Chá mate emagrece mesmo?

O chá mate, bebida muito consumida em todo o país é altamente benéfico para saúde e ainda pode eliminar alguns quilinhos a mais.

xícara com cháO popular chá mate é uma bebida bastante conhecida e muito consumida por todos nós brasileiros, porém é na região sul que o mate tem muito mais valor, sendo considerado inclusive, parte integrante da cultura local, pois não pode faltar o bom e velho chimarrão.

A erva mate vem de uma árvore miúda, porém de grandes benefícios a saúde, em seus componentes podemos encontrar a cafeína e a teobromina, estimulantes, que segundo estudos, diminuem o cansaço. O que se busca comprovar agora é o auxílio do chá mate nos processos de emagrecimento e o que se tem visto até agora tem sido bastante animador.

                       

Benefícios

Bule e xícara de cháAlém de ser uma bebida bastante saborosa, que pode ser consumida tanto quente quanto fria, é repleta de valores nutricionais. O mate é uma das fontes mais ricas em ácidos fenólicos, um composto químico adstringente que ajuda a limpar nosso organismo, ainda combate os radicais livres, possui vitaminas e minerais, suas propriedades antioxidantes protegem diretamente as células. Segundo estudos recentes, comprovou-se que a erva mate previne doenças cardiovasculares, pois seu consumo inibe a oxidação do mau colesterol, ainda previne câncer e o envelhecimento precoce. Alivia a fadiga, deixa o cérebro mais alerta, por isso combate estados depressivos.

Emagrece mesmo?

Mulher tomando cháDas pesquisas realizadas, o que se comprovou foi que as substâncias presentes na erva mate podem acelerar o metabolismo, ocasionando assim a queima de gordura. Quando consumido de forma correta, o chá mate pode sim auxiliar no emagrecimento, pois a cafeína quebra as gorduras e sua ação antioxidante elimina substâncias tóxicas do nosso organismo. As propriedades antioxidantes da erva mate chega a ser maior até que a do chá verde, segundo os pesquisadores, por isso emagrece mesmo.

Como tomar

Mulher tomando cháUm litro de chá por dia, dividido em 3 xícaras dez minutos antes ou depois das principais refeições. O chá pode ser feito da erva verde ou mesma a tostada, encontrada facilmente nos supermercados, pode ser gelado ou quente, porém sem açúcar. A erva mate quando consumida com moderação traz além dos benefícios para saúde uma agradável sensação de bem estar, porém seu consumo é restrito a portadores de doenças cardíacas graves e também a gestantes.

Com tantos benefícios não é exagero colocar o chá mate como um grande benfeitor da saúde, mas lembre-se que sozinha a erva mate não faz milagres, por isso é sempre bom aliar ao consumo da bebida a um padrão alimentar saudável.

Assuntos Relacionados

1 voto



Josi
09/05/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. hum eu adoro cha eu tomo todos os dia cha foi porisso que emagreci 2 quilos recomendo cha mate leao emagrece sim tomes pra voceis vc o resultado aparece rapidinho .

    bruna
    11/02/14 às 2:00 pm