Dieta para colesterol alto

Os níveis de colesterol alto no sangue podem aumentar os riscos que a pessoa tem de desenvolver algumas doenças cardiovasculares.

Colesterol alto

Quando o resultado do exame de sangue para aferir o colesterol, indica que as taxas estão entre 240mg/dl ou acima desse valor, ou ainda, quando o colesterol bom (HDL) está abaixo de 40mg/dl é um alerta que deve ser levado em consideração. O colesterol alto traz vários riscos à saúde devido ao acumulo de gordura nos vasos sanguíneos.

dietaparacontrolarocolesterol

Mais sobre dieta para colesterol alto

O acúmulo de gordura tende a dificultar o fluxo de sangue no organismo podendo vir a prejudicar o funcionamento de órgãos importantes, tais como o coração, cérebro e rins.

Nesses casos a dieta e a reeducação alimentar são fundamentais para restabelecer a saúde do organismo. Saiba mais sobre as dietas mais apropriadas para colesterol alto, triglicérides, e diabetes.

Dieta para colesterol alto e triglicérides

A dieta para baixar o colesterol alto consiste em ingerir alimentos ricos em vitaminas e minerais e pobres em gordura. O consumo de alimentos que ajudam a reduzir o colesterol é outro fator relevante durante o período de tratamento. Evitar ou reduzir o consumo de carnes gordurosas e priorizar a ingestão de fibras é a formula ideal para iniciar a dieta.

Vale lembrar que a dieta para reduzir o colesterol alto e as triglicérides é feita de forma gradual e constante, visando estabelecer habito alimentar que deve durar para sempre. O processo tem início com a redução no consumo de alimentos que contenham gordura.

alimentacaosaudavel

O ideal é aumentar a ingestão de gordura poli-insaturada, monoinsaturada e eliminar paulatinamente o consumo de gordura saturada. Esse é o primeiro passo a ser dado, ou seja, reduzir a ingestão de colesterol. Os alimentos a serem evitado são os seguintes: Manteiga, gema de ovo, presunto, bacon, óleo de soja e gorduras hidrogenadas.

Os alimentos mais indicados são seguintes: Vegetais frescos ou congelados. Feijão, ervilha, vagens, milho verde, lentilhas, brotos de feijão. As ervilhas e as lentilhas são ricas em "fibras solúveis" e devem fazer parte do cardápio diário. As batatas cozidas ou assadas com casca e todos os alimentos ricos em fibras, tais como: trigo, aveia e arroz. Frutas principalmente as cítricas, entre elas: abacaxi, uva, acerola, ameixa, amora, caju, cidra, laranja e limão.

Alimentos saudaveis

Dieta para colesterol alto e diabetes

Colesterol alto e o diabetes é uma combinação perigosa, que se não tratada corretamente pode acarretar vários problemas ao organismo e até mesmo levar a óbito. Pacientes portadores do diabetes e com altos níveis de colesterol devem manter um rigoroso controle sobre a alimentação.

A dieta hipoglicídica tem por objetivo reduzir os níveis de açúcar e de triglicérides na corrente sanguínea. Nesses casos é necessário excluir em definitivo alguns alimentos do cardápio. Os alimentos que são prejudiciais e devem ser evitados são os seguintes: Doces, açúcar, refrigerantes, e bebidas que contenham álcool.

Frutas vermelhas

Algumas frutas também devem ser ingeridas apenas em pequenas porções porque são ricas em açúcar. A redução no consumo de arroz, feijão, batatas, massas também faz parte da dieta no tratamento do diabetes. É importante dar preferência aos legumes e verduras, e aos alimentos dietéticos.

Combinar alimentos é o ideal para uma dieta rica e saudável. Para combater o colesterol e o diabetes, faça uso de óleos vegetais, leite desnatado, queijo minas fresco ou ricota, carne de boi magra, frango, peixe, clara de ovo, margarina, grelhados, assados, refogados ou cozidos. Ressaltando que as fibras e os vegetais devem ser sempre priorizados nas principais refeições.

azeiteeoleossaudaveis

Dieta para colesterol e glicose alta

Comece substituindo os refrigerantes e sucos por água, isso irá reduzir significativamente a ingestão de açúcar. Beba no mínimo de oito a dez copos de água por dia. A água ajuda a desintoxicar o organismo e a manter o peso.

Coma pequenas porções entre as principais refeições, dê preferência aos produtos dietéticos e aos vegetais. No almoço e no jantar coma sem pressa, valorize a mastigação, o alimento deve ser triturado antes de ingerido. A boa mastigação ajuda na digestão e proporciona saciedade, evitando com que a pessoa coma mais do que o necessário.

Mulher comendo

Ressaltando que é importante adicionar a dieta alimentos ricos em fibras. A combinação entre os cereais, vegetais e a água irão impedir que os níveis de glicose aumente no sangue. Além de uma dieta equilibrada, se possível é recomendável a pratica de atividades físicos, tais como: a caminhada, ciclismo e a natação.

Quer saber mais sobre os alimentos que controlam o colesterol? Então não deixe de conferir o vídeo do Youtube que separamos para você:

Saiba mais sobre dietas e colesterol alto

03/01/14 por Joao Romao

   

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook