Como retardar a menopausa dicas

Como retardar a menopausa dicas

A menopausa é um processo biológico que se caracteriza por uma queda na produção hormonal, período em que cessa a menstruação, indicando que o ciclo reprodutivo da mulher chegou ao fim. Um processo natural e gradual pela qual todas nós passaremos e que pode ocasionar diversos sintomas, sendo alguns bem desagradáveis, como ondas de calor intensas, nervosismo, insônia, queda da libido, diminuição da lubrificação vaginal, ansiedade e em alguns casos até mesmo a depressão.
Infelizmente, apenas as mais sortudas conseguem chegar ao climatério, período que antecede a menopausa, sem sentir nada, sendo que apenas 10% das mulheres não apresentam sintomas, portanto a grande maioria sofre com os desconfortos, lotando os consultórios médicos a fim de tratamentos alternativos que aliviem esses sintomas.
Segundo estudos, alguns fatores levam as mulheres a sofrerem mais com a menopausa, são aquelas que não cuidam da saúde desde a juventude e as que não encaram o envelhecimento como sendo algo natural, por isso se você deseja chegar à menopausa de forma tranquila e saudável comece a se cuidar desde cedo. Confira as dicas:

                       

>> COMECE A SE CUIDAR A PARTIR DOS 20 ANOS.
Para minimizar os sintomas da menopausa, o ideal é começar se cuidar para essa fase já aos vinte anos de idade, até porque não sabemos quando iniciarão os sintomas do climatério, que também podem ocorrer precocemente.
Comprovadamente sabemos que a mulher que mantêm hábitos de vida saudáveis, consegue chegar à menopausa quase sem apresentar sintomas, por isso pratique alguma atividade física. Não precisa necessariamente “se acabar” na academia, escolha um que lhe agrade para praticá-lo toda semana, vale inclusive sair para dançar. Outro hábito muito benéfico que pode ser mantido por você é tomar sol. Isso mesmo, o sol na medida certa previne rugas e fixa vitaminas D em nosso corpo, essenciais para prevenção da osteoporose, um problema tão comum durante a menopausa, pois em alguns casos o enfraquecimento dos ossos é agravado devido à reposição hormonal. Porém é importante frisar que o sol só é benéfico à saúde quando não em excesso, o ideal é tomá-lo 15 minutos por dia, logo nas primeiras horas da manhã. Outro fator importante que contribui para uma vida mais saudável está relacionado à alimentação, por isso evite alimentos gordurosos e invista em frutas, legumes e verduras.

>> 30 ANOS.
Aos trinta anos a queda hormonal já começa a ocorrer e nesse período é importante manter bons níveis de cálcio no organismo, pois além de manter os ossos saudáveis, o cálcio ainda ajuda no controle de peso. Caso não goste de leite, invista em seus derivados como queijos e iogurtes. Cuidado com o aumento de peso excessivo, pois caso esteja com sobrepeso é bom possível que durante a menopausa engorde mais ainda, por isso cuide do peso. Manter relações sexuais frequentes ajuda manter a musculatura da vagina forte e com elasticidade, mantendo também a lubrificação natural, diminuindo as chances da mulher ter um estreitamento vaginal durante a menopausa. Mas lembre-se, o sexo só é benéfico quando praticado com segurança, por isso use camisinha sempre e não deixe de visitar seu ginecologista

>> 40 ANOS.
Normalmente é por volta dos quarenta anos que para muitas se inicia o climatério, por isso invista na soja, pois esse alimento combate as ondas de calor, a pele seca e a sudorose. Também é importante conversar com seu ginecologista caso esteja sentindo os sintomas da menopausa, pois em muitos casos é necessária uma reposição hormonal. Importante também fazer um ckeck-up geral, pois com a deficiência hormonal que já vem ocorrendo outros problemas de saúde podem começar a surgir, principalmente para quem já tem histórico familiar de problemas cardíacos.

>> AO CHEGAR A MENOPAUSA
É por volta dos cinquenta anos que se vive efetivamente a menopausa, por isso nessa idade é importante manter-se ativa, praticando algum tipo de atividade física, pois como o corpo perde musculatura, ficando frágil e flácido os sintomas são acentuados pela prática dos exercícios. Com a brusca queda da produção de hormônios a pele pode ficar mais ressecada, por isso é fundamental manter-se hidratada. Atenção também aos olhos, pois com o avanço da idade pode ocorrer menos lubrificação ocular, por isso se notar que os olhos estão ardendo, coçando ou mais sensíveis a luz, procure um oftalmologista.

Como vimos, algumas atitudes e mudança de hábitos podem nos fazer chegar à menopausa com muito mais saúde. É importante entender que se trata de algo natural e inevitável, mas que alguns cuidados podem minimizar os sintomas, por isso tomar sol, ter contato com a natureza, passear em áreas arborizadas, divertir-se, compartilhar suas experiências com outras pessoas, alimentar-se adequadamente, exercitar-se, são atitudes simples que tranquilizam o corpo e faz muito bem a mente, afastando a ansiedade e nos ajudando a chegar à menopausa com muita saúde.

1 voto


Josi
18/03/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook