Como é a gravidez mês a mês

Saiba como é o desenvolvimento do bebê no útero de sua mãe desde o primeiro mês de gravidez até os próximos nove meses.

Barriga de grávidaA gravidez ocorre quando acontece a fecundação do óvulo com um espermatozoide geralmente entre 24 e 30 horas após ter sido liberado pelos ovários. Durante a gravidez ocorrem diversas transformações, formando pouco a pouco um nove ser, com características e semelhanças significativas dos pais. A gravidez costuma durar nove meses, contado a partir do primeiro dia de sua última menstruação, caso não seja de conhecimento da mulher o dia exato da concepção.

Para saber como é o desenvolvimento do bebê e as mudanças com a futura mamãe nos nove meses de gestação, veja como é a gravidez mês a mês nos tópicos abaixo.

         

Gravidez primeiro mês

No primeiro mês de gestação a mulher nem percebe que está grávida, pois os sintomas são muito parecidos com a TPM como as mamas inchadas e doloridas, desconforto abdominal, mudanças de humor, interrupção da menstruação entre outros sintomas um pouco mais intensos. No primeiro mês após o óvulo ser fecundado por um espermatozoide, o mesmo se subdivide em várias células ao mesmo tempo em que vai em direção ao útero.

Quando chega ao útero mais ou menos no 5° dia após ser fecundado, se parece com uma pequena bola (não visível ao olho nu) constituída por cerca de 100 células trabalhando sem parar. No final da 4° semana, o seu bebê já não é mais um ovo e sim um embrião que mede cerca de 4 mm e pesa o mesmo que uma pluma.

óvulo quando se fixa na parede do útero

Gravidez segundo mês

No segundo mês de gravidez o embrião se parece com um caracol, pois ele se enrola em torno da coluna vertebral. É neste período que os braços e pernas começam a se formar, assim como os rins, fígado, pulmões, órgãos sexuais, sistema nervoso e as células ósseas. No segundo mês de gravidez o coração já está formado e começa a desempenhar seu papel no pequeno corpo do bebê.

Neste mês o sistema neurológico da mãe se altera em função dos hormônios, e por conta disto a mulher passa a sentir mais sono, letargia, diminuição dos reflexos e até mesmo insônia. A vontade de fazer xixi também aumenta, pois o útero começa a ficar maior e pressiona a bexiga, tornando-a incapaz de segurar urina. É no segundo mês de gravidez que os enjoos, vômitos e náuseas começam.

Segundo mês de gravidez

Gravidez terceiro mês

No terceiro mês de gravidez o embrião já é um feto, pois os braços e pernas já estão mais alongados e os dedos já estão mais aparentes. As pálpebras, ponta do nariz, pescoço e os olhos já podem ser vistas, assim como a formação das sobrancelhas e pestanas. No final do terceiro mês de gravidez o seu bebê pesa em torno de 65 g e mede cerca de 12 cm.

Nesta fase a mulher pode apresentar taquicardia – batimento rápido do coração – porque o volume de sangue que circula no corpo aumenta para que o mesmo supra as necessidades do útero e do feto.

Terceiro mês de gravidez

Gravidez quarto mês

Nesta fase todos os órgãos internos estão com suas estruturas principais formadas como o fígado que começa a produzir suco gástrico, os rins que começam a produção da urina que é diluída e formada por líquido amniótico. Algumas partes do cérebro já se desenvolveram, por isso é neste período que o feto fica mais sensível ao toque da mãe.

No quarto mês de gravidez o feto fica coberto por uma fina penugem, os primeiros cabelos começam a aparecer assim como as unhas dos pés e mãos. É comum neste período a pele da mulher escurecer na região genital, mamilos e do rosto, pois a produção de melanina aumentou.

Quarto mês de gravidez

Gravidez quinto mês

No quinto mês de gravidez caso o seu bebê for menina as trompas e o útero já aparecem, e se for menino, os órgãos genitais externos já podem ser vistos no ultrassom. Todos os músculos faciais já estão formados, sendo capaz de piscar, franzir a testa e até chupar o dedo.

No final do quinto mês seu bebê já mede 30 cm e pesa em torno de 650 g. A mãe no quinto mês de gravidez fica com a pele e o cabelo mais oleosos, causando o aparecimento das terríveis acnes no rosto e até nas costas. A postura também começa a mudar causando dores lombar.

Quinto mês de gravidez

Gravidez sexto mês

Neste período o bebê ganha uma segunda proteção, a vernix caseosa, uma substância muito escorregadia e pegajosa, que irá evitar que o líquido amniótico – líquido que envolve o bebê no útero da mãe – irrite a sua pele. A parte do cérebro responsável pelo raciocínio já está bem desenvolvida, por isso nesta fase já reage à dor como um bebê nascido. No sexto mês de gravidez a mãe deve redobrar os cuidados com a hidratação da pele para que as estrias não apareçam.

sexto mês de gravidez

Gravidez sétimo mês

No sétimo mês de gravidez o bebê pesa cerca de 1,5 kg e mede 46 cm. Uma camada de gordura começa a se formar de baixo de sua pele deixando mais redondo, e assim sua cabeça fica mais proporcional ao resto do corpo. Nesta fase sua audição está mais apurada, e percebe melhor as vozes e barulhos que chegam até o útero.

No sétimo mês é comum à mãe sentir mais falta de ar principalmente quando está deitada, pelo simples fato da barriga estar muito grande.

Sétimo mês de gravidez

Gravidez oitavo mês

É comum neste mês seu bebê chutar e se virar mais, pois ele já está muito grande para ficar se mexendo. Nesta fase o ritmo de crescimento do seu bebê é bem rápido e a maioria dos órgãos já estão formados e funcionado, como toda a estrutura dos olhos que está perfeitamente desenvolvida.

No final do oitavo mês seu bebê pesa cerca de 2,5 kg e mede 50 cm. A mulher no oitavo mês de gravidez pode começar com as contrações preparatórias, mais conhecidas como contrações de Braxton, que não causam dor alguma.

Oitavo mês de gravidez

Gravidez nono mês

Os órgãos estão todos prontos, seu bebê está mais gordinho formando pequenas covinhas em seus joelhos e cotovelos. Nestas últimas semanas o seu bebê irá aumentar o peso e ganhar mais forças para o grande dia, colocando a cabeça para baixo e descansando na parte baixa do abdômen da mãe.

O corpo da mulher começa a se preparar para o trabalho de parto com dores da pélvis e uma pressão mais forte do quadril. A barriga vai descendo e as contrações iram ficar mais evidentes.

nono mês de gravidez

No final do nono mês é importante ficar em alerta, pois a qualquer momento o seu bebê pode nascer.

Para saber mais sobre o mês a mês da gravidez, confira no infográfico abaixo:

<a href=”http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/dicas/Gravidez-semana-a-semana–o-que-acontece-com-o-bebe-e-a-mulher.shtml” data-mce-href=”http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/dicas/Gravidez-semana-a-semana–o-que-acontece-com-o-bebe-e-a-mulher.shtml”>Gravidez semana a semana: o que acontece com o bebê e a mulher</a>

Saiba mais sobre gravidez

0 voto






Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. xto com 4meses de gravidez procuro me proteger da melhor maneir.

    raquel
    06/03/14 às 11:35 am
  2. esto com nove mese e dois dias e sinto algumas dores abaixo da barriga,falta de folêgo e bastante cansaço;meninas alguma de vcs sentem esses sintomas?

    raionice
    03/09/13 às 10:01 pm
  3. estou no 8 mês de gestação sinto muita contração e meu bebe mexe muito o meu medico falou para me não ficar pegando muito na barriga isto e normal.

    elenir ataide dos anjos
    31/03/13 às 9:01 am
  4. eu estou muito feliz estou gravida de cinco mes espero a muito tempo este milagre em minnha vida obrigada deus espiritos iluminados

    cristina
    23/04/12 às 10:22 am
  5. me ajudem,em setembro mminha monstra veio normal,mas ela e desrregulada,era pra vim agora no começo de outubro,mas nao deceu,na hora que eu ia no banheiroquando me secava sujava o papel com um sanguesinhorosa bem fraquinho,mas nem usei absorvente,pois nem dores menstruais senti,enfim fiquei assim uns tres dias e parou,o que sera neste meio tempo tive relaçao com meu marido sem camisinha,agora vai fazer um mes,sinto umas leves dores nas costas perto da cintra,quero muito engravidar,eu tomava anticoncepsional a 5 anos,mas ja faz7 meses que parei….agora mesmo sujou com um liquidozinho rosa d novo,o que sera me respondam…..sera que posso ta gravida

    Quelen R.Rodrigues
    25/10/11 às 9:18 am
  6. amiga eu ñ estou preocupada com o sexo do bb. Mas sim com a saudade. estou muito feliz do fato de estar gravida achei q ñ podia ter mais filhos graças a deus. Deus ñ desampara ninguem, tive uma gravides tubaria antes dessa q passei muito mal achei q iria até morrer. isso aconteceu a 7 meses a traz hoje estou gravida de 4 meses. estou muito feliz e o meu marido tambem.. bjos pra todas as mamaes

    simone de souza
    02/05/11 às 1:33 pm
  7. eu estou muito ansiosa para saber o sexo do meu bebe, mais tenho que esperar,quando eu souber venho far aqui, mas o que eu quero mesmo e que o meu bebe venha com muita saude e perfeito se deus quiser…………….

    kesia Ribeiro
    11/12/10 às 6:50 pm
  8. estou gravida de 13 semanas e 6 dias e estou muito feliz…..

    kesia Ribeiro
    11/12/10 às 6:45 pm
  9. oi estou com 40 semana de gestação.fiz um utra e o peso do meu bebe está dando 2430, estou muito com muito medo que ele esteja com algum problema.gostaria de sabe se pode haver erros

    simone sobral
    28/08/10 às 10:54 am
  10. Tive relação com meu namorado sem camisinha no dia 03/06, minha menstruação veio pela última vez no dia 22/05. Tomei a pílula do dia seguinte no dia posterior, menos de 12h depois. Minha menstruação não veio e está treze dias atrasada. Fiz um exame de sangue BHCG e deu positivo. Estou desespersda!!! Gostaria de saber se há possibilidades do exame ter dado errado por causa do medicamento que tomei. Obrigado.

    Diana
    04/07/10 às 4:44 pm
  11. Tive relação com meu namorado s/ camisinha no dia 06/03 um dia apos a minha menstruação ter fim(a minha tem duração de 5 dias ou seja veio no dia 01/03 até o dia 05/03)e no dia 07/03 tomei a pílula do dia seguinte Pilem, as 18h era para minha menstruação descer no dia 28/03 mas até hoje não veio… estou com medo corro o risco de estar grávida? ou é normal pelo fato da super dosagem do remédio. Por favor me respondam o mais breve possivel.

    lurrodrigues22
    05/04/10 às 11:58 pm
  12. Estou gravida de 5 meses e sinto muita falta de ar quando me alimento, fui ao medio e ele passou berotec e atrovent para fazer inalaçao,queria saber se esses remedios fazem mal para o feto, me responda por favor.

    Aline
    09/12/09 às 6:11 pm
  13. gostaria de saber se é comum sentir mãos e pés formigando…estou no quarto mês de gestção e incomoda demais..obrigada!!!!!!!

    juliana giovannini
    03/09/09 às 4:11 pm

X
Curta a página