Causas do atraso de menstruação

A menstruação é importante para saúde da mulher e seu atraso sem gravidez pode indicar problemas de saúde. Veja quais podem ser as causas.

Mulher com olhar preocupado e pensativoA menstruação, embora seja incômoda para muitas mulheres é algo importante, considerada como símbolo da fertilidade feminina, é a menstruação o principal indicador que o sistema reprodutor feminino está em perfeitas condições, sendo capaz de gerar uma nova vida. E, quando o assunto é ao ciclo menstrual,  algo que preocupa muitas mulheres é o atraso da menstruação, principalmente para aquelas que não fazem uso de nenhum método contraceptivo. Nos casos de atraso,  a primeira pergunta que vem à mente é “será que estou grávida”?

Mas é preciso manter a calma: nem sempre o atraso da menstruação é sinônimo de gravidez. A disfunção pode ser originada por diversas causas, desde ocorrências físicas até as psicologógicas. A seguir, confira quais são as principais causas para o atraso da menstruação:

                       

Atraso da menstruação causas

Tanto fatores físicos quanto emocionais podem interferir no ciclo menstrual, comprometendo sua regularidade, por isso nem toda causa do atraso menstrual é gravidez. Fatores como estresse, disfunções hormonais, alimentação inadequada, excesso de exercícios físicos, disfunções uterinas e até medicamentos podem comprometer o ciclo menstrual.

Problemas emocionais são em sua maioria as principais causas do atraso da menstruação, porém algumas doenças femininas também estão entre as causas do atraso da menstruação,  com destaque para a amenorreia, oligomenorreia, insuficiência ovariana prematura, fibrose uterina, endometriose e dismenorreia.

Quantos dias atraso da menstruação é normal?

Calendário Menstrual

Antes de se desesperar achando que está grávida,  saiba que até certo ponto o atraso menstrual é comum. Segundo os especialistas, um atraso de 07 a 10 dias, desde que não seja frequente é aceitável e não causa grande preocupação médica.

Entretanto, se a sua menstruação está atrasando com certa frequência ou passando de 10 dias é importante consultar o seu médico  ginecologista para verificar as possíveis causas do atraso. Em alguns casos exames complementares,como de sangue, tiroide e papanicolau, poderão ser solicitados para uma investigação mais precisa das causas que estão gerando atraso na menstruação.

Atraso da menstruação depois da pílula do dia seguinte

Mulher com comprimido na mão

A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de uso emergencial que pode provocar várias reações no organismo feminino, por isso deve ser usado somente em momentos em que realmente haja necessidade, como em casos de rompimento do preservativo. Em hipótese alguma a pílula do dia seguinte deve ser usada com frequência ou em substituições de anticoncepcionais normais, pois como contém doses elevadíssimas de hormônio compromete totalmente a menstruação.

É comum após o uso da pílula ocorrer um ligeiro sangramento, que não é menstrual mas sim um efeito colateral da pílula, como também pode ocorrer atraso no ciclo menstrual de até 10 dias. Caso a menstruação atrase mais que isso, o indicado é consultar seu médico ginecologista para investigar possíveis reações da pílula em seu organismo, valendo também dizer que existem algumas chances de a gravidez ocorrer mesmo com o uso do método de emergência, como nos casos em que os horários de ingestão não são respeitados, ou quando ocorrem vômito ou diarreia após o uso.

Na dúvida, faça um teste de gravidez. Caso o uso da pílula do dia seguinte seja frequente, a menstruação pode ficar desregulada por até 03 meses.

Atraso da menstruação na adolescência

Garota pensandoO atraso menstrual na adolescência é bastante comum. Nos dois primeiros anos, por exemplo, é comum a mentruação da adolescente atrasar por meses ou ainda ocorrem em ciclos curtos, em que o sangramento acontece a cada 21 dias ou menos. As causas mais comuns para o atraso da menstruação na adolescência seria a imaturidade fisiológica do sistema reprodutor, que ainda está em processo de desenvolvimento ou Síndrome dos Ovários Policísticos.

Desde a primeira menstruação é importante que jovem frequente o médico ginecologista, que poderá verificar a presença da síndrome ou de outras disfunções que podem estar entre as causas do atraso da menstruação na adolescência.

Como diversas podem ser as causas para o atraso menstrual, o mais recomendado é buscar ajuda médica, principalmente se isso nunca aconteceu com você, por isso antes de tirar conclusões precipitadas, vá ao médico.

Leia mais sobre causas do atraso menstrual

2 votos



Josi
05/10/09


Mais informações por email.

  1. olá tomei depoprovera por um ano a ultima dose tomei em junho de 2013 e até agora nao estou mestruando é normal as vezes tenho colica mas nao estou mestruando

    rose
    28/01/14 às 1:16 pm
  2. Tomo mecigina desde abril e fiquei o mes de dezembro sem tomar e nao veio ate agora pra mim sinto fortes dores na barriga e colicas fortes mais nao desse

    priscila
    17/01/14 às 4:15 pm
  3. olá estou amamentando á um ano e cinco meses , e durante esse tempo todo nem sinal de menstruação isso é normal ;desde já agradeço se puder me responder

    sileni martins da silva
    08/01/14 às 2:52 pm