Conheça os benefícios da batata doce

Conheça todos os benefícios que a batata doce pode trazer para a saúde, além de ser ótima escolha para os praticantes de esportes.

Batata doce 1

Depois que passei a me dedicar realmente a uma dieta saudável para eliminar os quilinhos que estão me deixando louca, comecei a pesquisar sobre a funcionalidade de vários alimentos, ou seja, quais são os benefícios que eles podem trazer para o meu corpo.

A lista de alimentos benéficos para o corpo é grande, e o alimento que me chamou mais atenção durante as minhas pesquisas sem dúvidas foi à batata doce.

O que é a batata doce

A batata doce é considerada uma raiz tuberculosa, comprida e de formato irregular. A de casca roxa é a mais comum, sendo que possui uma cor amarela clara por dentro. Possui um gosto mais adocicado, por isso a batata doce é muito usada na preparação de doces, embora seja consumida na maioria das vezes frita ou assada.

A batata doce teve origem na América Central, sendo considerado uns dos tubérculos mais antigos conhecidos pelo homem. Segundo pesquisas, a batata doce é consumida desde a pré-história, pois historiadores encontraram vestígios do consumo em cavernas peruanas que remontam a dez mil anos.

Batata doce

Benefícios da batata doce

A batata doce é um alimento rico em vitaminas A, C, B6 e E, potássio, beta-caroteno, manganês e também uma fonte de ferro. Muitos não sabem, mas a batata doce é um carboidrato complexo, só que de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção pelo organismo é mais lenta. Por ser uma excelente fonte de vitamina A e C, a batata doce é considerado um ótimo oxidante, o que ajuda muito na prevenção de vários tipos de câncer.

Outro super poder deste alimento é ser anti-inflamatório, isso graças a Vitamina C, B6, beta-caroteno e manganês. Essas vitaminas e nutrientes são eficazes na cura de inflamações internas e externas. Dentre os benefícios também posso destacar a prevenção contra a artrite, úlceras no estômago, enfisema, além de ajudar a manter o sistema digestivo mais saudável.

Batata doce em rodelas

Batata doce na musculação

A alimentação é super importante na vida das pessoas, principalmente as que praticam exercícios físicos todos os dias, que necessitam de uma dieta rica em proteínas e carboidratos. Sem esses nutrientes necessários, o corpo de um atleta não consegue reconstruir o tecido muscular que é danificado durante o treino, então consequentemente ao invés da pessoa ganhar massa muscular, ela acaba perdendo.

Mais sobre Conheça os benefícios da batata doce

O alimento que é recomendado por todos os especialistas na área da alimentação é a batata doce, pois possui um baixo valor de índice glicêmico (IG), ou seja, esse alimento vai liberando de forma lenta e gradual a energia, assim evitando os “picos” de insulina no sangue e o acúmulo de gordura, então a pessoa vai ter por muito mais tempo a sensação de saciedade.

Por ser uma ótima fonte de carboidrato o recomendado é que seja consumida com um filé de frango que é uma ótima fonte de proteína ou mesmo um filé de peixe. Segundo nutricionistas o indicado é que seja consumida cozida entre uma ou duas horas antes do treino.

Batata doce cozida

Sem dúvidas a batata doce é um ótimo alimento, mas não ache que consumir a batata doce igual a um louco vai te ajudar, o ideal mesmo é que seja consumida antes do treino.

Saiba mais sobre batata doce e seus benefícios:

Leia mais sobre alimentação:

 



Mais informações por email.

Comentar sobre Conheça os benefícios da batata doce

  1. bom dia!!! que horas devo comer a batata doce, pois treino pela manhã no primeiro horário.

    Marta Moreira