Como cuidar do cabelo oleoso

A oleosidade dos cabelos é um problema comum e que incomoda muitas mulheres. Veja alguns cuidados específicos para este tipo de cabelo!

Mulher com a mão nos cabelosO cabelo oleoso é o tipo de cabelo mais difícil de tratar devido ao seu aspecto oleoso na raiz e seco nas pontas. Este tipo de cabelo causa desconforto e constrangimento em muitas pessoas por passar uma impressão de cabelo sujo e mal cuidado. Normalmente o cabelo oleoso costuma possuir uma maior quantidade de sebo, produzido pelas glândulas sebáceas, por este motivo não existe um tratamento que prometa por um fim na oleosidade, o segredo é saber tratar de maneira adequada usando produtos específicos de maneira que ajude a amenizar o problema.

A oleosidade pode ser causada através de maus hábitos, como por exemplo, lavar o cabelo em água quente, o uso de chapinha e secador, a aplicação de produtos como o condicionador próximos à raiz e até mesmo o costume de ficar passando as mãos no cabelo ao longo do dia. Também pode causar danos ao cabelo como o ressecamento, atrapalhar o crescimento e até levar a queda.

Como cuidar dos cabelos oleosos no inverno

É nesta época do ano que o problema da oleosidade tende a se maximizar, devido ao vento frio típico desta estação, a umidade do ar, o uso de secador e chapinha e a lavagem em água excessivamente quente. Para tratar este tipo de cabelo no inverno deve-se primeiramente amenizar ou diminuir o uso de aparelhos que emitam o calor como secadores e chapinhas.

Sabemos que nesta época do ano é quase impossível não fazer uso deste tipo de aparelho, assim como também é difícil lavar os cabelos em água fria, para amenizar o problema a água da lavagem pode ser morna e para o uso de secadores e chapinhas use sempre um produto termoativo antes de começar o processo de escovação.

Faça o uso de xampus anti resíduos uma vez por semana e realize ao menos uma vez ao mês uma esfoliação capilar. As famosas hidratações caseiras também são necessárias nesta época do ano e podem ajudar a manter o brilho e força dos fios.

Como cuidar de cabelos oleosos com luzes

Os cuidados com os cabelos oleosos com luzes não se diferem muito. Os cuidados com a lavagem devem ser os mesmos, preferindo sempre a água morna ao invés da quente. Porém o uso de xampus anti resíduos pode não ser uma boa ideia para as luzes, podendo desbotar. Ao invés dele prefira produtos específicos para cabelos coloridos ou quimicamente tratados para preservar a cor.

Escolha cremes sem enxágue ou até mesmo termoativos que possuam proteção solar. A hidratação deve ser feita pelo menos uma vez por semana para manter o brilho e a sedosidade dos fios tingidos, lembre-se de não passar a máscara hidratante na raiz, esta deve ser aplicada somente do meio para as pontas.

Quando usar chapinha ou secador não se esqueça de usar protetor térmico e manter o secador cerca de 20 centímetros de distância dos fios. A chapinha deve ser usada apenas nos cabelos secos e não exagere no uso destes aparelhos, pois o calor aumenta a oleosidade.

Mais sobre Como cuidar do cabelo oleoso

Como cuidar de cabelos oleosos e com caspa

A caspa é uma vilã muito comum nos cabelos oleosos, porém ao contrário do que muita gente imagina a caspa não é falta de higiene e muito menos é contagiosa. A caspa é na verdade resultado de uma atividade mais intensa da glândula sebácea, a mesma causadora do sebo que provoca a oleosidade, por isso a caspa costuma ser bem comum entre pessoas que possuem cabelo oleoso.

Para tratar a caspa é necessário um tratamento mais específico e eficiente, pois pode evoluir para um problema mais grave como a seborreia. Use os produtos próprios para caspa e lave os cabelos todos os dias, mas não massageie de forma que friccione o couro cabeludo, pois pode estimular a oleosidade e aumentar a caspa.

Cuidado com o condicionador use apenas uma pequena quantidade nas pontas e retire todo o excesso no enxágue. Muitas vezes o ideal é consultar um dermatologista para fazer o tratamento da caspa com produtos e medicação adequada.

Evite passar as mãos nos cabelos toda hora e procure mantê-los soltos o máximo possível para ventilar o couro cabeludo. O cabelo oleoso merece cuidados específicos assim como todos outros tipos de cabelo, para mantê-los sempre bonitos e saudáveis basta adotar esses cuidados como hábitos diários. Com o tempo esses cuidados se tornarão comuns e seu cabelo continuará bonito e bem cuidado por mais tempo.

Saiba mais sobre como cuidar do cabelo oleoso com o vídeo que o Mundo Mulheres separou para você:

Saiba mais sobre cabelos oleosos




Yane
16/09/13

Mais informações por email.

Comentar sobre Como cuidar do cabelo oleoso

Destaque

Dicas de decoração para ambientes pequenos

Dicas de decoração para ambientes pequenos