Como evitar estrias

Estrias aparecem por causa do rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele afetando homens e mulheres.

Estrias

Nada mais desagradável do que colocarmos um lindo biquíni, uma calça com cintura mais baixa, blusinha curta ou cavada e nos depararmos com aquelas terríveis marquinhas brancas ou avermelhadas que teimam em chamar nossa atenção em lugares mais impróprios, são as temidas estrias. Essas marcas afligem tanto homem, como mulheres, não sendo exclusividade somente de algumas, todas as mulheres podem ter estrias, das mais altas a mais baixas, das mais gordinhas a mais magras, as desconhecidas quanto às famosas e, surgem mais em gestantes devido à elasticidade da pele durante período gestacional.

O pior é que são marcas definitivas que surgem geralmente na barriga, bumbum e seios. Isso ocorre quando a pele estica demais, rompendo as fibras de colágeno que se arrebentam, as primeiras a surgir são as estrias vermelhas que são possíveis retirar com o uso de cremes, óleos e tratamentos estéticos, pois as células ainda vivas têm maior probabilidade de se regenerar, com o tempo a melanina que é responsável pela coloração da nossa pele deixa de ser produzido o que faz com que as estrias mudem de cor tornando-se brancas, essas sim definitivas e dificilmente sairão do corpo, muitas fazem tratamentos estéticos a base de ácidos, lasers e peelings, mas o resultado não é de todo satisfatório, pois não resolve o problema, apenas atenua.

Como bem diz o conhecido ditado popular “prevenir é melhor que remediar”, portanto, segue algumas dicas para podermos nos prevenir das temíveis estrias e assim evitá-las. Para a prevenção nada melhor que a pele hidratada, se possível hidrate-a duas vezes ao dia e procure usar cremes, óleos de preferência após o banho, os mais recomendados são os óleos a base de amêndoas, macadâmia, semente de uva, massageando vigorosamente as regiões onde tendem a aparecer mais como a barriga, pernas, braços, peitos, quadril e bumbum. Você também pode manter seu corpo hidratado tomando bastante água.

Consuma alimentos que sejam ricos em vitamina c, pois estimulam a produção de colágeno, que garante a elasticidade natural da nossa pele impedindo que ocorram essas rupturas. Evite tomar banhos muito quentes e se expor ao sol, pois provocam o ressecamento da pele o que contribui de forma efetiva no surgimento das estrias.
Não use roupas apertadas que também contribuem para as estrias.

Mais sobre Como evitar estrias

E muito cuidado com o efeito sanfona, depois da gravidez esse é o campeão no aparecimento da estria, evite engordar ou emagrecer rapidamente, o ideal é que se perca peso com saúde e de forma lenta, a prática de exercícios físicos também é uma forte aliada na prevenção.

A hereditariedade é um fator predominante que se deve levar em conta, algumas mulheres podem ter mais estrias que outras, o mais importante é controlar sempre o peso e cuidar da pele, mantendo-a sempre hidratada. Se desejar use uma ou mais dicas aqui citadas, dessa forma estará se prevenindo e evitando que as estrias apareçam.




Josi
20/05/10

Mais informações por email.

Comentar sobre Como evitar estrias

Destaque

6 alimentos aliados da beleza

6 alimentos aliados da beleza