Corrimento feminino é normal?

O corrimento feminino é um dos problemas que mais afetam as mulheres e uma das causas mais frequentes de visitas ao ginecologista.

Mulher com expressão de dúvidaO corrimento vaginal é mais uns dos vários transtornos que cercam o universo feminino, um problema irritante, porém normal, responsável em levar muitas mulheres ao consultório médico.

O corrimento feminino é um tipo de secreção vaginal normal que pode apresentar cor e odores diferentes. Porém, nem toda secreção é sinal de problemas, existe uma que é considerada normal segundo especialistas, afinal o corrimento feminino é uma espécie de defesa do organismo, estimulado pelas células vaginais e do colo do útero. Contudo,  corrimentos femininos com coloração forte, que apresentam coceira, dor, queimação ou lesão podem indicar infecções vaginais causadas por bactérias e fungos, esse tipo de corrimento feminino não normal e requer tratamento médico.

         

Quando o corrimento é normal?

roupa intima pendurada no varal

Como vimos, o corrimento feminino é uma secreção que serve como defesa para o organismo, sendo comum toda mulher apresentar uma pequena quantidade de corrimento, principalmente se estiver em idade fértil. É considerado corrimento feminino normal àquela secreção sem cheiro, com aparência de clara de ovo, de consistência aquosa e coloração esbranquiçada e que não causa coceira. Esse corrimento ou secreção é normal, sendo o resultado da descamação da parede do canal da vagina, influenciado pelos hormônios femininos. É normal esse tipo de corrimento ou secreção aparecer na época da ovulação, e se tornar mais intensa antes da menstruação. Quando acabamos de menstruar é normal que esse corrimento feminino seja mais fluído e transparente, em pequena quantidade, já próximo à ovulação é mais viscoso e a quantidade é maior. Perto do período de menstruar pode ainda surgir um corrimento branco, seco e que esfarela na calcinha, seu fluxo não é contínuo, não apresenta cheiro e desaparece em pouquíssimos dias.

Corrimento feminino causas

Mulher tomando pílula anticoncepcional

O corrimento feminino que apresenta sintomas desagradáveis como coloração típica, mau cheiro, coceira ou ardor, não é considerado normal e precisam ser tratados, pois normalmente estão relacionados a doenças ginecológicas. Entre as causas mais comuns dos corrimentos estão infecções vaginais, reação do organismo a um corpo estranho, vaginose atrófica, comuns em mulheres na menopausa, devido aos baixos níveis de estrogênio, gonorreia, tricomoníase, candidíase vaginal, infecções e outras doenças venéreas.

Corrimento feminino tipos

Mulher fazendo xixi

A coloração do corrimento pode ajudar a diagnosticar a causa, facilitando assim o tratamento.

Corrimento branco

Corrimento feminino esbranquiçado ou acinzentado, espesso, acompanhado de coceira, ardência ou dor pode ser indícios de candidíase, já se apresentar mau cheiro pode indicar vaginose ou tricomoníase.

Corrimento marrom

O corrimento feminino amarronzado normalmente apresenta essa coloração por conter sangue coagulado e pode indicar infecções vaginais, câncer de vagina, do colo do útero ou do endométrio. Em muitos casos o corrimento marom também pode ser apenas restos de menstruação, sendo muito normal o corrimento marrom nos primeiros dias de gravidez, quando ocorre a implantação do embrião no útero.

Corrimento amarelo

O corrimento amarelo costuma ser a principal causa de infecções ginecológicas, apresenta mau cheiro, ardência e coceira intensa e pode indicar gonorreia e clamídia,

Corrimento feminino tratamento

Mulher conversando com médico ginecologista

O tratamento para o corrimento feminino vai depender de suas causas, alguns corrimentos são tratados com dose única de medicamentos, já em outros casos é necessário o uso de antibióticos por até 14 dias, dependendo da gravidade e do agente causador do corrimento. Porém medidas simples como dormir sem calcinha e usá-las preferencialmente de algodão, não fazer uso diário de sabonetes íntimos e nem usar roupas apertadas, ajudam a evitar o corrimento feminino anormal, é importante também não deixar a calcinha secar no banheiro, pois isso estimula a proliferação de fungos e bactérias.

O corrimento feminino é fácil de ser identificado, basta observar o fundo da calcinha e o papel higiênico ao se limpar, ao perceber qualquer sintoma anormal, consulte um ginecologista para um diagnóstico mais preciso e jamais deixe de fazer os exames femininos preventivos, como o papanicolau, essencial para saúde da mulher.

Acesse o vídeo do portal Mundo Mulheres no Youtube e confira maiores informações, esclarecendo eventuais dúvidas sobre corrimento feminino é normal.

CORRIMENTO FEMININO É NORMAL?

Saiba mais sobre o corrimento feminino

0 voto



Josi
05/10/09




Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Oi eu sou akassia! quando estava fasendo relação com meu marido começou a arde e depos da relação saiu uma massa branca.oq esta acontecendo??

    akassia
    26/10/13 às 11:55 pm
  2. holá!!!
    Me chamo Janete…
    Tomo o anticoncepcional selene a 6 meses…
    Preciso fazer raspagem no útero?
    Pois a pouco menos de mês notei
    que esta saindo uma massa branca
    da minha vagina…
    É o comprimido ou corrimento?
    Vou ver o ginecologista no começo do mês
    Mais queria uma opinião…
    Desde Já muito Obrigado!!!!

    Janete Leite
    28/09/13 às 9:46 pm
  3. Olá Fernanda,

    Recomendo que você volte ao médico ou procure outro e exponha todas as suas dúvidas a ele, pois somente o médico saberá avaliar a seu estado.

    Mundo Mulheres
    18/09/13 às 10:37 am
  4. olá estou com corrimento ja faz meses , mas demorei para tratar , fui ai medico e ele me passou uma pomada e um comprimido , usei e nao parou , dai ele me passou outra pomada mais forte e um comprimido que tomei por 7 dias e a pomada usei por 4 noites , mais dai só foi eu aparar a pomada que voltou denovo oque pode ser

    fernanda
    17/09/13 às 4:26 pm
  5. Olá leila,

    Você como mãe deve sim levar a sua filha novamente para o médico, pois o corrimento amarelado é um sinal do organismo de que algo não esta certo e deve ser tratado o mais rápido possível para que problemas mais graves não aconteçam. E em hipótese alguma de qualquer tipo de medicamento a sua filha, somente o médico poderá receitar os remédios corretos.

    Mundo Mulheres
    07/08/13 às 10:16 am
  6. meu nome e leila e minha filha e adolescente e esta com corrimento amarelado, passei ela no ginicologista , e eles perderao os isames dela por isso ela nao quer mais ir ao medico por favor o que eu faço tem algum remedio que eu possa estar dando a ela pois esta dificil eu tambem fiz o papa nicolau e eles tambem perderao o meu isame ja tive candidiase a uns 8 anos por isso peço a ajuda de voces pois moro em caraguatatuba e esta dificil a area da saude aqui obrigada

    leila
    05/08/13 às 3:07 pm
  7. Olá Camila,

    O ideal é sua mãe procurar um médico ginecologista que através de exames poderá avaliar melhor o caso, pois o corrimento vaginal pode ter várias causas, como tem odor forte pode ser uma infecção, por isso é necessário uma avaliação médica.

    Mundo Mulheres
    08/07/13 às 12:09 pm
  8. eu quiria fazer um pergunta minha mae fez ligadura na epoca ela tinha 24 anos apois fazes ela sente forte dores no pe da barriga e sair muita secreção branca e um mal cheiro e normal ? o que pode ser ? ame este site xerooo

    camila monteiro da silva
    05/07/13 às 1:49 pm
  9. Oi sou Francielle to aqui para pedi a sua ajuda to com corrimento branco e ta muito, to sei mestrua a tres meses tambem to amamentado espero resposta beijos

    Francielle pabline esteves
    24/02/13 às 10:09 pm
  10. estou com corrimento branco com cheiro ruim escorre a todo momento como posso fazer para ,parar este corrimento?

    licia
    06/02/13 às 3:53 pm
  11. Bom dia
    Sou casada , tenho 43 anos, dois filhos e já fiz laqueadura, faz uns 06 meses que estou corrimento esbranquiçado que mais parece um leite talhado nao tem cheiro algum, gostaria de saber como peguei qual a causa deste corrimento, quando tenho relação sexual, tenho um desconforto e no final sinto uma ardencia na vagina, já fiz exames e não deu nada, usei pomada e isso vai e volta qual medicamento devo tomar,obrigada aguardo resposta.

    San
    27/09/12 às 9:30 am
  12. olá eu comecei a ter relação agora com meu namorado ,eu era virge ,,e sai as vezes na minha vagina tipo esfarelando e eu não tinha isso começou agora depois da relação ,como a minha mãe não pode saber q perdi a virgindade se não ela me mata ,queria que vcs me ajudase falando o que devo fazer,ou devo tomar pra melhorar obrigada

    paola
    21/09/12 às 4:17 pm
  13. Estou com um corrimento esbranquiçado e com um cheiro muito forte que chega a encomodar quando vou ter relaçoes, o que é isso ? me ajuuuuuudem por favor!

    Daniele
    16/09/12 às 3:46 pm
  14. é normal ter escorrimento quando esta amamentando?
    PS.: ME RESPONDA POR FAVOR

    Gabriella Fonseca
    02/09/12 às 8:11 pm
  15. AMIGA EU NÃO SEI DE QUANDO É ESTA POSTAGEM,MAS VOU TE RESPONDER MESMO ASSIM,SE NÃO SERVIR MAS PRA VC QUEM SABEAJUDE OUTRAS PESSOAS COMDUVIDA.É O SEGUINTE ONOME DISSO É CANDIDIASE, SEI PQ JA TIVE RECORRENTE E SEI Q É TERRIVEL. EU TRATAVA NUM MES E NO SEGUINTE JA VOLTAVA. TIVE QUE TOMAR UM REMEDIO POR UM ANO TODO MES EU TOMAVA UM COMPRIMIDO,HJ GRAÇAS A DEUS NAO TENHO MAIS. O TRATAMENTO E COM REMEDIO PARA FUNGOS JA QUE CANDIDIASE É UMFUNGO. É ISSO. BOA SORTE.

    MARIA
    03/08/12 às 2:28 pm
  16. isso é normal parece mesmo um leite talhado e sem odor e super normal lave bem a vagina com qualquer sabonete especial e que seja adequado a vagina e lave ela todos os dias,vc não pegou isso de seu parceiro etc isso aparece na vagina derrepente é o normal,não tome medicamentos,não sera necessario,se é sem cheiro é mais normal ainda é da vagina própria tá querida,se tivesse cheiro ai sim poderia ser inflamação,infecção,ou algum problema com sua vagina eu tenho 29 anos,já passei por isso e tenho uma filha de 13 isso acontece muito com ela e eu sempre a aconselho!!! bjsss espero que tenha ajudado

    claudia
    12/06/12 às 3:28 pm
  17. vc tera que ir ao ginecologista para saber oque esta acontesendo ja a fase maron que vc falou eo sangue preso

    alexsandra
    21/05/12 às 2:54 pm
  18. ola,ha tres meses uma senama depois da mestruacão sai agua como se eu tevesse feito xixi e normal

    telma
    13/05/12 às 4:44 pm
  19. esto com corrimento aconpanhado de uma coseira o que faso o que tomo..

    val
    09/05/12 às 12:00 am
  20. passei varios meses sem menstruar, e agora vem um corrimento marron as vezes só, e as vezes com um pouco de sangue e ja faz mais de um mês que isso esta acontecendo e queria saber qual motivo?

    Raquel
    02/04/12 às 4:24 pm
  21. Olá, depois de minha menstruação, logo no início de meu período fértil aparece um corrimento amarelo-esverdeado provocando coceira e ardência, não apresentando muito odor. Gostaria de saber o que poderia ser e algum remédio para o tratamento ou também métodos que possam auxiliar no desaparecimento do mesmo. Muito Obrigado!

    Helen
    20/03/12 às 6:51 pm
  22. Ola! Tenho á algum tempo um corrimento as vezes amarelo outras vezes branco , com cheiro ruim , que seja molhar minha roupa. O que pode ser isso? O que posso tomar pra parar com isso? Abraços aguardo resposta!

    karen
    29/02/12 às 9:02 am
  23. Holá tenho 26 anos e morro de medod e ficar doente também sinto vergonha.
    tõ com um corrimento transparente que quando seca fica branco mais não tem mal cheiro graças a Deus. porém tá me tirando o sono..tem horas que molha a calcinha e também sai uma água nãi tenho dinheiro pra ir ao ginecologista gostaria que me ajudasse agradeço e aguardo resposta abraço

    Pt
    24/02/12 às 1:12 pm
  24. tenho 46 anos, Faz um temopo que não tenho relacionamento (4~5meses) e nem tive corrimento, voltei a ter relacionamento com meu ex. no do dia seguinte começou a vir um corrimento meio amarelado, uma coisa que nunca tive e envolta da cabeça do penis dele, começou a ficar irritado, vermelhado(ardente), começamos a brigar, um acusando outro que saiu com alguém!
    Bom, gostaria de tirar essa duvida, o porque está vindo esse corrimento emio amarelado(não tem cheiro)

    VANIA
    31/12/11 às 5:31 pm
  25. Estou com corrimento faz uns meses,não tem cheiro forte mas é diferente do normal.É uma secreção branca como leite qualhado. Inclusive quando mantenho relaçao vejo essa na camisinha. Isso é muito desconfortável… E com relação ao meu parceiro, ele nao senti nada, mas o que podemos fazer? Obrigada!

    shirllei
    21/12/11 às 1:36 pm
  26. Estou com corrimento faz uns 2 meses,não tem cheiro forte mas é diferente do normal.É uma secreção branca como leite talhado. Inclusive quando mantenho relaçao vejo essa na camisinha. Isso é muito desconfortável… Alguma sugestão de que tomar ou usar? E com relação ao meu parceiro, ele nao senti nada, mas o que podemos fazer? Obrigada!

    shirllei
    21/12/11 às 1:29 pm
  27. Olá, depois de minha menstruação, logo no início de meu período fértil aparece um corrimento amarelo-esverdeado provocando coceira e ardência, não apresentando muito odor. Gostaria de saber o que poderia ser e algum remédio para o tratamento ou também métodos que possam auxiliar no desaparecimento do mesmo. Muito Obrigado!

    Luane Sabrina
    16/11/11 às 12:09 pm
  28. Olá. Há pouco tempo, adquiri um corrimento que eu nunca vi parecido. É meio esbranquiçado e semelhando ao leite talhado, sei lá, como se fosse um leite estragado ou até mesmo uma “qualhada” e que não tem cheiro algum. Sai muito e preciso usar absorvente para não ficar suja. Além disso, sinto muito coceiras e ardências. E da ultima vez que tive relação, saiu muito e ardeu muito. Eu queria muito saber o que eu tenho E qual o método para a melhoria dessa coisa que incomoda tanto. Obrigada!

    LUNA
    27/09/11 às 10:58 am
  29. Eu estou com um corrimento muito forte, tem odor e é amarelado, mesmo estando assim ” antes de saber q estava gravida” tinha relação com o meu marido.Como isso causou muita dor na minha barriga paramos de fazer. Só q agora tá aparecendo verrugas no seu testiculo, a minha infecção tem alguma coisa a ver com essas verrugas q nasceu nele e vice-versa?

    Fernanda
    29/07/11 às 8:47 pm
  30. Ola comecei tomar anticoncepcional, e no 7 dia veio um escorrimento marrom,sem cheiro e normal?ahh estou amamentando bjs obrigada.

    Carola
    30/06/11 às 7:10 pm
  31. Tô precisando de ajuda! Faz 2 dias que apareceu uma secreção esverdiada clara. Estou muito preocupada ñ sei oque isso pode ser.E tem um cheiro esquisito ñ sei descrever o tipo de cheiro mais esta fraco é mais ou menos igual um remedio forte o cheiro;e isso apareceu nesses 2 dias que fiquei sem transar com meu namorido. Na ultima vez que fui fazer exame preventivo deeu inicio de inflamação no utero me medicaram isso foi em dezembro de 2010 e agora estamos em abril de 2011…..

    katia
    09/04/11 às 10:53 am
  32. estou com corrimento escuro logo apos quando começo a tomar a pirula primera 30, ja fui ao medico e fiz exames, mais ainda tenho corrimento, é escuro e não tem cheiro,na relação sempre sai esse liquido, o que pode ser? preciso de uma resposta. obrigada

    jacqueline
    27/03/11 às 5:00 pm
  33. Estou com um corrimento esbranquiçado que mais parece um leite talhado e nao tem cheiro algum, gostaria de saber como peguei e qual a causa deste corrimento e se possivel qual medicamento devo tomar,obrigada e um grande abraço .

    sandra
    24/03/11 às 5:25 pm
  34. Boa noite, tenho um corrimento muito estranho no final de cada menstruação ele é como uma clara de ovo junto com filetes de sangue pois geralmente ainda estou no final da menstruação, logo após ele fica ralo e parece urina(chega a molhar a roupa. Junto sinto muita dor nos seios e na parte inferior da barriga.Tenho 39anos e a minha mentruação já falhou duas vezes(em outubro de 2010 e janeiro de 2011)e ainda tenho um pólipo endometrial. Pode ser isse o motivo da secreção? Aguardo resposta.

    elizabete
    19/03/11 às 10:27 pm
  35. Estou com corrimento faz uns 2 meses,não tem cheiro forte mas é diferente do normal.É uma secreção branca como leite talhado e percebi que ocorre mais na ovulação. Inclusive quando mantenho relaçao vejo essa na camisinha. Isso é muito desconfortável…

    marly de souza
    14/03/11 às 3:29 pm
  36. Boa terde ! eu estou com um problema ,tive em uma ginecologista q nem ao menos me examinou ,mais q ja me deu logo o atestado de q eu estava com uma candida. so q eu tenhu visto em varias materias q a candida n tem cheiro e é branca…gostaria de saber se o q estou e realmente uma candida ?
    Tenho bastante incomodo e cosseira e percebi q estou com a vagina como se estivesse toda ralada e sai um corrimento meio esverdeado amarelado ,parece um puz

    maria
    30/11/10 às 1:43 pm
  37. bom dia! eu tenho relação a 3 anos e nunca fui ao ginecologista, atualmente terminei o namoro de 1 ano, só tinha relações com meu parceiro, assim que terminamos, apareceu alguns problemas, coceira e irritação na minha vagina, uma massa branca, um branco forte, corrimento excessivo, odor desagradável, sonolência, falta de apetite, dor qndo urino, e vermelhidão, o que pode ser? será que é grave? não tenho coragem de falar sobre isso com ninguém, então só vc pra me ajudar…obrigada!!! abraço

    Joyc
    22/10/10 às 8:40 am
  38. tomei um anticoncepcional no sexto dia e começou um corrimento marrom sem cheiro o que pode ser?

    francisca
    07/09/10 às 8:12 pm
  39. ola tenho um corrimento amarelo com cheiro o q pode ser isso? e o q posso tomra?

    elieide
    20/08/10 às 9:05 pm
  40. Olá 19 anos, e outro dia tive relação sexual com o meu namorado, só que como tomo anticoncepcional, não usamos preservativos, só que antes disso já estava com corrimento esbranquiçado, parecendo leite mesmo, só que não tinah muito odor, depois que transei com ele, meu corrimento aumentou, de branco passou pra amarelo bem forte, e com um odor desagradável, eu não posso ir ao médico, pois minha tia é médica e é irmã da minha mãe, e minha mãe não sabe que perdi a virgindade. então se vc puderem me receitar um méicamento, que vcs já tomaram e dram certo! Por favor me indiquem! Muito obrigada! joyceraphaella@hotmail.com

    Joyce Raphaella
    10/08/10 às 9:34 pm
  41. OLA TENHO ESCORRIMENTO AMARELADO COM CHEIRO RUIM
    O QUE PODE SER?
    o QUE POSSO TOMAR PARA ISSO??

    jamilly
    30/07/10 às 11:09 am
  42. Ola!
    Tenho á algum tempo um corrimento as vezes amarelo outras vezes branco , com cheiro ruim , que seja molhar minha roupa.
    O que pode ser isso? O que posso tomar pra parar com isso?
    Abraços aguardo resposta!

    Bianca Caroline
    18/06/10 às 12:38 pm
  43. ola,,to precisando muito da sua ajuda.estava com um cheiro ruim a 2 meses atras fiz um exame preventivo e deu inflamaçao no utero fui ao ginicologista e ele me disse k to com gonorreia e deu umas alteraçao no meu exameCELULAS ATIPICAS DE SIGNIFICADO INDERTEMINADO POSSIVELMENTE NAO NEOPLASICAS,estou muito preocupada de nao poder ser mae! amaha vou repetir o exame preventivo mas estou muito preocupada.aguardo sua reposta..

    ANA FLAVIA
    07/06/10 às 8:40 am
  44. Ola..estou mto preocupada, pois sempre q transo com meu marido o penis dele sai com uma tipo de massinha branca de dentro da minha vagina..o q e isso?? qual e o tratamento?? por favor me ajuda estou desesperada..

    Marcia
    22/05/10 às 10:22 pm
  45. tomei anticoncepicionale no sexto dia começou um corrimento marron continuei tomando ate o decimo quinto dia e o corrimento n parou, entao resolvi para com o rémedio mais ja tem tres dias que parei de tomar eo corrimento continua, oq pode ser isso é normal

    Rose
    11/04/10 às 12:41 pm
  46. estou com corrimento faz algum tempo, nao tem cheiro forte mas tambem acho que e diferente do narmal, e eu percebi que quando estou alterada emocionalmente, ele piora , acontece com mais frequencia, o que devo fazer ? priscila

    priscila
    20/03/10 às 2:40 pm
  47. Estou com corrimento faz uns 2 meses,não tem cheiro forte mas é diferente do normal.É uma secreção branca como leite talhado. Inclusive quando mantenho relaçao vejo essa na camisinha. Isso é muito desconfortável… Alguma sugestão de que tomar ou usar? E com relação ao meu parceiro, ele nao senti nada, mas o que podemos fazer? Obrigada!

    Carol
    15/03/10 às 3:10 pm
  48. estou com corrimento já afz alguns meses e fiquei com vergonha de ir no ginecologista,uma ves deu uma dor muito forte na minha barriga,não sei se é no utero, mas as vezes fui no medico e ele falou q eu estava com enfecçãona bixiga mas dai o exame xegou e ele falou q eu ñ tinha nada…
    fiquei com raiva e fui embora e ñ voltei ais…e agora o q eu faço…

    priscila
    01/03/10 às 6:48 pm
  49. Estou com um corrimento amarelo,gostaria de saber se posso tomar cloridrato de clidamicina,ou qual outro medicamneto posso tomar. Muito obrigada e um grande abraço.

    sol
    16/02/10 às 8:29 am
  50. Estou com um corrimento esbranquiçado que mais parece um leite talhado e nao tem cheiro algum, gostaria de saber como peguei e qual a causa deste corrimento e se possivel qual medicamento devo tomar,obrigada e um grande abraço .

    maria jose
    03/01/10 às 11:41 am

X
Curta a página