Cólicas de bebê recém-nascido

Massagens, banhos e truques podem te ajudar a aliviar e a prevenir o seu bebê contra crises de cólicas, típicas dos primeiros meses.

Cólicas em bebêA cólica em bebês recém-nascidos infelizmente ainda é um problema que não se sabe exatamente a causa, pois não há nada provado. Essa dor na barriguinha atinge mais da metade dos bebês de até três meses de idade, que podem ser tanto meninas quanto meninos. Algumas das possíveis causas para as cólicas são, que o sistema nervoso do bebê ainda não é controlado, ou seja, ainda não amadureceu e por isso fica tão sensível.

O bebê tem dificuldades para expelis os gases do corpo e por isso sente essas dores. Outra hipótese bem marcante é que pode ser que o sistema intestinal do bebê ainda não é completamente formado, por isso dói quando ele se alimenta, seja do leite materno ou artificial.

                       

Vejamos abaixo algumas dicas sobre o que pode ser feito a respeito das cólicas, como elas podem ser evitadas e alguns chás que podem ser dados ao bebê para tratar a cólica.

Cólicas de bebê recém-nascido o que fazer

Caso seja o sistema nervoso dele ainda não formado ou intestino não pronto para receber o alimento, enrole o bebê um pouco apertadinho em uma manta fina, e segure o no colo, fazendo-o se sentir seguro.

A dor irá diminuir e ele se sentirá seguro, provavelmente ele dormirá. Se você estiver quase certeza de que é cólica, não fique preocupada em deixar o bebê mal acostumado, ele ainda é muito novo e precisa de você, pegue o no colo, pois a cólica dói muito e pode ser grave.

Dando banho em bebê

Pegue o bebê no colo, eles gostam de barulhos constantes, então ligue um ventilador, rádio bem baixinho ou cante para ele. Isso o deixará calmo e ele irá conseguir dormir.

Caso não saiba mais o que fazer dê um banho quentinho no bebê; Tente contato direto, coloque-o deitadinho na sua barriga. Fiquem em lugares calmos.

Como evitar as cólicas em bebê recém-nascido

Com as possíveis causas são muitas, há algumas mudanças que a mãe pode fazer em relação a cada possibilidade para evitar as cólicas no bebê.

Caso você esteja amamentando, tente mudar a sua alimentação evitando alimentos que lhe causem cases, evite também cebola, repolho, pimenta nas comidas, ovo, couve, chocolate e leite.

Mãe e bebê

Caso o seu bebê tome fórmula, as cólicas podem ser uma reação ou alergia. Peça ao médico que prescreva uma fórmula especial.

Faça o bebê arrotar depois de cada mamada, deite-o virado para você em pé no seu colo para que seja rápido e natural. Se o bebê mama na mamadeira tenha certeza de que ele não está engolindo ar por acidente, isso provoca as cólicas também.

Chá para cólicas de bebê recém-nascido

De todas as maneiras que você pode tratar a cólica do seu bebê, um chá natural é a melhor opção.Uma ótima receita é a do chá de camomila com erva doce: 1 punhado de camomila, 1/2 colher (chá) de erva doce, 1 folha de louro e 1 copo de água.

Ferva por cinco minutos todos os ingredientes e depois coe. Coloque na mamadeira e dê para o bebê. Caso ele não goste de mamar o chá, dê uma colher de duas em duas horas.

Massagem na barriga do bebê

Caso você não tenha certeza de que ele está sentindo cólica, perceba se ele encolhe as perninhas até a barriga parecendo ter muito desconforto na barriga, caso seja, sigas essas dicas e trate imediatamente essa dor do seu bebê.

Saiba mais sobre como aliviar as cólicas em bebês recém-nascido com o vídeo que separamos para você:

Como aliviar a cólica do bebê

Saiba mais sobre cólicas em bebês

2 votos



Caroline
29/10/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook