Candidíase sintomas e tratamento

Embora a candidíase seja uma infecção bastante comum, costuma assustar e incomodar bastante. Confira mais sobre sintomas e tratamento.

Mulher com mão na barrigaSabe aquela terrível coceirinha que surge em certos momentos e que quase todas nós temos? Pode não ser tão simples e inocente assim, essa coceira, quando acompanhada de sintomas como ardência e mau cheiro, pode ser um dos sintomas da candidíase, um processo infeccioso que embora seja muito comum em mulheres, costuma assustar e incomodar bastante e requer tratamento médico.

A candidíase é uma infecção que precisa de tratamento, causada por um fungo chamado Candida Albicans, que ataca normalmente a região genital, mas em pessoas com baixa imunidade,  pode se disseminar pelo corpo, sendo considerada candidíase sistêmica. Cerca de 20% das mulheres desenvolvem naturalmente a candidíase, pois os fungos se proliferam facilmente na região genital devido à umidade e abafamento do local, mas também pode ser contraída por relações sexuais. Embora sejam comuns os sintomas da infecção na vulva e vagina, também podem surgir na boca, pele e intestino. Vejamos mais sobre os principais sintomas e tratamento da candidíase.

         

Candidíase sintomas

Casal de costas

Através de alguns sintomas é possível detectar a candidíase e orientar o tratamento, que pode variar de acordo com o local infectado. Na boca, normalmente os sintomas mais comuns são placas esbranquiçadas, com aspecto cremoso e muito doloroso. Na mulher os principais sintomas da candidíase vaginal são coceira intensa na vagina (prurido), ardor ao urinar e dor durante relações sexuais, vermelhidão na parte exterior e inchaço. Corrimento vaginal branco, com aspecto de leite talhado em quantidade variável, também são sintomas da candidíase vaginal.

Embora a candidíase seja comum em mulheres, os homens não estão livre desse mal, por isso, caso note sintomas como ardor ao urinar, leve inchaço no órgão genital, dor durante a relação sexual, assadura na glande e eventual corrimento, semelhante ao sêmen, procure um médico, pois esses são sintomas da candidíase em homens. Já os sintomas da candidíase intestinal são notados por pequenos resíduos esbranquiçados nas fazes.

Candidíase tratamento

Mulher no médico

Para o tratamento, é importante em primeiro lugar determinar as causas da candidíase e combate-las para que não se tornem recidivas. Conhecidas as causas, o tratamento é feito a base de antimicóticos e pomadas antifúngicas para a região afetada e caso esse tratamento inicial não surta efeito, o médico poderá prescrever medicamentos de via oral.

Como prevenção, algumas mudanças no hábito de vida podem ajudar a evitar a candidíase, como o cuidado com a alimentação, uma vez que a candidíase pode surgir devido à baixa imunidade. Invista em alimentos que contenham vitamina C, antioxidantes e desintoxicantes, evite o consumo exagerado de doces, carboidratos e laticínios durante o tratamento da candidíase, consuma legumes, verduras e tome bastante água. Também evite o uso de absorvente íntimo que ajuda a manter o local sempre úmido e abafado, dê preferência ao uso de calcinhas de algodão e não use roupa muito apertada.

Candidíase na gravidez

Mulher grávida com a mão na barriga

As infecções vaginais são bastante comuns na gravidez devido o aumento dos níveis de hormônio o estrogênio no sangue. Com o estrogênios em alta no sangue à tendência é o acúmulo do açúcar, favorecendo a entrada do fungo da candidíase e como a gestação favorece a imunidade mais baixa, a doença se manifesta. As grávidas devem investir na alimentação saudável rica em vitamina C e alimentos antioxidantes que auxiliam no tratamento da doença.

A qualquer sinal de que algo não está bem procure seu médico, não se esqueça dos exames periódicos recomendados a toda mulher, pois apesar do tratamento, o melhor ainda continua sendo a prevenção.

Confira mais informações sobre candidíase sintomas e tratamento, acessando o vídeo do portal Mundo Mulheres no Youtube.

CANDIDÍASE SINTOMAS E TRATAMENTO

Mais informações sobre candidíase

0 voto



Josi
13/05/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Parabens! Nos mulheres precisamos de informações como essas.

    Andreza
    13/12/13 às 7:15 pm
  2. Estou com sintomas, mas não pratiquei relações. Posso ter pego através da calcinha??

    Viviane
    14/02/13 às 12:52 pm
  3. Tenho muita ardência,, fico até sem calçinha para aliviar um pouco, mas não resolve! Não sei mais oque fazer, já usei todas as pomadas que o farmacêutico receitou, foi bom enquanto durou, e depois voltou de novo. Será que não é por causa do anti-concepcional?eu toma DIANE 35. tb vai ser ultimo mês, não vou tomar mais, só vou previnir com preservativo. Mulheres se vcs tomam Diane ou algo parecido…parem logo.en quanto é tempo,faz mal a saúde, e quem sofre é a gente mesma. Espero sarar depois de parar de tomar.Fazem o teste. temos que buscar o resultado por Nós mesma.
    Bjs a todas.

    Juliana
    05/02/13 às 7:07 pm
  4. estou sofrendo do meso problemas que vcs.nao sei o q fazer nos exames nao detecta candidiase ,ja tomei remedio e nada.nao aguento mais alguem me ajude.

    socorro
    31/05/12 às 9:27 am
  5. pode sim

    doutora maria fonseu
    23/04/12 às 4:57 pm
  6. Desde que fiz tratamento com aplicaçao de Cististat devido a minha cistite intersticial tenho candidiase direto.O que devo fazer?

    Mariangela Mortatti
    10/03/12 às 1:04 pm
  7. faz um tempo que tenho coceiras vaginais já´tomei fluconazol um bom tempo e outros maisnão vejo resutado passo dias bem mais depois começa tudo de novo mim diga o que fazer isso mim encomoda muito

    maria claudia
    28/02/12 às 1:44 pm
  8. gostaria de saber se a candidiase provoca mal cheiro,ha algum tempo descobri que estou com este problema,tomei remedio mas apenas aliviou por algum tempo.Agora voltou e esta me incomodando muito devido a coceira e ardencia.

    luiza moreno
    23/01/12 às 10:48 pm
  9. foi ao medico resentimente e descobri que tenho candidiase fiquei assustada mais eutou me tratando e me sinto bem melhor!bjao

    josiany
    27/06/11 às 12:13 pm
  10. Tive candidiase a algum tempo atrás, foi apenas uma vez, mas durou a noite e a madrugada toda, a minha vagina coçava tanto que a minha perna tremia, foi muita dor até eu ir ao médico no outro dia,ele passou uma pomada chamada ((TROK)) foi o meu alivioo… eu as vezes tenho mas dai passo novamente e alivia demais.. bjao e deixo a dica =)

    Thais thatiany
    03/06/11 às 10:58 pm
  11. Sofro de candidiase a mais de 2anos, e todos os exames vaginais que faco so acusam a candidiase, ja fiz varios tratamentos e nenhum deu-me a cura, apenas melhora por algum tempo e depois recomeca tudo de novo. Ja mudei os meus habitos higienicos e nada. Nao sei o que esta a acontecer, desde que comecei a minha vida sexual, nunca fiz sexo disprotegido e sempre com o mesmo parceiro. Peco a vossa ajuda, ate agora nenhum genecologista consegue me curar, essa doenca tornou-se num pesalo para minha vida e do meu namorado. Imploro pela vossa ajuda, por favor.

    Noemia Chiziane
    01/06/11 às 12:16 pm
  12. Minha mãe tem 86 anos e paralitica vive na cadeira de rodas é obesa e diabética, está com uma candidíase muito atacada, gostaria de saber se alguém teria uma sugestão de tratamento mais eficaz, pra me informar, agradeço muito a atenção daqueles que quiserem nos ajudar.

    Lazara Ferreira
    13/04/11 às 11:54 am
  13. Fui na minha ginecologista ela mim passou os medicamentos para a cadidiase mais ñ curou o q devo fazer!
    Desde dos meus 16 anos sofro com a cadidiase faço tratamentos melhora mais sempre vouta !! Mim ajude quero uma orientação de vcs. grata .

    TACIANA
    16/02/11 às 10:00 am
  14. tenho uma manxa escura na virilha que cosa muito,tenho esse sintoma a muito tempo mais não me enformei com ninguem pensando q não era nada.ai queria saber se isso poderia ser candiase

    fernanda almeida
    11/02/11 às 8:53 pm
  15. ola! gostei do documentário sobre a candidiase,pois eu identifiquei todos os meus sintomas,e vejo que provavelmente estou com candidiase..gostaria de um esclarecimento a respeito disso ,pois fui ao médico e fiz meu preventivo,o resultado foi apenas PH ÁCIDO ,a minha médica me passou vagivit comprimidos para eu fazer o uso interno.fiz o tratamento, durante o tratamento senti ardência algumas vezes..fiz o tratameto mas continuo sentindo ardência na vagina e coceira..ate mesmo placas brancas na parede da minha vagina que arde muito gostaria de saber se isso é candidiase…por que isso temme incomodado muito..

    andreia
    27/12/10 às 9:24 am
  16. Após 4 dias que visitei minha ginecologista apareceu sintomas de candíase. Seria mera coincidência ou má esterilização por parte dela?

    cristina
    21/12/10 às 7:36 pm