Colo do útero na gravidez como fica

O colo do útero é a uma parte do útero que faz a ligação com a vagina. Essa parte é responsável pela proteção do bebê no útero.


Barriga de grávidaO colo é a parte do útero que faz a ligação direta com a vagina. Quando a mulher não está grávida, o colo do útero ou também conhecido como canal cervical tem um buraquinho por onde passam a menstruação e os espermatozoides. Durante a gravidez, forma-se um tampão de muco nessa passagem do colo do útero para fechar essa abertura.

Quando a gravidez é normal, sem problemas e complicações, o colo do útero permanece fechado e bem firme até as últimas semanas de gravidez. Mas quando o mesmo começa a dilatar, amolecer, afinar ou abrir é melhor se preparar porque o dia do parto está próximo ou então algum problema está acontecendo.

         

Colo do útero na gravidez fica aberto ou fechado?

Com a função de proteger a entrada de agentes patogênicos, o colo do útero pode ser encontrado de várias maneiras distintas. A melhor maneira de saber como a região está é indo a um ginecologista, pois somente um médico será capaz de dizer exatamente em que estado se encontra.

Durante a gravidez o colo do útero encontra-se bem fechado e duro, e assim mantém o bebê protegido no seu interior. Algumas alterações nesse mecanismo podem levar à perda do bebê.

Mão na barriga

O único momento em que pode ocorrer essa mudança é na hora do parto, pois é preciso que haja dilatação no colo do útero através de modificações bioquímicas (além das contrações uterinas, é claro).

Colo do útero na gravidez, como fica de tamanho?

Na mulher adulta, a porção fibromuscular inferior do útero tem em média 3-4 centímetros de comprimento e 2,5 de diâmetro, e esse tamanho pode variar de mulher para mulher, além de poder mudar de tamanho de acordo com a idade. De maneira genérica, o colo do útero pode variar de tal modo que o seu comprimento pode ser de 6 a 9 centímetros, e de profundidade entre 2 e 3 centímetros. O peso dele varia também e pode oscilar entre 25 e 90 gramas.

Grávida deitada

Colo do útero na gravidez gemelar, como fica?

Para a segurança da mamãe e dos bebês, ou seja, para que não haja um parto antes da hora, é importante que o colo do útero esteja com cerca de 28 centímetros, já que o mínimo que ele deve chegar é 15 centímetros. Há casos em que o colo começa encurtar com cerca de 21 semanas de gestação, então é indicado à gestante que fique em repouso antes que seja tarde. Aí, é mais complicado lidar com a situação.

Gravidez de gêmeos

O colo do útero se mantém duro como qualquer outra gestação para que os bebês fiquem protegidos no seu interior. É possível saber se este está duro comparando com o nariz. Se estiver assim, está duro. E caso esteja como os lábios da boca, está mole. Porém, é na gravidez em que se fecha mais fortemente e fica duro.

A maneira mais segura de saber como está o seu colo do útero é procurando um médico profissional da área, ou seja, um ginecologista. Ele saberá exatamente como está a saúde da mamãe e do bebê, ou dos bebês, se for o caso. Não tente saber nada sozinha em casa, procure sempre um médico.

No vídeo do canal do Portal Zun, saiba mais sobre feridas no colo do útero e tratamento.

FERIDAS NO COLO DO ÚTERO TRATAMENTO

Saiba mais sobre o colo do útero e gravidez

0 voto



Caroline
09/10/13



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página