Cicatriz com queloide o que fazer

Queleoide pode surgir por diversos motivos, pode ser causada por hereditariedade, cirurgias, lesões de piercings ou até mesmo por acne.

queloide

O queloide é uma cicatriz que tende a crescer no entorno da área lesionada. O surgimento ocorre entre 15 a 20 dias após o ferimento. Geralmente forma uma protuberância avermelhada ou rósea escura  que apresenta comichão e ardência.  A maior incidência ocorre entre asiáticos, hispanos, e negros. Afeta principalmente a região lombar e nas mulheres a área entre as mamas. Outra área sensível são as orelhas, alguns praticantes de Jiu-jítsu podem apresentar queloide nas orelhas devido aos vários ferimentos  que ocorrem naquela área durante o treinamento e as lutas.

Entenda as causas do queloide na cicatriz, quais são as formas de tratamento e como evitar o aparecimento desse tipo de cicatriz.

O que causa a queloide na cicatriz

cicatriz

Quando ocorre a lesão na pele, seja através de corte ou contusão, tem inicio o processo de cicatrização do ferimento e para isso as células se multiplicam para restaurar a área afetada. O queloide surge quando ocorre a multiplicação excessiva e descontrolada das células do colágeno. A produção descontrolada do colágeno resulta na formação do queloide. A predisposição genética também  é um fator relevante no surgimento do queloide.

Outra característica desse tipo de cicatrização anômala é a que o queloide não apresenta sinais de retração, permanecendo inalterado ao longo dos anos.

Cicatriz com queloide tratamento

doutor e paciente

A cicatriz que desenvolve o queloide não pode  sofrer nenhum tipo de intervenção cirúrgica no período de 6 meses contando da data em que ocorreu o ferimento. No entanto a higienização  e os curativos devem ser diários.

O tratamento faz desaparecer o ardor e a coceira, mas não elimina o queloide. A terapia é feita  a base de corticoides, aplicados uma vez ao mês. O congelamento com nitrogênio líquido também apresenta bons resultados e faz com que diminua a área afetada. O tratamento a laser é outra opção a ser considerada, principalmente nos casos em que a cicatriz seja pequena. O uso de Gel de silicone auto secante também ajuda a amenizar o problema.

Mais sobre Cicatriz com queloide o que fazer

Pesquisadores afirmam que a terapêutica combinada é mais eficiente que a monoterapia, ou seja, a combinação de varias formas de tratamento costuma surtir melhores resultados.

O tratamento a ser desenvolvido é feito baseado no local e dimensão do queloide, em pequenas lesões a compressão após a cirurgia é muito eficiente, dispensando o uso de beta terapia ou corticoide injetável. Quanto maior for à área lesionada, menores são as possibilidades de sucesso no tratamento.

Como evitar a queloide na cicatriz

mulher com cicatriz

Nos casos de predisposição genética não existe métodos preventivos, no entanto a alimentação rica em frutas verduras e vitamina C ajudam na prevenção contra o surgimento do queloide. Em casos de pequenos ferimentos é preciso proteger a região afetada dos raios solares e refazer o curativo pelo menos duas vezes ao dia.  É necessário ainda, evitar esforços físicos que possam causar impacto  na área afetada.

Pessoas com histórico de queloide na família ou que já apresentaram o problema, devem informar ao medico quando for necessária qualquer intervenção cirúrgica.  O médico saberá quais os procedimentos a serem adotados nesses casos específicos.

Confira o vídeo do Youtube que separamos para você sobre como reverter cicatrizes  com queloides:

Leia sobre saúde



Mais informações por email.

Comentar sobre Cicatriz com queloide o que fazer

Destaque

Dieta da proteína como fazer

Dieta da proteína como fazer