Distúrbios e doenças relacionados à menstruação

Irregularidades relacionadas à menstruação costumam preocupar muito as mulheres, mas alguns distúrbios e doenças são bastante comuns.

Mulher roendo as unhas

A menstruação faz parte da vida da mulher, nos acompanha desde a puberdade a menopausa e embora seja para algumas um incômodo, é necessária, pois sendo considerada como símbolo da fertilidade feminina é ela que nos indica que nosso aparelho reprodutor está saudável. A ausência da menstruação, ou o seu excesso, costuma preocupar muito as mulheres, principalmente as que se encontram em fase reprodutiva, pois normalmente essas irregularidades podem indicar algum distúrbio ou doenças relacionadas ao aparelho reprodutor, sendo um dos problemas femininos que mais levam mulheres aos consultórios médicos.

                       

Diferença entre distúrbio e doença

Muito se fala em distúrbio e doença, mas será que existe diferença entre um e outro? Como este artigo trata basicamente de distúrbios e doenças relacionados à menstruação nada mais justo que expliquemos a diferença entre os dois. Embora bastante semelhantes, uma vez que o distúrbio não deixa de ser um sintoma ou indício de que algo não está bem,  a principal diferença é que o distúrbio é uma interrupção em algo que antes era considerado normal.

Etimologicamente é uma alteração, uma anormalidade, trata-se de um mau funcionamento de um órgão que antes estava normal. Já a doença é definida como a ausência da saúde, é uma condição anormal do organismo e normalmente está associada a sintomas específicos que determinam a doença em si, é uma condição danosa que interfere nas condições físicas da pessoa, uma disfunção do próprio organismo.

Distúrbio e doença

Distúrbios da menstruação

Levando em consideração que o ciclo menstrual obedece a um padrão mensal, distúrbios menstruais costumam ser motivo de grande preocupação feminina, vejamos alguns distúrbios que podem interferir na saúde, causando irregularidades na menstruação.

Mulher deitada com cólica

Dismenorreia

A dismenorreia é um distúrbio bastante incômodo e conhecido pela mulheres: a terrível cólica menstrual que afeta cerca de 50% das mulheres em idade fértil. A dismenorreia é um distúrbio que causa contrações uterinas que podem surgir antes ou durante a menstruação, sendo classificadas em dois tipos: primária, que ocorre ainda na adolescência, ou seja, nos primeiros ciclos menstruais e tende a desaparecer ou reduzir após os 20 anos de idade ou com a gravidez. Já a dismenorreia secundária é um distúrbio que está relacionado a algumas outras doenças do aparelho reprodutor e também pode ser causada pelo uso do DIU.

Amenorreia

A amenorreia é um dos distúrbios femininos que apresenta ausência da menstruação, não é considerada doença, mas sim um distúrbio que indica uma outra condição. Segundo os especialistas, esse distúrbio pode ser dividido em: amenorreia primária, que acontece quando a mulher não menstrua ou menstrua somente após os 16 anos de idade e amenorreia secundária, que se caracteriza pela ausência da menstruação por até 03 meses consecutivos em mulheres que sempre tiverem ciclos menstruais regulares.

Oligomenorreia

A Oligomenorreia também é considerada um dos distúrbios femininos e se caracteriza por ciclos menstruais irregulares e infrequentes. Assim como a amenorreia, a aligomenorreia não é uma doença, mas indica a presença de algum outro problema como a síndrome dos ovários policísticos.  Por isso, é importante consultar um médico ao notar qualquer irregularidade relacionada à menstruação.

Doenças relacionadas à menstruação

O sangramento anormal ou a ausência da menstruação podem estar relacionados a algumas doenças, vejamos as mais comuns.

Cuidados com a saúde da mulher

Endometriose

A endometriose é uma doença bastante comum que acomete cerca de 50% das mulheres e acontece quando os tecidos do interior do útero passam a crescer na parte externa, ou seja, fora do útero. O endométrio é a camada interna que reveste o útero, essa camada é eliminada juntamente com a menstruação, porém algumas células do endométrio podem cair e permanecer na cavidade abdominal, o que pode desencadear um processo inflamatório. Os sintomas da endometriose podem ser facilmente reconhecidos durante o período menstrual, pois causam fortes cólicas, acompanhado de sangramento na evacuação e na urina, além de dores durante a relação. A endometriose é uma doença que requer acompanhamento médico, pois além da inflamação atingir órgão como útero, bexiga e intestino, pode causar infertilidade quando não tratada.

Fibrose uterina

A Fibrose uterina é uma doença que atinge uma em cada cinco mulheres em idade fértil, caracteriza-se por tumores no útero, que raramente evoluem para câncer, sendo assim são tumores benignos. Na maioria dos casos a fibrose uterina não apresenta sintomas, porém algumas mulheres apresentam menstruação intensa e dolorosa, podem ocorrer também sangramentos fora do período menstrual, dor durante a relação, dor lombar, necessidade constante de ir ao banheiro e pressão pélvica.

Como as irregularidades relacionadas à menstruação podem ter várias causas, desde distúrbios a doenças mais sérias é fundamental um acompanhamento médico, por isso visite com regularidade o ginecologista e não deixe de fazer os exames preventivos anualmente.

Muitos fatores podem afetar diretamente a menstruação tornando-a irregular, acesse o vídeo do Portal Mundo Mulheres no Youtube e confira mais informações sobre os distúrbios e doenças relacionados à menstruação.

DISTÚRBIOS E DOENÇAS RELACIONADOS À MENSTRUAÇÃO

Leia mais sobre menstruação

8 votes



Josi
12/05/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.