Compressa quente ou fria?

A compressa quente ou fria tem várias utilidades e dependendo da lesão corporal existe a compressa ideal, seja quente, fria ou mista.

Compressa.A compressa é muito utilizada em lesões na pele para aliviar contusões, dor, inchaço e hematomas, porém existe uma diferença e finalidade para cada tipo de ferimento ou lesões com compressas diferenciadas em temperaturas distintas. Cada compressa tem uma finalidade benéfica para determinada região do corpo como por exemplo a compressa de água fria  é ideal para torção e distensão muscular, já a compressa de água quente tem benefícios para cólica menstrual, contraturas, artrite  e dores crônicas.

É importante saber que para qualquer lesão ou problemas parecidos o indicado é procurar orientação médica para que ele avalie o grau do ferimento ou lesão antes das compressas de água fria ou quente.

         

Compressa quente ou fria para inchaço?

O inchaço pode aparecer em qualquer região do corpo seja por lesões bruscas ou aumento de líquidos no corpo podendo durar de dias até semanas. A compressa ideal para esse tipo de enfermidade é a fria, com uma bolsa com água fria ou com pedra de gelo. A água fria em compressa ou o gelo age com ação anestésica que evita e diminui o inchaço ocorrido por queda ou pancada.

A compressa fria é indicada logo nas primeiras 48 horas da pancada ou queda pois evitará que o local fique roxo prevenindo o inchaço. Além de compressas existem os medicamentos, porém esses só devem ser utilizados com prescrição médica.

Compressa no braço

Compressa quente ou fria para dor na coluna?

A dor na coluna é bastante comum e pode apresentar em várias faixas etárias, essa condição pode ser causada por vários fatores como postura inadequada, fraqueza de músculos, esforço excessivo da região da coluna, estresse do dia a dia, gravidez, excesso de peso, dormir de posição errada e vários outros motivos. Essa dores são bastante insistentes e pode causar grande transtorno para pequenas tarefas do dia a dia, entretanto existe uma maneira bem confortável de amenizar esse problema, a compressa de água quente.

Com uma toalha ou bolsa com água quente insira na coluna até sentir que a água esfrie. A compressa de água quente alivia a dor e estimula a circulação sanguínea evitando que a inflamação aconteça.

Mulher com dor nas costas

Compressa quente ou fria para injeção?

Para aliviar a dor de uma injeção, que na maioria das vezes arde demais devido a substancia aplicada o ideal é a compressa de água quente ou a imersão da região do corpo em água bem quente por alguns minutos, pois além de aliviar a dor, relaxando a musculatura ajuda a espalhar a vacina aplicada, surtindo o efeito benéfico mais rápido. A bolsa térmica é bastante prática e deve ser item essencial na caixinha de primeiros socorros, depois de um compressa quente o repouso também ajudará que as dores diminua evitando inchaço e inflamações.

Injeção no braço

As compressas tem várias finalidades e na maiorias dos traumas e lesões são usadas com temperaturas diferentes, porém em alguns casos a compressa mista é bem vinda principalmente em casos pós cirúrgicos e tratamentos de imobilização, agindo como choque térmico ativando a circulação.

Confira o vídeo do Youtube sobre compressa de água quente para aliviar a cólica menstrual.

Compressa de água quente alivia a cólica menstrual

Saiba mais sobre compressa quente e fria

0 voto



Josi
10/11/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Estou com dente inflamado fui no dentista, como faço pra ajudar a desinflamação?

    antonio carlos
    24/04/13 às 10:53 am

X
Curta a página