Dicas de como evitar a retenção de líquido

A retenção de líquido é um problema incômodo que atinge na maioria mulheres, saiba o que fazer para evitar o problema com algumas dicas.

Balança e fita métrica

Nada pior para vaidade feminina do que sentir-se inchada, perceber que todas as dicas e esforço para conquistar um corpo em forma foi em vão, afinal não conseguir entrar naquele jeans favorito é frustrante, sem contar a barriga que parece cada vez maior. Mas antes de sentir-se culpada achando que engordou, saiba que o problema pode ser retenção de líquido, um problema incômodo que atinge oito a cada dez mulheres. As causas para retenção de líquidos são muitas, pois o problema pode surgir por questões hormonais, variações de pressão sanguínea, alimentação inadequada com excesso de sal, sedentarismo, excesso de proteínas no sangue e problemas posturais.

                       

A retenção de líquidos também pode estar associada a problemas de saúde mais sérios como problemas renais, cardíacos ou hepáticos, reações inflamatórias e doenças da tireoide. Não é difícil tratar a retenção de líquidos, mas é preciso primeiro entender suas causas para aplicar algumas dicas capazes de evitar o problema.

Como evitar a retenção de líquidos no corpo

Para evitar o inchaço ocasionado pela retenção de líquidos à primeira dica é descobrir o que vem causando o inchaço, caso seja alterações hormonais ou alimentação inadequada, a dica é tomar bastante água, pois ela irá  estimular o trabalho dos rins, melhorando assim a circulação. Mudanças de hábito também são fundamentais para quem deseja evitar a retenção de líquido, por isso a dica é investir em alimentação saudável com frutas, verduras e legumes, diminuir o sal da comida, assim como os alimentos condimentados.

O excesso de peso é outro fator agravante e contribui muito para a retenção de líquido, pois dificulta à circulação de sangue, por isso a prática de exercícios físicos é outra dica muito importante para evitar o inchaço, pois os exercícios estimulam a circulação sanguínea, fazendo com que o fluxo de líquidos e nutrientes circule pelo corpo. Mas antes de seguir as dicas, a consulta com um especialista é imprescindível para uma avaliação mais detalhada das causas, embora a maioria dos casos sejam por questões hormonais, outros fatores mais sérios podem estar por trás do problema.

Frutas para desinchar

Como evitar a retenção de líquidos na gravidez

O inchaço ocasionado pela retenção de líquido costuma aparecer no final do segundo trimestre e acomete principalmente os membros inferiores das gestantes, isso ocorre devido a um acúmulo normal de líquidos durante a gestação e pelo aumento do útero, que ao acompanhar o crescimento do bebê, acaba por comprimir vasos localizados na região pélvica, dificultando a circulação sanguínea.Para evitar à retenção de líquidos na gravidez as dicas para as mamães são, controlar o peso e investir em uma alimentação saudável, reduzindo totalmente o sal da alimentação, também é aconselhável fazer caminhadas ou hidroginástica, mas sempre com o aval médico.

Outras dicas para evitar o problema é diminuir o consumo de café, refrigerante e chocolate, além de incluir alimentos diuréticos em sua refeição como, alface, pepino, chuchu, couve, melancia, melão abacaxi, maracujá, entre outros. Não fique muito tempo numa mesma posição e de preferência aos sapatos e roupas leves. Como o inchaço nas grávidas aparece mais ao final do dia, uma dica é manter as pernas elevadas com o auxílio de travesseiros ou almofadas ao deitar-se.

Retenção de líquido na gravidez

Como evitar a retenção de líquidos na TPM

Segundo os médicos, durante o período pré-menstrual o corpo passa por alterações hormonais, com a elevação de alguns hormônios que interferem na produção de algumas substâncias em nosso organismo, algumas mulheres durante a TPM ficam mais irritadas, ansiosas e percebem mudanças no apetite, essas mudanças no metabolismo mais as alterações hormonais são responsáveis pelo inchaço que insiste em aparecer na TPM, com o início do fluxo menstrual, ocorre à queda desses hormônios e o excesso de líquido tende a ser eliminado pela urina, fazendo com que o corpo volte ao normal.

Para evitar à retenção de líquido na TPM as dicas são sempre beber bastante água, que ajuda na circulação e a limpar o organismo, praticar exercícios aeróbicos que aceleram o metabolismo é outra dica bastante eficaz e o principal para evitar o inchaço, cuidado com a alimentação, pois na TPM acabamos comendo mais, principalmente doces e gorduras que estimulam a produção de toxinas, por isso consuma mais alimentos ricos em vitamina E encontrados no germe de trigo, nozes, castanhas e chás que além de serem diuréticos ainda auxiliam na digestão.

TPM

A retenção de líquidos é um problema que atinge mais as mulheres devido às questões hormonais, para os casos mais sérios, além de seguir as dicas outra opção bastante eficaz para evitar o problema são as sessões de drenagem linfática, capazes de reduzir o inchaço através de massagens relaxantes.

Como a retenção de líquidos é uma das principais inimigas das mulheres, pois devido ao acúmulo de água há um aumento de peso, não deixe de conferir no vídeo mais dicas e informações para evitar o problema.

Retenção de líquido - Relacionado Jornal Hoje

Veja mais dicas de como evitar a retenção de líquido

2 votos



Josi
14/08/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook