Chás para cólicas menstruais

Você sabia que alguns chás são ótimos aliados para acabar com as cólicas menstruais. Saiba mais conferindo o nossas dicas.

Mulher com cólica

Todos os meses muitas mulheres partilham do mesmo problema, as terríveis cólicas menstruais que acabam com todo nosso bom humor, nos impede de sair de casa e realizar nossas atividades cotidianas. A cólica menstrual também conhecida como dismenorréia, afeta cerca de 50% das mulheres em idade fértil e seu principal sintoma é a dor na barriga, ou baixo ventre que parece vir das costas até a frente, uma dor aguda que vai e volta. Outros sintomas também podem vir atrelados como enjôos, diarréia, vômitos, cansaço, nervosismo e dor de cabeça.

                       

Para auxiliá-las a livrarem-se desse incômodo mensal, selecionamos algumas receitas de chás que podem combater a cólica, confiram:

Chás indicados para cólicas menstruais

O capim santo tem efeito antiespamódico, por isso é indicado, pois alivia os espasmos e as contrações. Faça a infusão utilizando algumas folhas, coloque-as num recipiente e adicione água quente, abafe por cinco ou dez minutos e tome a bebida sempre morna três vezes ao dia. Outro chá recomendado no combate as cólicas é o chá de gengibre, devido a sua ação anti-inflamatória, rale duas colheres de sopa de gengibre e leve ao fogo em um litro de água, deixe ferver por cinco minutos e desligue, este chá deve ser tomado quente três vezes ao dia.

Outra receita simples de chá é a base de orégano, acrescente duas colheres de chá de orégano a uma xícara de água quente, abafe por cinco minutos e tome três vezes ao dia. Segundo alguns especialistas para não comprometer as propriedades terapêuticas são convenientes não adoçar os chás com açúcar, não utilizar panelas de alumínio e não ferver a água em microondas, pois pode comprometer e influenciar as propriedades das plantas. Outros chás com propriedades calmantes como hortelã e erva cidreira também podem contribuir, visto que trazem bem estar geral as pessoas.

Mulher tomando chá

Atitudes que ajudam a aliviar as cólicas

Durante as cólicas algumas atitudes simples, aliadas ao uso dos chás também podem amenizar a dor de forma mais rápida. Se for possível deite-se de barriga para baixo, comprimindo a barriga sobre um travesseiro, o simples fato de deitar já ajuda a amenizar a dor. Usar uma bolsa de água quente na região lombar e no abdômen, pois o calor estimula a irrigação, relaxando a musculatura, diminuindo as contrações uterinas.

Consumir alimentos com poder anti-inflamatório naturais, que são verdadeiros relaxantes musculares, como laticínios e vegetais de cor escura, soja, banana, beterraba, aveia, tofu, abobrinha e couve, salmão, castanha do Pará e atum. Porém é importante ressaltar que estes alimentos devem ser incluídos em sua dieta durante todo o mês, somente assim evitarão as cólicas, consumi-los somente na hora da cólica não trará alívio algum. Evite café, chá preto e refrigerante que favorece uma maior produção de hormônios femininos.

Embora muitos considerem a dor ou cólica durante a menstruação normal, a dor excessiva não é, por isso é sempre conveniente procurar um médico para possíveis avaliações, pois existe a dismenorreia primária e secundária. A primária acomete mulheres saudáveis e não tem relação nenhuma a doenças ligadas ao útero.

Compressa quente na barriga

Já a secundária está relacionada a doenças e anormalidades e requer identificação do problema para que seja realizado um tratamento medicamentoso para aliviara a dor. Por isso não inicie tratamentos e nunca tome medicamentos sem conhecimento médico. Ao contrário do que se pensa a cólica menstrual tem tratamento e dicas simples como estas acima citadas podem melhorar muito a vida das mulheres nestes dias terríveis.

Saiba mais sobre cólicas menstruais

4 votos



Josi
08/09/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook