Descer a menstruação atrasada é um alívio

Todas as mulheres em algum período da vida já tiveram ou vão ter menstruação atrasada, mas nem sempre menstruação atrasada é gravidez.

RelógioSe a menstruação ficar atrasada um dia já é o suficiente para deixar qualquer mulher de cabelo em pé, pois a menstruação atrasada é o primeiro indicio de uma possível gravidez. Mas o que temos que ter em mente é que nem sempre quando a menstruação atrasa é sinal de gravidez e sim algum problema com o seu organismo. A menstruação é de extrema importância, pois quando ela é regulada e não adianta e nem atrasa mostra que o organismo está equilibrado, agora se a menstruação atrasar pode ser problemas que se não tratados podem comprometer toda a saúde.

Para tirar suas dúvidas em relação à menstruação atrasada confira nos tópicos abaixo.

                       

Causas da menstruação atrasada

A menstruação pode atrasar por diversos fatores emocionais e físicos que interferem diretamente no organismo da mulher. Veja quais são as causas para a menstruação atrasada.

Menstruação atrasada

Insuficiência ovariana prematura

A insuficiência ovariana prematura é quando o organismo da mulher para de funcionar normalmente antes dos 40 anos de idade. Os ovários param de produzir óvulos e consequentemente a mulher deixa de menstruar ou passa a ter menstruação irregular. Não há nenhum tipo de tratamento comprovado que faça com que os ovários voltem a funcionar normalmente, mas os sintomas podem ser amenizados.

Fibrose uterina

A fibrose uterina é um tipo de tumor não cancerígeno muito comum em mulheres na idade fértil. Os principais sintomas da fibrose uterina em algumas mulheres pode ser a falta da menstruação, sangramentos entre os períodos menstruais ou menstruação pesada. Mulheres que têm a fibrose uterina podem ter dificuldades para engravidar, e seu tratamento é a base de medicamentos que aliviarão a dor e diminuir ou parar seu crescimento.

Estresse e ansiedade

Para uma menstruação regular há necessidade de uma harmonia entre o sistema reprodutor e o cérebro, quando essa harmonia é interferida por certas emoções como o estresse e a ansiedade, todo o organismo da mulher fica comprometido podendo muitas vezes atrasar a menstruação. Isso acontece porque os hormônios responsáveis pelo ciclo menstrual são comandados pelo cérebro, e quando o mesmo não vai bem acaba refletindo em sua menstruação.

Má alimentação

A má alimentação também pode ser uma das causas da menstruação atrasada, pois a restrição de certos alimentos faz com que você ingira poucas vitaminas, e essas vitaminas são importantes para o bom funcionamento do organismo.

Menstruação atrasada o que fazer

Do ponto de vista dos médicos 15 dias de atraso menstrual é o limite considerado um atraso “normal”, e a partir desse tempo é importante a procura de um ginecologista para uma melhor avaliação. Nunca faça uso de remédios, pois podem ser perigosos a saúde podendo desregular ainda mais o seu organismo. Mas você pode usar as receitas de chás da vovó como o chá de canela, que costuma fazer a menstruação descer sem trazer  nenhum risco a saúde.

Mulher e médica

O mais importante é que se você descartou a possibilidade de estar grávida é procurar um médico, pois todos esses problemas citados acima podem ser revertidos se diagnosticados prematuramente.

Para saber mais sobre a menstruação, assista ao vídeo O que fazer em caso de menstruação irregular do Portal Mundo Mulheres do Youtube:

O QUE FAZER EM CASO DE MENSTRUAÇÃO IRREGULAR

Saiba mais sobre menstruação

10 votos





Mais informações por email.