Chá verde e hipertensão

Saiba um pouco mais sobre o chá verde, descubra qual é a sua relação com a hipertensão e quais são alguns dos seus benefícios.

chá verde

O chá verde é considerada uma das opções de bebida mais saudáveis para algumas pessoas que sofrem com a hipertensão, já que alguns estudos indicam que o chá ajuda na redução da pressão arterial. Mas com base em uma pesquisa da Universidade do Japão o chá pode ser perigoso para quem usa já usa medicamentos para o tratamento da hipertensão.

O chá verde é capaz de diminuir a eficácia dos remédio para pressão alta, fazendo com que o medicamento chegue a apenas 75% na corrente sanguínea.

Mais sobre chá verde e hipertensão

Chá verde e hipertensão arterial

Chá verde e hipertensão arterial

Ainda não são conhecidos os efeitos do chá verde sobre a pressão arterial, mas aparentemente o chá verde aumenta a pressão arterial, pois o chá tem como um de seus ingredientes o cafeína que tem efeito de pressor agudo, porém,  o aumento agudo da pressão arterial é maior do que quando a mesma quantidade de cafeína é ingerida isoladamente.

O polifenol induz vasodilatação que é dependente de óxido de nítrico em artérias isoladas, com relaxamento do músculo liso vascular , e consequentemente tendo efeito anti-hipertensivo. Mesmo o chá verde sendo repleto de polifenóis ele também possui uma certa quantidade de cafeína,  que pode interferir no efeito dele sobre a pressão arterial.

Benefícios do chá verde

Benefícios do chá verde

O chá verde é bastante benéfico, ele ajuda a pessoa a ter um sono melhor, pode reduzir o risco de derrame, previne e também pode ‘bloquear’ o câncer, retarda a doença de Alzheimer, reduz o risco de adquirir artrite, combate a AIDS, protege contra a doença de Parkinson, é um ótimo aliado para o coração e também colabora no antienvelhecimento.

Muitos também afirmam que o chá verde é ‘mais saudável’ que beber água, pois além de hidratar, da mesma maneira que a água faz, o chá também trás vários benefícios a saúde.

Como consumir o chá verde

mulher tomando chá

O chá verde pode se consumido em temperatura ambiente, quente ou gelado, e também é bastante recomendável que o chá seja tomado enquanto ele ainda está fresco. Ele não pode ser misturado com nenhum tipo de medicamento ou suplementos. Outra coisa bastante importante é o chá verde não deve ser tomado com açúcar, leite ou outros aditivos, pois ele tem um sabor bastante forte. Se preparado de maneira correta ele tem um ótimo gosto e se não conseguir beber sem açúcar, uma ótima dica e adoçar o chá com um pouco de mel.

É bom evitar tomar o chá verde perto do horário de café pois os dois juntos podem desestabilizar a energia do fígado, deve haver um intervalo de mais ou menos uma hora entre o consumo dos dois. Uma boa dica e trocar o horário de café pelo chá em alguns momentos do dia.

Confira o vídeo sobre como emagrecer sem dieta com chá verde:

Leia mais sobre chá verde

26/03/14 por Tainah Carvalho

   

Mais informações por email

Comentários

  1. Eu adoro o chá verde mas desde que. fiquei sabendo quem e hipertenso não pode tomar que parei de usr

    elisabete barroso

    12/09/16

  2. Tenho pressão alta posso tomar chá verde?

    maria aparecida

    17/02/16

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Instagram
YouTube
Facebook