Como é a gravidez na menopausa

A gravidez na menopausa envolve mais riscos e preocupações que uma gravidez comum, entenda seus riscos e os cuidados que ela exige.

Assim como a gravidez é um momento que costuma marcar muito a vida da mulher a menopausa também, pois é o período que se caracteriza pelo fim da vida reprodutiva.

                       

Como a menopausa é marcada pelo fim do ciclo menstrual, muitas mulheres entendem que não correm mais o risco de engravidar e acabam se descuidando, mas é preciso esclarecer que antes da menopausa a mulher passa por um período chamado de climatério, marcado pelo início dos sintomas da menopausa e por ciclos menstruais irregulares e é justamente nesse período que a mulher pode engravidar.

Gravidez menopausa riscos

A menopausa normalmente ocorre a partir dos 45 anos de idade, porém algumas mulheres podem ter uma menopausa precoce a partir dos 40 anos. Nessa faixa etária a gravidez é considerada gravidez tardia e, portanto envolve mais cuidados que uma gravidez normal. A gravidez na menopausa apresenta mais riscos e preocupações por parte médica, pois se entende que a saúde da mulher encontra-se em declínio, o que exigirá um acompanhamento muito mais criterioso e intensivo, principalmente se a mulher já apresentar algum problema de saúde.

Devido à idade avançada, a gravidez na menopausa está associada a uma incidência maior de diabetes e hipertensão, sendo que o risco de abortamentos e partos prematuros são maiores nessa faixa etária, também pode apresentar diversas complicações como malformação fetal, doenças cardíacas, renais, neurológicas e pulmonares, é importante ressaltar que mulheres com mais de 40 anos de idade tem mais de 80% de chance de gerar um bebê com síndrome de Down.

Gravidez na menopausa sintomas

Os sintomas da gravidez na menopausa são os mesmos de uma gravidez normal, porém a mulher poderá percebê-los mais tardiamente, uma vez que o primeiro sintoma da gravidez é a ausência da menstruação, como a mulher na menopausa não menstrua regularmente, podendo ficar inclusive meses sem menstruar, deverá atentar-se então a alguns sintomas como sensibilidade nas mamas, irritação, dor pélvica e sensação de peso no baixo ventre, já o cansaço excessivo, sono em proporção maior que o habitual, enjoos matinais, náuseas, vômitos e tonturas, são sintomas que começam a aparecer cerca de 15 a 20 dias depois da concepção, algumas dores e sensação de peso nas costas poderá surgir por volta da 13ª semana, também é comum a mulher na menopausa sentir mais azia que uma gravidez normal.

Mulher pensativa rindo

Gravidez na menopausa cuidados

Com o avançar da idade é comum surgir alguns problemas de saúde, por isso ao confirmar uma gravidez na menopausa o primeiro cuidado está em agendar uma consulta médica com um obstetra para uma avaliação médica da sua saúde.

É imprescindível iniciar um pré-natal o quanto antes, pois o pré-natal de uma mulher na menopausa é diferente de outras gestações, uma vez que a gravidez em idade avançada está mais propensa a certas complicações, por isso é preciso um acompanhamento mais intensivo e rigoroso, com exames e consultas mais frequentes, que envolvem uma avaliação fetal mais precisa.

Outros cuidados se baseiam em adotar hábitos de vida saudáveis, principalmente com relação à alimentação, na gravidez deve-se reduzir ao máximo o consumo de cafés e chás, assim como evitar bebidas alcoólicas e o tabaco, durante a gravidez na menopausa o repouso é essencial.

Mulher grávida no médico

Como vimos é durante o climatério que a mulher pode engravidar, porém quando a menstruação não ocorre a mais de um ano, a mulher está realmente na menopausa e nessa fase não há chances de engravidar, pois a menopausa em si indica o fim da vida reprodutiva da mulher. A gravidez na menopausa envolve mais riscos e preocupações que uma gravidez comum, porém se a futura mamãe apresentar boa saúde e seguir as recomendações à risca é possível curtir uma gravidez sem riscos, saudável e muito tranquila.

Saiba mais sobre menopausa e gravidez tardia

3 votos



Josi
20/05/09



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook