Cãibra o que fazer

Cãibras o que fazer

Quando menos se espera surge à cãibra, de forma súbita e sorrateira acaba com toda nossa alegria. A cãibra é definida por uma contração muscular súbita, involuntária, violenta e que provoca dor intensa, apesar de muito se discutir sobre suas causas ainda não se sabe ao certo o que as ocasiona, porém hoje existem várias pistas que podem nos auxiliar a entendê-las e também evitá-las.
Segundo os profissionais, normalmente a cãibra se manifesta durante a prática de alguma atividade física principalmente em esportistas pouco condicionados ou mal alimentados, pois geralmente costumam se exceder na intensidade do exercício o que ocasiona a fadiga muscular, provocando assim a cãibra por falta de vitaminas e sais minerais. Outro fator que também contribui para o surgimento das câimbras é a escassez de oxigênio, por isso durante a prática de atividades físicas é essencial respirar corretamente, pois essa escassez de oxigênio, sobretudo na circulação leva a um cansaço e fadiga dos músculos.
Outro fator que merece ser ressaltado e que segundo os especialistas é decisivo no aparecimento das cãibras é quanto à desidratação, principalmente para aqueles que praticam atividades físicas, pois o suor e a urina em excesso podem provocar a perda excessiva de sódio entre outros elementos, a carência desse mineral leva o nosso organismo a utilizar a as reservas energéticas dessa substância presente nos músculos, como resultados têm-se as contrações involuntárias, por isso a hidratação é fundamental.
Para as contrações, infelizmente, ainda não há tratamentos específicos, por isso para evitá-las a melhor opção é ainda preveni-las, confira como:
>> ALIMENTAÇÃO
Uma alimentação balanceada é importante, pois ajuda no bom funcionamento muscular principalmente nas horas de esforço físico, por isso consuma muita fruta, legumes e verduras, assim você garantirá reservas de energia.
>> HIDRATAÇÃO
Como vimos à hidratação é fator determinante para evitarmos a terríveis cãibras, pois é dela a função de preparar nosso corpo para a atividade física, por isso beba muita água, principalmente durante a prática das atividades para repor sódio e potássio.
>> RESPEITE OS LIMITES DO SEU CORPO
Para aguentar a maratona de exercícios físicos os músculos devem estar bem preparados e condicionados e como bem sabemos isso não ocorre de uma hora para outra, por isso respeite os limites do seu copo e vá condicionando-o aos poucos, de forma gradual durante semanas e meses.

         

Caso a dor te pegue desprevenida a melhor tática para suportá-la é respirar fundo, relaxar e massagear o local em que o músculo se encontra repuxado, fazendo sempre movimentos circulares, conforme a dor for cedendo, tente ir descontraindo a musculatura com movimentos leves e moderados, sem forçar, porém sem deixar de massagear em círculos o local.
Caso as cãibras sejam muito frequentes é conveniente buscar orientação médica, pois elas podem estar relacionadas a outros fatores ligados a problemas vasculares, neuromuscular e até mesmo problemas de origem metabólica por isso estejam atentas, caso as cãibras não desapareçam mesmo com os cuidados acima citados, procure um médico.

0 voto



Josi
11/03/11
Tags: ,



Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página