Como se comportar em uma entrevista

Confira dicas do Mundo Mulheres de como se comportar adequadamente em uma entrevista de emprego e sair de lá com a vaga garantida.

Mulher em uma entrevistaPara algumas pessoas os dias que antecedem a uma entrevista são dias de muita tensão. Aquele friozinho na barriga vai aumentando na medida em que se aproxima a data estabelecida para a realização do contato entre a pessoa e o entrevistador. Toda essa ansiedade e expectativa são reações normais, no entanto é preciso se preparar para que tudo ocorra de forma positiva, e a entrevista seja de fato um sucesso.

A primeira dica para quem irá fazer uma entrevista é demonstrar confiança e segurança. Confira algumas dicas que irão ajudar na hora de fazer uma entrevista.

Como se comportar em uma entrevista de emprego

A aparência é muito importante, é sempre bom escolher com antecedência a roupa que vai ser usada. Apresente- se no local da entrevista com pelo menos dez a quinze minutos de antecedência, seja cordial com todos os funcionários da empresa, pode ser que você esteja diante de futuros colegas de trabalho.

Sendo entrevistada

Durante o tempo em que você permanecer esperando para ser chamada, evite conversas desnecessárias com outras pessoas que estejam no local e caso alguém inicie um diálogo fale baixo sem chamar a atenção dos demais. Quando chegar a sua vez respire fundo e mantenha a calma, peça licença e entre naturalmente na sala de entrevistas.

Após a apresentação espere ser convidada a sentar-se. Caso não tenha entendido algo, sinta se a vontade para pedir que a pergunta seja reformulada, não permita que nada distraia a sua atenção.

Como se comportar em uma entrevista de estágio

A entrevista de estágio requer a mesma postura inicial citada acima, no entanto é preciso levar em conta que o estágio pode ser a porta para a efetivação na empresa. Durante a entrevista de ênfase a sua formação acadêmica e a toda bagagem que você adquiriu ao longo dos anos em busca do aprimoramento pessoal e profissional. Destaque também a importância do próprio estágio que irá- lhe proporcionar a oportunidade de colocar em prática tudo o que você aprendeu.

Procure ser objetiva e dê destaque a questões como o aprendizado de um novo idioma ou a algum curso complementar ligado a sua área de atuação. Fale sobre a sua paixão por essa atividade e o seu desejo de aprender cada vez mais, lembrando que o objetivo do estágio é justamente esse, o de fazer com que o candidato aprenda colocando em prática toda a teoria assimilada durante os anos de estudos.

Informação conta muito na hora da entrevista, procure se informar sobre a empresa, os cargos e forma como o trabalho é realizado. Com relação à pretensão salarial, faça antes uma pesquisa de mercado para saber quanto ganha um estagiário na área em questão. Se questionada sobre esse item seja sincera a aponte para um valor que corresponda à média de salário naquela função.

Mais sobre Como se comportar em uma entrevista

Como se comportar em uma entrevista em grupo

Embora a entrevista seja feita em grupo o objetivo é a avaliação individual e em alguns casos são chamadas várias pessoas, mas o número de vagas é limitado e somente os que se destacarem positivamente durante a entrevista serão contratados. A entrevista pode ser realizada por um único entrevistador ou por uma banca composta por várias pessoas.

Devido ao fato de haver várias pessoas esperando é comum ocorrerem diálogos e busca de informações, por isso seja gentil e discreta. Caso seja distribuído um questionário com questões, mantenha a calma e responda primeiramente as questões que você já sabe e deixe por último as mais difíceis.

Se o entrevistador abrir espaço para perguntas, pense antes de formular o questionamento, seja objetiva e demonstre segurança. Jamais interrompa a fala de alguém.

Espere sempre o melhor resultado e caso não seja o que você esperava, siga em frente e lembre- se que tudo na vida serve de aprendizado e com toda certeza na próxima vez você irá se sair bem melhor.

Assista ao vídeo e veja mais informações sobre como se comportar em uma entrevista de emprego:

Saiba mais sobre como se comportar em uma entrevista



Mais informações por email.

Comentar sobre Como se comportar em uma entrevista

Destaque

5 dicas para fazer uma sobrancelha perfeita

5 dicas para fazer uma sobrancelha perfeita