Como calcular o período fértil

Como calcular o período fértil

Uma das dúvidas que mais atormentam as mulheres é em relação ao seu período fértil, tanto para aquelas que almejam engravidar, tanto para as que estão evitando.
Para esclarecer algumas dúvidas vamos entender o que é o período fértil;
Caracteriza-se pelo período em que a mulher ovula, e que apresenta grandes chances de engravidar, pois é a fase em que ocorre a liberação do óvulo por um dos ovários e ocorre quatorze dias antes da próxima menstruação, durante esse processo podemos notar algumas modificações, alguns sinais que o nosso corpo apresenta que indica que estamos no período fértil.
Para calcular e saber se estamos no período fértil devemos estar atentas a três fatores:
1. Para saber o dia em que você estará ovulando é necessário ter em mente o dia da próxima menstruação, a ovulação ocorre numa média de quatorze dias antes, então com a data da sua próxima menstruação subtrai 14, o número resultante dessa subtração indicará possivelmente o dia da ovulação, nesse período as chances de engravidar são maiores e não corresponde apenas ao dia da ovulação, fique atenta, pois o espermatozóide vive até 48 horas dentro da mulher após as relações sexuais, portanto, se ocorrer o ato sexual dois dias antes da ovulação pode ocorrer uma gravidez, da mesma forma o óvulo após a ovulação vive de 12 a 24 horas, caso aja uma relação sexual 1 dia após a ovulação é possível a ocorrência da gravidez.
2. Outro fator que você pode observar são os mucos cervicais, que são aquelas secreções transparentes muito parecidas com clara de ovo e que são expelidas por via vaginal, costumam ser eliminadas alguns dias antes da ovulação, essa secreção quando colocada entre os dedos indicadores e polegares e ao ser esticado apresentar uma forma longa, sem se romper, provavelmente nesse dia você estará ovulando.
3. Esse terceiro fator de cálculo do período fértil é mais indicado para aquelas que desejam engravidar, pois é feito através da temperatura basal, muito indicada no controle da ovulação. Você deve medir logo pela manhã a temperatura do seu corpo antes de se levantar, por isso procure deixar o termômetro ao alcance de suas mãos e pode ser feita de forma sublingual ou vaginal, durante quatro minutos, procure anotar, com isso você perceberá que sua temperatura mantém-se numa média não muito alta, quando ocorre à ovulação tem-se uma ligeira queda na temperatura , após a ovulação costuma apresentar uma elevação que varia de meio grau para mais. A temperatura varia de mulher para mulher, para ter uma referência ainda maior que possa ser visível os dias da ovulação, seria interessante realizar esse procedimento por pelo menos três ciclos, a fim de que você conheça bem como age seu organismo. Atenção, relação sexual na noite anterior, bebidas alcoólicas e gripes, noites mal dormidas, febre, podem apresentar elevação de temperatura.
Um desses três fatores citados pode indicar o dia da ovulação é só estarem atentas a esses sintomas do período fértil, algumas mulheres podem apresentar outros como, dor de cabeça, dor no baixo ventre, alterações no apetite.
Mas fique muito atenta, fazer a contagem para conhecer seu período fértil é popularmente conhecido como “tabelinha” esse método não previne a gravidez e nem doenças sexualmente transmissíveis, o uso do anticoncepcional e a camisinha ainda são os meios mais eficazes.

                       
1 voto



Josi
20/04/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook