Desenvolvimento do bebê mês a mês

Saiba como é todo o desenvolvimento passo a passo do bebê dentro do útero da mãe até o seu nascimento no Portal Mundo Mulheres.

gravida com a mão na barrigaAs primeiras semanas de gravidez são dedicadas à fecundação do óvulo pelo espermatozoide, após esse processo o óvulo sobe pelas trompas de falópio e se instala na parede do útero. Já fixado no útero, as células do óvulo passa a se multiplicar formando um pequeno embrião que não é maior que uma semente de maçã. É a partir deste pequeno embrião que todos os outros órgãos do bebê vão se transformar, sendo a fase mais crucial da gestação.

Saiba como é o desenvolvimento do seu bebê mês a mês.

                       

Primeiro mês de gravidez

Geralmente no primeiro mês a mulher nem sabe que está grávida e confundi os sintomas da gravidez com os da TPM. No primeiro mês é formado um embrião minúsculo que irá crescer rapidamente, o coração também começa a bater neste primeiro mês, sendo o primeiro órgão a se formar.

Nidação

Segundo mês de gravidez

No segundo mês de gestação o seu bebê deixa de ser um embrião e passa a ser chamado de feto, sendo uma das fases mais importantes, pois é quando todos os órgãos se formarão e começarão a desenvolver-se. O seu bebê ainda se parece com um caracol, pois os braços e pernas ainda estão em desenvolvimento, ainda não sendo possível pelo ultrassom saber qual o gênero do bebê.

Segundo mês de gravidez

Terceiro mês de gravidez

É nesta fase da gravidez que a mãe pode sentir-se mais cansada e sonolenta durante o dia, além é claro da maior frequência de fazer xixi. A cabeça do seu bebê já está mais delineada, mesmo parecendo desproporcional ao resto do corpo, as pálpebras também já estão sendo formadas para a proteção do globo ocular. Todo o sistema circulatório e urinário já está funcionando e os órgãos genitais já estão se desenvolvendo. É também no terceiro mês que o feto consegue fazer seus primeiros movimentos com as mãos e os pés de abrir e fechar.

Terceiro mês de gravidez

Quarto mês de gestação

É no quarto mês que as impressões digitais começam a aparecer assim como a sobrancelha, cabelo, bochecha e a ponta do nariz. O lanugo, que é uma penugem que protege o corpo do bebê dentro do útero da mãe aparece e junto com ele o órgão genital, sendo possível saber o gênero do bebê.

Quarto mês de gravidez

Quinto mês de gravidez

É nesta fase que o seu bebê começa a desenvolver-se com força total, e é aqui que o feto já está com os sentidos todos apurados ouvindo todos os sons a sua volta, sendo capaz de reconhecer o som da voz da mãe. Caso esteja esperando uma menina, o útero e as trompas estão completamente formados, e se for um menino as genitálias já são bem visíveis.

Quinto mês de gravidez

Sexto mês de gravidez

A movimentação do seu bebê é tão intensa no sexto mês que você sentirá muitos chutes e socos na barriga, além de sentir seu bebê se mexendo mais. No sexto mês o bebê possui uma pele avermelhada e enrugada ainda coberta pela lanugem que só desaparecera nos próximos meses.

Sexto mês de gravidez

Sétimo mês de gravidez

No sétimo mês seu bebê já está bem formado, caso nascesse agora teria grandes chances de sobreviver. Já consegue sentir e fazer várias ações como abrir e fechar os olhos, soluçar, perceber quando o ambiente esta mais claro ou escuro, além de distinguir o gostos de doce e salgado. No sétimo mês o seu bebê mede aproximadamente 42cm e pesa por volta de 1.800g.

Sétimo mês de gravidez

Oitavo mês de gravidez

O oitavo mês de gravidez é o começo da reta final, é normal a mãe se sentir mais cansada e a barriga começar a pesar muito. Agora o seu bebê começa a ter a aparência de um recém-nascido com as dobrinhas de gordura. Os membros também continuam crescendo, assim como os ossos que vão calcificando-se. Ao final do oitavo mês seu bebê deve pesar 2,5 Kg e medir por volta de 50 cm.

Oitavo mês de gravidez

Nono mês de gravidez

O espaço dentro do útero ficou menor, por isso é normal no nono mês o bebê se mexer menos na barriga da mãe. Agora o seu filho já dispõem de uma consciência nítida, por causa do aumento intenso da atividade cerebral e a sua visão melhorada. Todos os seus órgãos estão totalmente formados, assim como o sistema imunológico que está forte o suficiente para poder protegê-lo após o parto. Finalmente é hora de nascer, o seu bebê esta pronto para vir ao mundo, por isso é importante sempre estar preparada porque a qualquer hora ele poderá nascer.

Nono mês de gravidez

Saiba mais sobre gravidez

6 votos




Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook