Cosméticos naturais receitas

É fato que a cada dia cresce o mercado de cosméticos em todo o mundo. Confira dicas de cosméticos no Portal Mundo Mulheres.

Mulher passando creme

Não há como negar que mulheres, de uma forma geral são extremamente vaidosas, prova disso é o crescente aumento da indústria de cosméticos, investindo cada vez mais em produtos que venham de encontro às necessidades de suas consumidoras, cada vez mais exigentes. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético, o Brasil é o considerado o terceiro maior mercado consumidor em cosméticos do mundo, uma informação valiosa segundo os dermatologistas, pois mostram que mais que vaidade estão os cuidados com a pele e como todas nós sabemos, pele bonita é pele saudável, embora tendo esta consciência, nem sempre é possível investir em produtos devido as condições financeiras, mas segundo a cosmetóloga Fernanda Fialho, é possível manter a beleza da pele com receitinhas caseiras, feitas a partir de produtos naturais como frutas, cereais e plantas medicinais, confira algumas dicas:

                       

Para os dias de calor intenso nada melhor que refrescar a pele, para isso a sugestão é usar água de rosas. Para fazê-la você necessitará de uma garrafa de água mineral de 250 ml, dez gotas de óleo essencial de rosas, preferencialmente de rosa branca e uma gota de corante rosa previamente diluída, basta misturar todos os ingredientes e borrifar várias vezes ao dia, além da sensação refrescante, o óleo essencial de rosa é rico em tanino, além de agir como adstringente, atiinflamatório, cicatrizante, antissépico e calmante. Todas nós sabemos que para uma boa hidratação, é necessário antes uma tonificação e para isso nada melhor que alecrim.

Em um recipiente coloque ½ xícara de café de folhas de alecrim com uma xícara de café de álcool de cereais e deixe a mistura repousar por duas horas, triture com o auxílio de um pilão e acrescente 135 ml de água mineral, em seguida coe. Após lavar o rosto com sabonete específico ao seu tipo de pele, use a loção embebida em um algodão. O alecrim possui muitas propriedades dentre elas destacamos: ativa a circulação periférica, tonifica a pele, é um poderoso antioxidante, é estimulante celular e ainda protege os tecidos. Importante ressaltar que após quinze dias o tônico perde suas propriedades, necessitando ser refeito. Pele refrescada, tonificada, o passo seguinte é a hidratação, para isso nada melhor que uma máscara de aveia, que hidrata profundamente pele seca e ainda regenera o manto hidrolípidico, iogurte que contém ácido lático, promovendo assim uma melhor aparência da pele devido a sua ação micro-esfoliante.

O mel contêm propriedades antimicrobianas e antioxidantes, absorvendo as impurezas da pele, deixando-a mais lisa, devolvendo o brilho natural e mamão que contém enzima proteolítica e papaína, sais minerais como o cálcio, fósforo, sódio e magnésio, também vitaminas A, C e D, promovendo maciez e hidratação. Para fazer a máscara, num recipiente junte uma xícara de aveia, um copo de iogurte natural com ½ mamão papaia e duas colheres de sopa de mel, misture tudo e aplique sobre a face, deixe o produto agir por vinte minutos e lave o rosto. Um segredinho para peles manchadas é clareá-las com aquela água branca que sai do arroz ao lavá-lo, isso mesmo! Basta deixar o arroz de molho por quinze minutos e usar a água branca desse arroz na face, deixando secar naturalmente.

Se você sofre com a oleosidade excessiva da pele, a dica é fazer uma máscara usando ½ xícara de argila preta, vinte gotas de extrato de confrei que tem efeito cicatrizante, vinte gotas de extrato glicólico de arnica, vinte gotas de extrato de própolis, tudo isso misturado numa vasilha com ½ xícara de café de talco para bebês, vá adicionando aos poucos água morna, misturando tudo até obter uma pasta homogênea, importante não ficar muito mole, passe no rosto e deixe agir de quinze a vinte minutos ou até que a máscara seque, em seguida retire-a em água gelada.

Para uma pele sempre bonita e saudável o segredo está na prevenção contra os efeitos naturais do tempo, é claro que não podemos abusar, mas recorrer a cosméticos naturais pode ser uma boa saída para quem não tem muitos recursos para investir em cremes e tratamentos, esperamos que as dicas sejam úteis e que você possa sentir na pele todos os resultados.

Nenhum voto, seja o primeiro



Josi
29/11/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook