Como lidar com pessoas manipuladoras

Saiba como conviver com pessoas manipuladoras de sua rotina diária sem causar constrangimentos ou se deixar influenciar.

Pessoa ManipuladoraManipular é tentar exercer influência sobre uma pessoa ou mesmo um grupo de pessoas objetivando induzir e conduzir a pessoa ou o grupo a agir de acordo com o desejo do manipulador. O objetivo da pessoa que manipula é sempre o de se dar bem à custa de terceiros e para tanto usa as mais diversas artimanhas. Encontramos pessoas manipuladoras em ambos os sexos independe de posição social, crença ou orientação sexual.

A convivência diária com o manipulador pode causar diversos males e em alguns casos levar a pessoa a um profundo estado de estresse. Nem sempre é possível identificar pessoas que tem por hábito manipular, pois suas ações são carregadas de sutilezas e disfarces.

                       

Como lidar com pessoas manipuladoras no trabalho

O manipulador vive em busca do manipulável e no ambiente de trabalho não é diferente. É preciso estar sempre atento a atitudes e ações das pessoas que nos rodeiam, aquele colega de trabalho sempre solícito e gentil pode esconder atrás da máscara uma pessoa manipuladora que a qualquer momento irá cobrar por toda solicitude e gentileza ofertada ao longo do tempo.

Seja qual for à situação não se intimide, seja sincera, saiba dizer não e quando o fizer nunca volte atrás. Dispense gentilmente favores que não tenha solicitado e quando for alvo de elogios retribua da mesma forma e deixe claro que tudo o que você faz é parte do seu trabalho e que outro profissional no seu lugar faria o mesmo.

Não se torne refém de chantagens emocionais, mantenha sua sintonia mental sempre elevada e repleta de pensamentos positivos. E quando alguém vier lhe cobrar algo que esta fora do seu alcance ou que não faça parte das suas responsabilidades, simplesmente diga não ou encaminhe o caso a chefia ou gerência.

Como lidar com pessoas manipuladoras na família

Neste caso evite ser conivente por conta dos laços de família, é preciso o diálogo franco e aberto que faça com que a pessoa entenda que essa não é a forma correta de agir. As pessoas próximas a você conhecem suas limitações e também os seus pontos fracos e isso facilita a ação do manipulador. Lidar com pessoas manipuladoras dentro do próprio lar ou entre os familiares não é uma tarefa fácil, pois na maioria das vezes estamos tratando com pessoas que nos são caras.

No entanto é preciso firmeza e determinação, pois nesses casos é um ato de amor fazer com que essa pessoa compreenda que é preciso ter limites. Reúna a família e fale abertamente sobre o problema e aponte soluções como, por exemplo, encaminhar a pessoa a um psicólogo, psiquiatra ou terapeuta.

Como lidar com pessoas manipuladoras na escola

Muitas vezes é no âmbito escolar que nos deparamos pela primeira vez com pessoas que possuem esse perfil. A vigilância constante é a melhor forma de se prevenir e caso surja alguém que demonstre alguma forma de oportunismo ainda que de forma velada, corte o mal pela raiz.

Caso a pessoa faça parte do seu grupo de amigos e você não possa evitar a convivência, deixe bem claro já nas primeiras investidas que você é forte e inteligente o bastante para não se intimidar e ceder diante de nenhuma forma de pressão. Que fique explicito que você respeita a todos e exige reciprocidade e que não compactua com atitudes antiéticas e prefere andar só a mal acompanhada.

Em qualquer que seja a situação tenha sempre em mente que ninguém é de ninguém e que a sua felicidade depende exclusivamente de você. Saiba que os verdadeiros amigos são os que te encorajam e estão ao seu lado não para lhe ferir ou tirar proveito.

Assista ao vídeo e veja algumas dicas de como reconhecer uma pessoa manipuladora e quando pode estar sendo manipulada por alguém:

Entrevista Psicanalista Lindalva Moraes.wmv

Saiba mais sobre pessoas manipuladoras

4 votos



Joao Romao
23/09/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook