Cremes para cada tipo de pele

Existem vários produtos para diferentes tipos de pele. Veja qual é o seu tipo de pele, qual creme usar e como hidrata-la corretamente.

mulher com a mãe no rosto

Cada pessoa tem um tipo de pele, isso não é mistério para ninguém, algumas possuem sardas, outras espinhas, algumas peles perfeitas e saudáveis, muita oleosidade, descamação, enfim, cada pessoa tem uma pele de acordo com seu organismo, isso mesmo o seu biótipo reflete na sua pele, por exemplo, pessoas negras geralmente tem poros fechados mas possuem a pele oleosa, pessoas brancas de pele oleosa possuem poros abertos, pessoas de pele seca podem sofrer descamação e pontos esbranquiçados e muitas outras predisposição.

O tipo de pele geralmente é hereditário, se sua mãe tem a pele oleosa a sua supostamente também é, se seca a mesma coisa. Maioria das pessoas não sabem identificar o seu tipo de pele, atualmente o mercado de cosméticos está investindo a fundo em produtos específicos para cada pele, isso porque há uma grande insatisfação que gera duvida sobre a questão dos tratamentos para a pele.

Mais sobre cremes para cada tipo de pele

Creme para a pele oleosa

mulher de olhos fechados

Geralmente este tipo de pele é considerado mista ou oleosa, pode apresentar oleosidade em todo o rosto ou apenas na zona “T” (testa, nariz e queixo), além disso, pode apresentar em algum momento da vida ou sempre casos de acne, devido a grande produção de sebo das glândulas os poros não dão conta de expelir tanta secreção e acabam sofrendo um congestionamento, gerando cravos e espinhas de variadas proporções.

Para as pessoas que sofrem com a acne devido a grande oleosidade da pele, o primeiro passo é limpar adequadamente a pele, os produtos de limpeza para esta pele pode ser a base de ácido salicílico ou não, mas devem ser livre de óleos e de preferencia em gel, deve ser limpo pelo menos duas vezes ao dia. Muitas pessoas acreditam que a pele oleosa não precisa ser hidratada, devido a oleosidade natural, isso é completamente errado, porque o que hidrata a pele são nutrientes e não o óleo, quando isso não ocorre após a limpeza as glândulas tratam de trabalhar para produzir cada vez mais.

O tônico também é indispensável para fechar os poros, evite produtos a base de álcool, estes causam um ressecamento momentâneo que é prejudicial para as glândulas que entendem isto como uma agressão e vão produzir mais camadas de óleo para proteger a pele.

O hidratante não deve conter óleo e de preferencia deve conter proteção solar, o sol também ativa as glândulas e produzirem mais oleosidade.

Creme para pele seca

mulher passando creme no rosto

A pele seca pode parecer fácil de ser tratada, mas não é, além de seca esta pele geralmente é sensível, por isso pode haver grande dificuldade para encontrar o produto ideal. Contrário da pele oleosa, as pessoas que possuem a pele seca acreditam que não precisam lavar o rosto com sabonete adequado, apenas enxaguar com água, mas isso é errado, porque a pele do rosto também sofre com as impurezas do ar, e necessita de limpeza adequada.

O sabonete para esta pele deve ser em creme, além disso, é preciso evitar lavar o rosto na água quente, prefira a morna ou fria.

A pele seca também precisa de tônico, opte também por um em creme para limpar profundamente e evite os a base de álcool, que resseca ainda mais a pele.

O hidratante deve ser a base de ureia, glicerina e outros nutrientes necessários para que hidrate profundamente, não se esqueça do protetor solar também, alguns produtos tem a função dois em um, protege e hidrata, já que os que são apenas protetores não tem a função de hidratar.

Creme para pele flácida

mulher se olhando do espelho

A pele flácida necessita de um cuidado extra, os produtos para esta pele que já sofreu com a perda de nutrientes, deve ser enriquecido com ácidos retinoicos, hialurônico entre outros, que são capazes de retardar o envelhecimento das células e rejuvenescer a pele que esta flácida. Além dos cremes esta pele necessita de cuidados específicos como cremes para área dos olhos e boca, além de loções especiais como complexos que uniformizam o tom da pele.

O primeiro passo é conhecer o seu tipo de pele e saber quais são as maiores necessidades, o segundo passo é tratar adequadamente, o mercado tem muitas opções de preços e marcas de acordo com sua pele e seu bolso.

Quer saber mais sobre cuidados com a pele? Veja o vídeo sobre os benefícios da babosa para o cabelo e pele no canal do portal ZUN no Youtube:

Saiba mais sobre cuidados com a pele

31/10/13 por Natalia Fraga

   

Mais informações por email

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook