Como se dar bem com a sogra

É mais do que normal algumas mulheres não se darem muito bem com a sogra. Confira algumas dicas básicas para viver bem com ela.

Duas mulheres

É muito bom quando conseguimos cativar as pessoas pelo que somos, porém quando o assunto é relacionamento muitas vezes parece ser missão impossível agradar, principalmente quando o assunto é a mãe do nosso amado. Parece mentira, mas entre os vários problemas que podem afetar a convivência conjugal as maiores queixas ainda são os problemas causados pelas sogras.

Para você ter um relacionamento ou um casamento feliz, entenda que é necessário você se dar bem com a sogra, para isso noras e genros não devem pensar nela como uma bruxa má, sempre pronta a criticá-la ou colocar defeitos em tudo que você faz, com manias e planos malignos contra você, o segredo para um bom relacionamento com a sogra está em vê-la como um ser humano normal, portanto, propensa a erros e acertos, qualidades e defeitos.

Tendo essa visão é preciso ajudar a sogra a se encontrar dentro dessa nova vida do casal, é preciso mostrá-la que o filho ou filha se casou, não fazendo mais parte da vida dela como fazia antes e aí está à raiz do problema, o que instaura verdadeiras guerras entre genros, noras e sogras é o fato de que ninguém quer ceder e entender.

Quando há conflitos e discordâncias entre genros, noras e sogras a chave para uma boa convivência está no diálogo, todos nós possuímos defeitos, mas também qualidades, aproveitem o que de bom ela tem e converse com ela, explicando o que você não gosta, estabeleça limites para ela, deixando bem claro ao seu companheiro também o que sua sogra pode e não pode fazer em sua vida ou na vida de vocês. Devemos ser racionais e buscar um equilíbrio, descobrindo maneiras de convivência pacífica sem que um interfira ou atrapalhe a vida do outro, para isso basta o diálogo franco e aberto e claro, bom senso de ambas as partes.

Entenda que antes de ser sua sogra ela é a mãe do seu amor, o que acontece em muitos casos é que essas mães não conseguem entender e aceitar que seus filhos cresceram e se tornaram independentes, com gostos e escolhas muitas vezes contraditórios aos dela, muitas não aceitam o fato que seus filhos estão deixando o “ninho” seguro e protegido que elas construíram, por isso muitas vezes o parceiro acaba se tornando o responsável por tirar da casa o filho ou filha, muitas mães não conseguem aceitar que outra pessoa possa cuidar e amar seu filho tanto quanto ela é a velha competição feminina. A melhor maneira de lidar com isso é o filho explicar e mostrar para mãe que está feliz com a escolha que fez, que está começando uma nova fase em sua vida e por isso precisa de espaço, portanto, a mãe não pode atrapalhar sua vida, imponha limites, defina a participação da sua mãe em sua vida.

Mais sobre Como se dar bem com a sogra

Agora, existem casos em que há conflitos abertos e impossível convivência, nesses casos o melhor a se fazer é “tirar seu time de campo”, não precisamos conviver com quem nos agride e nem ficar ouvindo desaforos, caso tenha tentado de tudo e mesmo assim o convívio amigável não é possível , a melhor estratégia é se afastar, porém entenda, quem deve se afastar é você, não seu companheiro. Jamais exija que seu companheiro se afaste de sua própria mãe ou que tome partido por uma das duas, lembre-se que é preciso diálogo e bom senso. Para um bom relacionamento com a sogra entenda que nem todo o que ela diz é para atingir você, pode parecer estranho, mas muitas vezes ela realmente só quer ajudar, quem deve impor limites a sua sogra é seu marido, não confronte suas idéias, evite os conflitos e seja sempre zen.

Por mais difícil que seja entenda que você chegou depois da mãe, por isso jamais se mostre como uma rival seja sempre amiga e incentive, sempre que possível, a convivência da sogra em alguma atividade familiar, como almoços, por exemplo. Para todas aquelas que têm ou desejam ter filhos, não se esqueçam que as noras de hoje serão as futuras sogras de amanhã, com certeza você quererá uma pessoa que cuide e ame seu filho tanto quanto você, portanto aquela conhecida frase é válida “não faça ao outro aquilo que não quer que façam a você”, prove que nesse caso, é possível duas mulheres amar o mesmo homem e seja feliz!

Saiba mais sobre relacionamento




Josi
13/01/11

Mais informações por email.

Comentar sobre Como se dar bem com a sogra

Destaque

Amizade entre homem e mulher realmente existe?

Amizade entre homem e mulher realmente existe?