Ciúmes doentio o que fazer

O ciúmes doentio é um sentimento profundo, intenso e controlador que muitas pessoas experimentam em seus relacionamentos.

CiúmesO ciúmes pode ser resumido como o medo de perder a pessoa amada para outra, sendo considerado normal desde que seja algo baseado em um momento e certos fatos. Já o ciúmes doentio ou também chamado de Síndrome de Otelo é despertado por situações imaginadas, ou seja, não há fatos concretos para basear a traição da pessoa amada.

No ciúmes doentio qualquer situação são super valorizadas e exageradas, qualquer detalhe do dia a dia se transforma em prova de que o parceiro possa estar sendo infiel. Confira nos tópicos abaixo os principais sintomas e o melhor tratamento para a pessoa que sofre com o ciúmes doentio.

Ciúmes doentio sintomas

Em um relacionamento, o ciúmes doentio manifesta-se como a vontade sem limites de tentar controlar o parceiro muitas vezes sufocando-o com perguntas constantes sobre onde estava, que horas irá chegar, com quem estava, checar o celular, e-mail, agenda telefônica com frequência, além de cortar as relações do parceiro com outras pessoas e amizades. É normal também fantasiarem situações e viver em função destas ilusões.

Na maior parte das vezes a pessoa que sofre com o ciúmes doentio já passou pela experiência de traição por parte do parceiro em outro relacionamento, por isso é mais desconfiada, uma vez que teme que o fato se repita. Outros sintomas comuns nas pessoas com o ciúmes doentio são as sensações de ansiedade, depressão, insegurança, humilhação, culpa, desejo de vingança e principalmente a baixo autoestima.

Namorados brigando

Ciúmes doentio como tratar

O tratamento começa quando a pessoa admite que precisa de ajuda para controlar o ciúmes. Geralmente o tratamento é baseado em terapias em casal e familiar, o psicólogo faz uma avaliação subjetiva da pessoa para encontrar a melhor maneira de tratamento e colocar um ponto final em seu problema. Em alguns casos o uso de antidepressivos também e receitado.

Terapia em casal

Mais sobre Ciúmes doentio o que fazer

O ciúme pode ser considerado normal desde que seja algo momentâneo e esporádico, quando ele passa a tomar conta de várias horas do seu dia e a interferir e transformar uma relação em martírio, é preciso assumir o ciúmes doentio e procurar ajuda profissional.

Para saber mais sobre o ciúmes doentio assista ao vídeo do Youtube que separamos para você:

Saiba mais sobre ciúmes



Mais informações por email.

Comentar sobre Ciúmes doentio o que fazer

Destaque

Como fazer fondue para o Inverno

Como fazer fondue para o Inverno