Doenças mais comuns na infância

Na infância é comum o aparecimento de alguns problemas de saúde que se não tratados podem evoluir para casos mais sérios.

Criança e pediatraQuem não se lembra dos momentos difíceis de febre, dor e noites em claro quando criança? Se você não se lembra sua mãe certamente não se esqueceu, pois é na infância que o organismo ainda esta em desenvolvimento e estamos vulneráveis a muitas doenças. Algumas doenças são tão comuns que muitas crianças certamente terão, alguns casos raros acontecem mais que uma vez, mas maioria acontece apenas uma vez, geralmente na infância, mas também pode ocorrer em outras fases da vida.

Doenças mais comuns na infância: catapora

Causada pelo vírus Varicela-Zoster conhecida também como Varicela, a catapora é uma doença infecciosa benigna e autoimune, ou seja, uma vez que o vírus é contraído permanece no organismo causando a imunidade, porém em alguns casos o vírus pode se manifestar ao longo da vida de outras formas como herpes-zóster ou mais conhecido como cobreiro.

Os principais sintomas são febre alta, cansaço, falta de apetite e bolhas pelo corpo. O tratamento consiste à base de anti-inflamatórios, como é um vírus não há o que fazer, já que ela é autoimune, apenas evitar a exposição a bactérias e prevenir para não coçar as feridas para não correr o risco de outras infecções mais sérias. Atualmente há vacinas para evitar a doença.

Criança com catapora

Doenças mais comuns na infância: sarampo

Causada pelo Morbili vírus, o sarampo é uma doença infecto-contagiosa que causa infecção no sistema respiratório. Sua transmissão é feita através das gotículas expelidas da tosse e do espirro de pessoas infectadas. Os sintomas causam tosse, conjuntivite, mal estar, febre alta, manchas avermelhadas pelo corpo e coriza.

O tratamento é feito para aliviar os sintomas, medicamento para baixar a febre, repouso absoluto, consumo de muita água e alimentos leves e saudáveis, limpar olhos com água morna e tratamento para aumentar a imunidade. A melhor forma de evitar é seguir o cronograma de vacinas disponíveis em Postos de Saúde.

Criança tomando vacina

Doenças mais comuns na infância: caxumba

Também conhecida como papeira ou pelo nome cientifico de parotidite infecciosa, a caxumba é uma doença transmitida pela respiração, geralmente acomete na infância, mas também pode ocorrer na fase adulta causando a inflamação das glândulas salivares parótidas, que produzem saliva.

Os sintomas são a dor e inchaço na parte inferior das mandíbulas, dificuldade ao engolir, falta de apetite, mal estar, vômitos e náuseas, rigidez na nuca, dor de cabeça entre outros sintomas que se diferenciam de pessoa para pessoa. Quando a caxumba ocorre após a puberdade pode ocorrer dor e inchaço nos testículos e nas mulheres dor no ovário.

A doença é autolimitada ( melhora sozinha), enquanto o vírus esta se manifestando é preciso muito repouso, o uso de antitérmicos e analgésicos, não existem medicamentos específicos para a cura apenas vacinas que fazem parte do calendário básico de vacinação, por isso é necessário que as vacinas estejam em dia.

Mais sobre Doenças mais comuns na infância

Caxumba na infância

Doenças mais comuns na infância: rubéola

A rubéola é uma doença com sintomas e meio de transmissão muito parecidos com a caxumba e sarampo. O vírus responsável pela caxumba é o Togavírus que é transmitido através das vias respiratória causando febre, dor nos olhos e no corpo, manchas vermelhas pelo corpo, inchaço nos pés, dificuldade para engolir, coriza e o congestionamento nasal.

Quando gestantes são contaminadas há risco de má formação e perda do bebê. O tratamento também é muito parecido com outras doenças, consiste apenas no controle dos sintomas já que é uma doença autoimune. A rubéola também esta no calendário de vacinação infantil e deve ser mantido atualizado, esta é a melhor forma de prevenção.

Rubeóla na infância

Lembrando que todas as doenças necessitam de orientação médica, são doenças comuns mas que necessitam de cuidados específicos.

Quer saber mais sobre as doenças mais comuns na infância? Assista ao vídeo que o Mundo Mulheres separou para você:

Saiba mais sobre doenças na infância



Mais informações por email.

Comentar sobre Doenças mais comuns na infância

Destaque

Como fazer fondue para o Inverno

Como fazer fondue para o Inverno