..ando sentindo umas dores no pé da barriga como se fosse dores de colicas incomodante tomo remédio e não passar. …
    O que será…

    Angela maria da Silva
  15. Sinto muita dor no pe da barriga e vontade de urinar constantemente! E tambem fico com prissao de ventre e muita gases! O que pode ser?

    Edivane lima
  16. fiz uma cirurgia de gravides na trompa direita,não foi tirada a trompa so foi tirado o feto e feito pontos na trompa,tambem estava com cisto o ovario e foi removido,fiz a cirurgia dia 11/06/15 agora vai fazer 5 meses e ainda tenho dor do lado direito parece no rim na frente da barriga,tenho medo de não poder engravidar..oque pode ser esta dor?sera que vou poder engravidar?

    fernanda maiara dos santos
  17. estou com muita dor pélvica mais quando estou andando ou em pe. não tenho útero o que pode ser??

    maria regina

Assine o nosso canal e obtenha mais conteúdo

Mundo Mulheres