Cabelos com pontas duplas

As pontas duplas surgem devido ao enfraquecimento dos fios, por isso os cuidados com a saúde dos cabelos são importantes na prevenção.

Cortando o cabelo

O fio de cabelo é basicamente formado por 87% de queratina, 10% de água e 3% de lipídios. Metaforicamente os lipídios poderiam ser comparados ao cimento e a queratina seria os tijolos, sendo que a camada que recobre cada fio é composta por uma espécie de sebo cuja função é a de proteger os fios. Com o passar do tempo essa estrutura passa por várias mudanças que podem ocasionar o enfraquecimento da flora capilar, ocasionando danos aos cabelos.

cortarfranja

Nada mais desagradável que o surgimento das horríveis pontas duplas, basta o cabelo crescer um pouco mais, e as pontas danificadas surgem, arruinando todo o visual. Levando em conta que a aparência do cabelo conta muito, e que os fios não se regeneram sozinhos, é sempre bom adotar medidas preventivas contra o surgimento das pontas duplas.

O primeiro passo nesse sentido é saber quais são os fatores que provocam danos aos fios.

cortandoaspontasduplas

Identificadas às causas, é preciso saber o que fazer e também aprender a prevenir se contra o surgimento das detestáveis pontas duplas e quebradiças. Conheça os principais agentes motivadores, e saiba como corrigir e evitar o surgimento de pontas duplas do cabelo.

Causas das pontas duplas do cabelo

As pontas duplas surgem devido ao enfraquecimento da estrutura dos fios, e isso ocorre por conta de fatores externos e também a práticas equivocadas no tratamento do cabelo. No inverno, por exemplo, eles ficam bastante ressecados devido aos banhos mais quentes, o que aumenta o frizz e deixa os cabelos mais propensos a desenvolverem pontas duplas.

cortarocabelochanel

Já no verão, os danos são causados por agentes como sol, cloro de piscina, água do mar e a poluição ambiente. Em parte o desgaste natural ocorre devido a algumas práticas agressivas, entre elas o uso incorreto e demasiado de chapinha e secador. A escovação e a lavagem diária também contribuem para o enfraquecimento e o desgaste das madeixas.

Basta imaginar que as pontas dos fios são a parte mais velha do cabelo, tendo sido exposta por um longo período a toda sorte de agressões. Então nada mais natural que haja o enfraquecimento da fibra capilar e consequentemente o desmembramento que irá dar origem as pontas duplas.

Mulher com cabelo danificado

Mais sobre Cabelos com pontas duplas

Pontas duplas o que fazer

O primeiro passo é a retirada das pontas duplas e isso só é possível através do corte, não existem formulas mágicas ou milagrosas para esses casos. Feito o corte, é necessário adotar medidas que protejam o cabelo no dia a dia. É aconselhável aplicar o protetor térmico sempre que for fazer uso do secador ou da chapinha. Mesmo que demore um pouco mais para secar ou alisar, vale muito a pena reduzir a temperatura desses aparelhos, afinal quanto mais quente maiores serão os riscos de danos aos fios.

O uso do reparador de pontas também é indispensável, lembrando que alguns produtos já trazem na formulação o reparador e a proteção térmica em um único frasco. São esses cuidados básicos, que toda mulher que almeja ter um cabelo saudável e bonito, deve adotar na preservação dos fios e na prevenção contra possíveis danos.

Cabelo ressecado

Pontas duplas como evitar

Para evitar as pontas duplas comece adotando hábitos alimentares que previnam contra à anemia, nos estados de anemia profunda os cabelos perdem o vigor e a elasticidade. Para as mulheres que adoram tingir os cabelos a dica é: cauterizar as pontas pelo menos uma vez por semana. A hidratação profunda também é essencial para uma flora capilar saudável e resistente as agressões externas.

O corte das pontas de três em três meses previne contra o surgimento de pontas duplas e ressecadas. Fazer uso de shampoo que contenha em sua formula, protetor solar, para evitar os danos causados pelos raios do sol, evitando o ressecamento, é uma ação preventiva indispensável.

Hidratando o cabelo

E para quem faz química constantemente os cuidados devem ser redobrados, lembrando que os produtos químicos fragilizam os fios e reduzem a hidratação.

Você sabia que as pontas duplas podem deixar os cabelos extremamente enfraquecidos? Para tratar esse problema confira o vídeo Cabelo elástico e quebradiço do Portal Mundo Mulheres do Youtube:

Saiba mais sobre os cuidados com os cabelos



Mais informações por email.

Comentar sobre Cabelos com pontas duplas

Destaque

Dicas de decoração para ambientes pequenos

Dicas de decoração para ambientes pequenos