Como tratar herpes labial


Como tratar herpes labial

A herpes labial surge devido a uma manifestação de um vírus conhecido como Herpes Simplex vírus (HSV I e HSV 2), e você poderá identificá-la facilmente pelos primeiros sintomas geralmente uma coceira nos lábios, em seguida o local esquenta e logo surgem bolhas, quando estas estouram provocam muita dor, forma-se uma lesão que pode durar de sete a quatorze dias para cicatrizar.
Apesar de não ser comprovado cientificamente, estudos apontam que fatores emocionais podem contribuir para o desenvolvimento da herpes labial, pessoas ansiosas, tensas, estressadas são mais vulneráveis, outro fator está relacionado a baixa resistência física e também a exposição excessiva ao sol.
A herpes não deve ser tratada como afta, porque são lesões bem distintas, a afta caracteriza-se por uma lesão no interior da boca, pequenas e arredondadas com áreas esbranquiçadas e avermelhadas, a herpes são lesões que surgem externamente nos lábios, formada por feridas com secreções amareladas.
Deve-se tomar muito cuidado em relação ao vírus, pois é extremamente contagioso podendo infectar outras partes do corpo devido ao contato com a lesão, por isso recomenda-se o tratamento logo que se iniciem os primeiros sintomas, nunca furar as bolhas que se formam para não lesionar mais o local, lavar sempre as mãos após tocar as feridas para não correr o risco de espalhar pelo corpo e evite beijar ou falar muito próximo a pessoas, em casos de herpes genital evite relações sexuais.
Apesar da maioria da população ter esse vírus estima-se que cerca de 90%, nem todos desenvolvem esta infecção que pode ocorrer diversas vezes, como prevenção é aconselhável nunca compartilhar de bebidas, toalhas ou beijar pessoas que estejam com aparentes lesões na boca, proteger sempre os lábios da exposição ao sol com o uso de protetor solar específico para os lábios e use batons que contenham filtro solar.
Quando o processo infeccioso já está instalado camuflar o problema com maquiagens pode piorar muito mais a situação, o ideal é que mantenha as lesões sempre limpas e evite usar batons ou maquiagens até que estejam completamente cicatrizadas as lesões.
Sempre que perceber o problema é recomendável que procure um médico dermatologista para as devidas orientações e tratamentos que pode ser através de medicamentos de uso local, dependendo de cada caso e intensidade ou medicamentos via oral. Esse procedimento pode diminuir em muito o desconforto da herpes labial e prevenir para que não haja reincidência.

         
0 voto



Josi
24/05/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página