Causas da coceira íntima feminina

A coceira íntima é um problema que está presente na vida de muitas mulheres, podendo ser desde uma alergia até uma doença mais grave.

mulher em consulta médica

A coceira íntima, popularmente conhecida como comichão, é uma irritação na área íntima da mulher que causa uma grande vontade de coçar a região várias vezes ao dia. Muitas mulheres já apresentaram ou vão apresentar coceiras nesta região, podendo esta se manifestar tanto na parte interna quanto na parte externa. A grande dúvida das mulheres é saber se esta coceira é um fator normal ou alguma coisa mais séria, como as DSTs.

                       

Saiba quais são as causas e o tratamento para a coceira íntima feminina.

Causas mais comuns da coceira íntima feminina

A coceira íntima pode se manifestar por diversos fatores, sendo o principal sinal de que algo não está bem nesta região. O problema é um dos principais sintomas de doenças de pele, provocadas por diversos fatores que vão desde uma simples irritação até infecções bem mais graves. Veja quais são as principais causas para a coceira vaginal.

Produtos químicos

Produtos químicos como sabonetes, detergentes, amaciante de roupa, sprays femininos, pomadas, cremes, géis e muitos outros podem causar a irritação íntima e consequentemente, a coceira.

Candidíase

A candidíase é uma infecção íntima muito comum entre as mulheres, sendo o aumento da proliferação de Cândida sp, que faz parte da flora normal da região íntima de toda mulher. Os sintomas mais comuns da candidíase são a coceira intensa, corrimento branco sem cheiro, dor ao urinar, vermelhidão da região da vulva e muita ardência.

Médico e paciente

Vaginite

A vaginite é uma inflamação dos tecidos íntimos, que pode ser causada por diversos micro-organismos, substâncias irritantes, estresse psicológico e a má higienização do local. Os principais sintomas da vaginite são a coceira intensa, corrimento amarelado, odor forte, vermelhidão e inchaço na região da vulva.

Menopausa

A menopausa também é um fator que causa a coceira, pois há uma diminuição do estrogênio, o que reduz a secreção íntima e consequentemente provoca secura, irritação, coceira e dor nas relações.

Calça jeans e calcinha

O uso de calça jeans muito apertada todos os dias, assim como o uso de calcinhas de lycra e úmidas também causam coceira, pois são favoráveis à proliferação de bactérias na região íntima.

Coceira íntima tratamento

O tratamento será basicamente feito com medicamentos como pomadas e antibióticos, que irão diminuir a coceira e tratar a causa. Mas o tratamento deve ser feito sob orientação de um médico especialista, nunca faça o uso de medicamente sem prescrição médica.

Lembre-se de que a melhor forma de tratamento é evitar o problema, por isso é importante sempre manter uma boa higiene íntima e se prevenir em suas relações.

Saiba mais sobre a região íntima da mulher

10 votos






Vídeos Relacionados

Mais informações por email.