Conheça os principais sintomas de gravidez

Além de alguns sintomas comuns como enjoos, dores e atraso menstrual, outros bem sutis podem indicar uma gravidez, saiba reconhecê-los.

Mulher pensando com ilustração de bebê

A gravidez é um período muito interessante, rico em alterações que modificarão tanto o corpo quanto a vida da mulher, por isso é natural surgir muitas dúvidas nessa fase, tanto em relação ao desenvolvimento e saúde do bebê quanto aos sintomas que serão sentidos por esses nove meses.

                       

Do ponto de vista médico, a gravidez é dividida em três principais fases chamadas de trimestres e cada uma apresenta sintomas característicos de cada fase. Para quem ainda está na dúvida, conheça os principais sintomas que podem indicar uma possível gravidez.

Principais sintomas de gravidez nas primeiras semanas

Nas primeiras semanas os principais sintomas da gravidez são bastante sutis e podem ser facilmente confundidos com os sinais da menstruação, até porque é muito comum nas primeiras semanas ocorrer um discreto sangramento conhecido como sangramento de implantação, que ocorre quando o óvulo está se fixando na parede do útero, porém o sangue é bem mais claro e dura menos dias que a menstruação normal.

Também são principais sintomas de início da gestação, aumento dos seios, cansaço e sono muito maior que o habitual, aumento de gases intestinais, o que pode gerar leves cólicas abdominais, também é possível notar um discreto inchaço abdominal, com sensação de peso no baixo ventre, náuseas e vômitos. Embora os sintomas de gravidez possam variar de mulher para mulher, são esses o que se caracterizam como principais nas primeiras semanas.

Mulher deitada com mão na barriga

Principais sintomas de gravidez no primeiro mês

Os primeiros meses de gravidez costumam ser os mais indesejáveis pelos sintomas. No primeiro mês os sintomas vão se acentuando, sendo que os principais são os enjoos matinais que pode se estender até 16ª semana de gravidez, também alterações de humor devido ao desequilíbrio hormonal, urinação frequente, que é um sintoma que acomete 100% das gestantes, náuseas que podem aumentar de intensidade até a 9ª semana.

O inchaço e dores nos seios devido ao estímulo para a produção de leite, assim como o escurecimento das aréolas, fadiga e sonolência desproporcionais as atividades diárias, alguns gestantes podem sentir dores de cabeça devido ao fluxo sanguíneo que se intensifica na gestação, podendo persistir por todo o primeiro trimestre, dores nas costas, prisão de ventre, aversão a certos odores e alterações no paladar também são os principais sintomas da gravidez no primeiro mês.

Principais sintomas de gravidez de gêmeos

Os sintomas da gravidez em si não mudam, porém quando a gravidez é de gêmeos alguns sintomas são mais acentuados e basta observar para saber se será necessário dobrar o enxoval. Os principais sintomas de uma gravidez gemelar são sensação de cansaço intenso, aumento da barriga acima do esperado para os primeiros meses, maior retenção de líquidos, aparecimento de varizes, fome maior que o habitual, isso porque a grávida de gêmeos necessita de 50% a mais de calorias do que uma gravidez comum, enjoos matinais muito mais fortes, câimbras frequentes logo nos primeiros meses, ganho de peso mais rápido que o habitual e movimentos fetais mais cedo.

Algumas mulheres bem sintonizadas com seu corpo conseguem identificar a gravidez logo nas primeiras semanas ao observar alguns sintomas que não são habituais, algumas são capazes de perceber os principais sintomas já no 6º dia após a concepção, o que é muito bom, pois segundos os especialistas, quanto mais cedo iniciar o pré-natal melhor para saúde tanto do bebê quanto da mamãe.

Leia mais sobre os principais sintomas de gravidez

5 votos



Josi
09/04/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. interesante

    micaela graciele da silva
    09/03/14 às 11:08 pm
  2. Muito obg

    valentina
    19/01/14 às 8:51 pm