Câncer de mama introdução

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente nas mulheres. Saiba mais sobre esse problema no Portal Mundo Mulheres.

O câncer de mama é um assunto sempre muito abordado pela mídia, pois se trata de um dos tumores mais temidos pelas mulheres devido a sua ocorrência crescente e seus efeitos, que afetam psicologicamente e fisicamente a vida de muitas mulheres. Apesar de ter cura quando descoberto em fase inicial, no Brasil, o câncer de mama vem crescendo de forma alarmante sendo o que mais causa a morte entre as mulheres, seus sintomas muitas vezes são silenciosos, pois o câncer de mama não dói, porém é possível identificá-lo através de nódulos ou alterações na mama. Apesar de toda informação veiculada, algumas mulheres acreditam em muitas credinces populares, comprometendo dessa forma um diagnóstico precoce, dificultando e retardando o tratamento, esteja atenta a essas informações sobre o que são realmente verdades e o que é mito sobre câncer de mama.

                       

Pessoas com histórico de câncer de mama na família têm cerca de 80% de chances a mais de desenvolverem a doença, para estas os cuidados com a prevenção devem ser redobrados. Infelizmente nenhuma mulher está imune ao câncer, mesmo aquelas que não tenham histórico de doença na família, portanto é mito pensar que quem não tem herança genética não desenvolverá a doença, as chances de risco caem de 80% para 12%, mas os cuidados com a prevenção devem ser mantidos sempre. Por isso exames como a mamografia, por exemplo, devem ser feitos ao menos uma vez por ano, pois é o principal meio para um diagnóstico eficaz e precoce da doença, para mulheres com histórico familiar deve ser feito a partir dos vinte e cinco anos de idade, fora isso esse exame deve fazer parte da rotina médica feminina a partir dos quarenta anos, o auto-exame é de extrema importância, porém sozinho não basta, pois não é capaz de identificar os vários tipos de tumores, sendo necessário consultar um médico para realizar exames clínicos e a mamografia.

Muitas mulheres acreditam que podem desenvolver a doença por vivenciarem sentimentos negativos, é mito pensar que emoções ou sentimentos como mágoa, estresse, depressão, tristeza, dentre outros podem causar câncer, pois o tumor não tem relação nenhuma com sentimentos, está ligado a fatores genéticos. Se você está acima do peso é preciso redobrar os cuidados, visto que mulheres obesas são mais propensas a desenvolverem câncer de mama, pois o tecido gorduroso aumenta consideravelmente os níveis de estrogênio. Mulheres na menopausa que estão em fase de reposição hormonal também devem estar atentas e redobrar os cuidados, a reposição hormonal é usada para melhorar os sintomas desagradáveis do climatério e reduzir a osteoporose estimulando o uso de progesterona e estrogênio, porém a estimulação desses hormônios pode comprometer as glândulas mamárias, provocando alterações que se acentuam com o passar da idade, aumentando assim o risco de câncer de mama.

Outro fator de risco está entre as mulheres que menstruam muito cedo ou que decidem pela maternidade tardia, principalmente após os trinta anos, pois quanto mais vezes menstruamos, mais expostas estamos aos hormônios progesterona e estrogênio, este estimula as glândulas mamárias a se reproduzirem, aumentando os riscos. Para não menstruarem muitas mulheres estão recorrendo ao uso do anticoncepcional contínuo, evitando assim a exposição excessiva aos hormônios, porém segundo estudos esse método vem se mostrando eficaz no combate ao câncer de colo de útero, já para o caso de câncer de mama não há nada cientificamente comprovado no que diz respeito a eficácia do medicamento no combate a doença. Praticar atividade física, cerca de trinta minutos diariamente pode ajudar efetivamente na prevenção do câncer de mama e ainda traz inúmeros benefícios à saúde como ossos fortes, musculatura saudável e cabeça tranquila.

Prótese de silicone não causa câncer de mama, porém dificulta o diagnóstico, ao realizar a mamografia é importante avisar ao técnico o uso da prótese. Embora a doença assuste, o câncer de mama é tratável e sua descoberta precoce é a chave para a cura desse mal, seu principal sintoma é um nódulo no seio, geralmente indolor que pode crescer tanto lentamente quanto rapidamente, outros sintomas incluem:

– Enrugamento do seio, mudança de cor, elevação da pele;
– Mudança de tamanho ou formato do seio;
– Secreções expelidas pelo bico do seio;
– Presença de um ou mais nódulos também na região das axilas.

Portanto, façam o auto-exame mensalmente, pois a maioria dos tumores são encontrados pelas próprias mulheres, quanto mais você se prevenir, mais o câncer será constatado precocemente e ao perceber qualquer um destes sintomas procure um médico, é importante manter a calma, pois na maioria das vezes muitos nódulos,não significam tumores, porém todo nódulo deve ser avaliado e jamais ignorado.

1 vote



Josi
20/10/10


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Tenho uma filha de 21 anos,que esta com displasia mamaria,levei a uma mastologista,a medica fez uma ultra mamaria e diaginosticou displasia muito grande,porém ela senta muitas dores,ja esta tomando a medicação,mas mesmo assim ela esta sentindo muitas dores,principalmente na mama esquerda. É normal essas dores tão intensas?

    Nadia Virginia
    28/10/14 às 10:41 am
  2. Olá, bom dia, primeiramente parabéns pelo site.
    Minha esposa, sempre a uns 10 dias antes da menstruação sente dores e queimação próxima a região do bico no seio esquerdo, as vezes nos dois, seria algo inflamatório?

    Elias Balotelli
    02/05/14 às 11:41 am
  3. tô sentindo, um caroço acima do mamilo e já tenho 48 deixei de amamentar com 23, pod ser cancer de mama??

    Marilene Lima
    28/03/14 às 8:46 pm
  4. Estou com 42anos e fiz uma mamografia e deu que estou com mamas densas e pediram um ultrasom,o que pode ser?

    ana mendes da cruz
    25/02/14 às 2:39 am
  5. tenho 22 anos , e minha filha de 3 anos mama só do lado direito pois o esquerdo ficou com o leite salgado quando ela tinha 1 ano e 10 meses . no seio esquerdo o que a minha filha não mama, sinto um pequeno caroço que as vezes sinto dor com ardencia pulsando .. queria saber o que pode ser isso . ? .

    naftaly
    13/02/14 às 8:18 pm
  6. Tenho 19 anos e sinto dores nos seios e nas axilas,,,tenho muito medo de ser algo mais grave,,,mas embora já tenho ido ao medico e ele me dizer q não era nada, sempre fica aquela duvida,,, sera q não é nada mesmo!!! então por que que não passa, mas tenho fé em Deus q é só uma bobagem da minha cabeça…

    claudia
    13/01/14 às 4:15 pm
  7. Tenho 19 anos nao sou satisfeita com meu seios pois sao pequenos,porem ainda doi as vezpricipalmente qd aperta..o que significa isso?eles vao crescer..?m

    Nathalia
    12/01/14 às 5:16 pm
  8. Estou a +ou – 3 meses com uma dor na mama direita, estou p´reocupada, pois temo o cancer.Quando tom piraxicam ele some, qwuando não ele aparece. a dor não é insuportável.
    No tenho caso de cancer na minha familia, Estou com 40 anos e a mamografia que fiz ano0 passado em junho, segundo a Ginecologista não apresentou nada de anormal.

    Aldai Gomes
    14/12/09 às 1:03 pm
  9. Tenho um nódulo em uma das mamas, que começou a doer repentinamente. Não vou aguentar a dor no exame de mamografia. Há algum outro exame que o médico possa vir a solicitar inicialmente?

    Silvia Mello
    20/11/09 às 8:12 pm
  10. sinto dor ( a ponto de incomodar para dormir) em apenas uma mama, isso ocorre no final da mesntruação, estou prestes a completar 44 anos, ja fiz ultrasson e acusa cisto de mama (nas duas), porém fico preocupada de que possa evoluir para algo mais sério, gostaria de saber se existe alguma planta medicinal para tratamento nesse caso.

    Erika
    07/09/09 às 1:00 pm