Cabelos afros como cuidar

Cabelos afros como cuidar

As lindas mulheres afro-brasileiras conhecem bem o trabalho que dá manter seus cabelos crespos sempre bonitos e saudáveis.
Ao contrário do que se pensa o cabelo afro é o mais delicado de todos os tipos, é fino, ressecado e poroso, sofre com o volume e com a falta de brilho, pois suas escamas são mais abertas, dificultando assim a hidratação natural, o que os torna extremamente ressecados e sensíveis.
Manter o visual afro não é tarefa fácil e exige muita dedicação, por isso a maioria das mulheres acabam optando pelas inúmeras escovas progressivas, pela praticidade que oferecem, porém para as que gostam dos seus cachos, o segredo é investir pesado em hidratação semanal, com produtos de boa qualidade, específicos a esse tipo de cabelo, máscaras para tratamento, cremes e leave-in, são capazes de hidratar e proteger os fios, além de ajudar a “domar” o volume, principal reclamação das mulheres negras, para os fios rebeldes, alguns cuidados simples, como o uso diário de ativador de cachos e até mesmo pomadas ou mousses modeladoras podem ajudá-las a valorizar e definir os cachos, diminuindo assim o volume excessivo.
Para mantê-los sempre bonitos é recomendável que se lave os fios de duas a três vezes por semana, evitando a lavagem em água quente, que resseca ainda mais os fios, os produtos utilizados devem ser específicos ao seu tipo de cabelo, de preferência que não contenham sal, amônia ou corante em sua composição e com pH balanceado.
A hidratação é fundamental pelo menos uma vez por semana, pois é ela quem garante maciez e brilho aos fios, faça a hidratação com produtos à base de queratina, manteiga de karitê, proteínas e produtos reparadores. Para proteger os fios durante o dia, use leave-in com pantenol diariamente e reparador nas pontas.
Evite usar chapinha todos os dias, pois o calor constante tira toda a umidade natural, além de quebrar e queimar os fios, o uso é indicado no máximo, duas vezes por semana.
Existem algumas opções oferecidas em salões que podem deixar o cabelo afro mais fácil de cuidar, confiram as dicas do cabeleireiro Fernando Sanches:
Para definir os cachos dos cabelos que não apresentam muita forma, existe um procedimento químico chamado de “permanente afro”, já um procedimento menos radical que o alisamento por sua química ser menos agressiva é o relaxamento, deixa o cabelo com menos volume, sem perder a graciosidade dos cachos, agora se quiser radicalizar a opção mais favorável é o alisamento afro, que pode ser aplicado em qualquer tipo de cabelo e devido a suas técnicas modernas, garantem brilho e maciez ao cabelo.
Quanto ao corte, a dica para diminuir o volume é cortá-lo em camadas, já para as que gostam do estilo Black Power, basta fazer um corte repicado.
Muito cuidado com o excesso de química que pode comprometer totalmente os fios, se o seu cabelo já passou por processos de alisamento ou relaxamento e agora você deseja mudar a cor, é fundamental não usar nenhum oxidante contendo mais que vinte volumes e fique longe das tinturas a base de amônia ou metais. Quanto às cores mais indicadas, invistam nas colorações avermelhadas ou acobreadas, perfeitas para seu tom de pele.
Não se esqueça que os cabelos crespos são sensíveis e frágeis, por isso devem ser penteados somente quando estiverem molhados ou úmidos, jamais secos. Para penteá-los use um pente de dentes largos, para evitar a quebra dos fios.
Agora é só valorizar a beleza do cabelo afro com essas dicas, cuidando dos fios, sempre estarão lindos e sedosos, independente do seu estilo.

                       
Nenhum voto, seja o primeiro



Josi
24/11/10



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook