Como combater a retenção de líquidos

Se estiver sofrendo com a retenção de líquidos não pode deixar de conferir as dicas do Mundo Mulheres de como combater esse problema.

Mulher pensando

A retenção de líquidos nada mais é que o acúmulo anormal de líquido entre as células, causando inchaço em várias partes do corpo, além de também ser o responsável pelo aumento dos ponteiros da balança. São várias as causas para a retenção de líquidos como problemas hormonais, sedentarismo, má alimentação e também problemas mais sérios como doenças renais, hepáticas e cardíacas. Confira as dicas do Mundo Mulheres sobre como combater a retenção de líquidos.

Invista em alimentos diuréticos

Os alimentos diuréticos são ótimas opções para combater a retenção de líquidos, isso porque conseguem eliminar todas as impurezas que não vão ser utilizadas pelo corpo. Dentre os alimentos diuréticos podemos destacar:

Limão, melancia, abacaxi, laranja, gengibre, beterraba, repolho, berinjela, salsa, tomate, pepino, cenoura, alho, aspargo entre outros. Lembre-se que além do consumo desses alimentos também é importante passar a adotar uma alimentação mais saudável.

Mulher comendo melancia

Exercícios físicos são fundamentais

Os exercícios físicos são fundamentais para quem quer acabar com a retenção de líquido, pois ajudam na eliminação da água em excesso. Os mais recomendados são as atividades aeróbicas como a caminhada, ciclismo, natação, danças, corrida, lutas entre muitas outras modalidades.

Além de ser capaz de combater o excesso de líquido, os exercícios físicos fazem bem à saúde como um todo, principalmente ser o tratamento mais recomendado para quem sofre com problemas emocionais como estresse, ansiedade e depressão.

Exercícios físicos

Diminua o consumo de sódio

O sódio ou mais conhecido como sal é um dos principais causadores da retenção de líquido, isso porque o seu consumo em excesso desequilibra muitas funções corporais, que consequentemente causa várias consequências adversas como o inchaço.

O sódio está presente no dia a dia na vida das pessoas, principalmente em alimentos industrializados, que são consumidos em excesso. Para que o seu consumo diminua é importante passar a adotar uma alimentação mais saudável e também usar uma quantidade menor na preparação das refeições.

Mais sobre Como combater a retenção de líquidos

Sal

Invista no consumo de chás

Quem sofre com a retenção de líquidos pode considerar os chás aliados. Isso porque são capazes de limpar o organismo, ou seja, eliminam todo o excesso de líquido e toxinas que são prejudiciais ao corpo. Os chás considerados diuréticos estimulam os rins a eliminar mais urina, assim fazendo uma “limpeza” no organismo, refletindo diretamente na perca de peso.

Os melhores já para quem deseja acabar com a retenção de líquidos são o chá verde, chá branco, dente de leão, hibisco, cavalinha, chá 30 ervas, carqueja, chá de oliveira, chá amarelo, chá de gengibre, chá preto entre outros.

Chá

Beba água

É essencial beber no mínimo 2 litros de água por dia, isso porque ela é capaz de limpar o corpo, o que consequentemente elimina toxinas que são nocivas à saúde. Além disso, a água mantem o corpo com um bom funcionamento, assim evitando a retenção de líquido.

Mulher bebendo água

Mesmo adotando todas as dicas aqui citadas você ainda sofrer com a retenção de líquido, o recomendado é procurar um médico, já que problemas mais sérios de saúde como doenças renais também podem causar o inchaço.

Saiba mais sobre retenção de líquidos e inchaço



Mais informações por email.

Comentar sobre Como combater a retenção de líquidos

Destaque

Dieta da proteína como fazer

Dieta da proteína como fazer