Cuidados que se deve tomar antes de uma gravidez

Planejar uma gravidez é de extrema importância, pois é fundamental tomar cuidados que irão garantir a saúde da mãe e bebê.

Maternidade 1

A gravidez muitas vezes ocorre sem que o casal planeje, mas também existem aquelas pessoas que adorariam ter um filho e planejam tal ato. Mas para engravidar não basta só querer é preciso tomar cuidados para que sua gestação seja a mais saudável e segura possível. Aqui vão algumas dicas para você que deseja ficar grávida sem que algumas atitudes não prejudiquem o bebê.

                       

Consulte um ginecologista

O primeiro passo antes de engravidar é consultar o seu médico ou mesmo procurar por um de sua confiança. A avaliação de um especialista, principalmente quando se trata da sua saúde não há como substituir. Será o médico que irá pedir uma bateria de exames ginecológicos e também outros para ver se a futura mamãe tem algum problema como anemia, problemas cardíacos, renais, enfim, muitos outros que podem comprometer uma gestação.

Mulher e médico

Tome ácido fólico

Para quem não sabe o ácido fólico é um tipo de vitamina mais conhecida como vitamina B9, que pode ser encontrada em vários tipos de alimentos. Essa vitamina é de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento do corpo humano, pois é ele quem participa da formação e também multiplicação de todas as células do organismo.

Por isso o ácido fólico deve ser tomado pelo menos 3 meses antes da gravidez, pois irá ajudar na prevenção de malformações fetais graves, principalmente os que envolvem problemas cardíacos, facial e problemas de fechamento do tubo neural, além dos casos de Síndrome de Down. O ácido fólico será indicado por seu médico e pode ser encontrado em farmácias e Posto de Saúde.

Esteja no peso ideal

Segundo estudos, mulheres que estão abaixo do peso ou muito acima do peso normal, com índice de massa corporal abaixo de 20 ou acima de 30, apresentam maiores dificuldades em engravidar. É importante trabalhar para chegar ao peso ideal, além disso, irá te ajudar muito, pois na gravidez ter uma alimentação rica em nutrientes e vitaminas irá garantir saúde para você e o bebê. Então a dica é caprichar em alimentos ricos em fibras, cálcio, ácidos graxos entre tantos outros.

Peso ideal

Pratique atividades físicas

Se você não é muito adepta aos exercícios físicos, essa é uma boa hora para começar, pois além de ajudar o corpo a manter-se em forma, ao engravidar você já estará habituada com as práticas de exercícios. Então deixe a preguiça de lado e comece agora a praticar algum tipo exercícios físico, pois só trará benefícios para você e o bebê.

Diminua a quantidade de café

Segundo pesquisas, o excesso de cafeína pode afetar a capacidade do organismo em absorver ferro, que é muito importante durante a gravidez, além de elevar risco de perda do bebê dentro do útero. Então para as mulheres que consumem o café todos os dias a dica é ir diminuindo, não só o cafezinho de todos os dias, mas também refrigerantes, chás e chimarrão, pois todas essas bebidas contém cafeína.

Café

Esteja com a saúde mental em dia

As mulheres que sofrem de depressão e estresse tendem a ter mais dificuldades para engravidar, então caso apresente problemas com a cabeça, é melhor procurar ajuda antes de engravidar, pois as mudanças hormonais que ocorrem durante a gestação são bem intensas, acentuando ainda mais problemas como depressão, estresse entre outros. E lembre-se que a situação com o parceiro também deve estar boa, pois a gravidez pode piorar as coisas, caso a situação de vocês já não esteja muito boa.

Pense muito antes de ter um filho

Vale ressaltar que ter um filho é um compromisso para a vida toda, então antes começar a tentar é importante fazer perguntas para si mesma como, por exemplo: Eu e meu companheiro estamos no mesmo barco nessa história de ter um bebê? Se nossas religiões são diferentes, como isso irá afetar a criança? Como vamos conciliar o trabalho e os cuidados com a criança? Estamos dispostos a abrir mão da vida despreocupada e de dormir até tarde no fim de semana?

Pezinho de bebê

Essas são só algumas dicas de como proceder antes de tentar engravidar, mas é importante conversar bastante com o parceiro e com o seu médico.

Saiba mais sobre gravidez

4 votos






Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook